18/05/2014

Resenha: O Violinista - Luís Delgado

Edição: 1
Ano: 2013
Gênero: Romance brasileiro
Páginas: 104
Editora: Agbook
Classificação: 3/5
Comprar: Site da Agbook
O livro O Violinista, romance do carioca Luís Delgado, nos traz uma história bem interessante, que faz um apanhado de diversos gêneros literários, entre eles, fábula, romance, poesia, filosofia, alquimia, entre outros. Trata-se de um enredo bem criativo e até mesmo singular, porém senti falta de um aprofundamento maior entre os personagens e também no que concerne ao desenvolvimento da história.

Conhecemos Hélio, habitante da vila Áurea, um povoado místico e que conserva em suas entranhas uma lenda mágica e encantada. Uma fada, chamada Luna, trouxe para o vilarejo um exótico violino, fazendo com que assim, o povo do pacato local receba os milagres advindos deste instrumento. Há um porém: as cordas do objeto jamais deverão ser tocadas e, caso isso aconteça. o seu dono, intitulado O Violinista, surgirá repleto de fúria no encalço do responsável por tal ato.

Por um acaso do destino, enquanto tentava salvar um pássaro, Hélio se descuida e acaba fazendo com o que o mau agouro de Áurea se concretize. Com medo, não tanto por si, mas pela sua família, ele resolve partir do vilarejo, deixando em segurança seus habitantes e buscando uma forma de se sobressair do problema alcançado, iniciando assim, uma jornada épica rumo ao desconhecido...

Não vou me aprofundar tanto nesta resenha, visto que O Violinista é um livro curto, de 104 páginas, e qualquer detalhe que eu venha a revelar pode, por descuido, estragar a magia presente em seu enredo. A trama tecida por Luís Delgado é criativa e até mesmo exótica, e faz um passeio por diversos gêneros literários, mostrando a maestria e o vasto conhecimento do autor pela literatura. Porém, acredito que faltou uma abordagem maior acerca dos personagens, algo que tornaria a história ainda mais convidativa. Alguns detalhes da trama também poderiam ter sido um pouco mais desenvolvidos, como por exemplo, o desfecho final, que me deixou um pouco confusa. Narrado em terceira pessoa, com uma conotação um tanto poética, O Violinista é uma obra um tanto singular, aspecto este que a destaca e a qualifica.

Gostei da fábula presente no enredo, que soou tanto pueril quanto interessante, com diálogos reflexivos e explanações coesas a respeito da vida e da existência. O sacrifício de Hélio também se mostrou algo muito bonito, mostrando a anulação do seu ego e o respeito pela sua família e seus amigos.

Em suma, O Violinista é uma obra estratégica, interessante e até mesmo ousada. Pecou em alguns aspectos, mas no todo, é um bom livro. A capa é incrivelmente bonita e a diagramação está ótima, com fonte em tamanho adequado e revisão de qualidade. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

16 comentários:

  1. Oi Nessa!
    Será que o livro acabou tendo algumas falhas pela história ser bem curtinha?
    Eu comento isso, pois já li alguns contos e sempre fico com aquela sensação de que poderia ter mais kkkk
    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. nossa o livro realmente é super curtinho!
    confesso que fiquei com um pé atrás, estou receosa que o autor ao permear diferentes estilos literários se perca no seu enredo inicial
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi nessa, fiquei curiosa sobre o livro, apesar dele ter pecado. Fiquei mais curiosa ainda sobre essa capacidade de misturar tantos generos literários em tão poucas páginas O.o

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Uma fábula! Nunca imaginaria isso pela capa do livro. Apesar de gostar de fantasia, não fiquei muito interessada nesse livro. Mas, amei conhecer sobre do que se trata o livro.

    ResponderExcluir
  5. Oie Nessa =)

    Não conhecia o livro e nem o autor, mas a história apesar de curtinha parece ser interessante.
    Particularmente eu não gosto muito de fábulas, mas acho que daria uma chance a esse livro se tiver oportunidade.

    Beijos e uma ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa, tudo bom? Eu nunca tinha ouvido falar desse livro e a capa, a primeira vista não me chamou muito a atenção, mas, sua resenha sim ^^' Não sou a maior fã de fábulas, mas, confesso que fiquei bastante tentada a ler esta.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa, tudo bem?
    Essa capa transmite uma paz, a fotografia ficou linda. Eu gosto muito de fantasia, acho as fábulas super interessantes, sempre temos uma lição para aprender. Mas esse livro não chamou minha atenção, uma pena mesmo.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Nessa,
    não conhecia este livro, mas parece ser bem bonito.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Nessa :)
    Não sei se o livro faz muito o meu estilo... Acho que demoraria um pouco para lê-lo, rs.
    Mas adorei a resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa!

    Não conhecia o livro, mas a trama parece bem interessante. Gostei dessa mescla do autor na narrativa e pena que ele pecou em alguns pontos, mas ainda sim achei a premissa instigante. Ótima resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiii Nessa
    Já tinha visto a capa em outro lugar e ela me chamou atenção por ser extremamente simples e super bonita. Quanto a sua resenha, entendo as ressalvas.. é uma pena, a gente sempre quer saber mais dos personagens, principalmente quando se apegamos...hehe
    No despertou urgência na leitura,mas sem duvida leria..

    Beijoss

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa,
    Não conhecia o livro nem o autor, mas apesar dos “problemas” existentes na trama, ela parece interessante.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Gosto mt quando vejo resenhas de autores nacionais. Parabéns pela resenha!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  14. Oi, Nessa! Para ser sincera, não sou a maior fã de fábulas, mas sua resenha me chamou atenção, ainda que a princípio, capa e premissa não o tenham feito :/

    Beijão

    ResponderExcluir
  15. Olá Vanessa,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, apesar da indicação ele não me despertou interesse para o momento, gosto do título.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito de suas resenhas, são sempre bem construidas. Mas não gostei de saber como é a história. Para história para criança. Seria um que eu não teria vontade de ler com certeza. Mais um dia quem sabe.

    bjos
    Leitura de Ouro
    https://leituradeouro.blogspot.com/

    ResponderExcluir