27/05/2014

Resenha: Sem Você Não é Verão - Jenny Han

Título original: It's not summer without you
Gênero: Romance
Páginas: 304
Editora: Galera Record
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
Em Sem Você Não é Verão, segundo volume da trilogia Verão, de Jenny Han, a história continua mantendo a mesma flexibilidade e ar juvenil de outrora, com a diferença de que, desta vez, o teor dramático está um pouco mais acentuado e que Belly passa por alguns momentos repletos de conflito e indecisão.

Todos os anos Belly contava os dias para a melhor estação do ano, o verão, período em que passava na casa de veraneio de Cousins Beach ao lado de Conrad e Jeremiah. Mas nesse ano, com Susannah doente e o comportamento indiferente de Conrad, ela torce para que a estação demore a chegar.

Como se já não bastasse essas complicações, este também é o ano da formatura de Belly no colégio. Conrad está na faculdade e os dois tem uma espécie de "amizade colorida", mas ainda não se tem certeza se as coisas entre eles ficarão sérias ou se ele irá acompanhá-la ao baile da escola e tornar esse momento perfeito, como ela sempre sonhou. Já Jeremiah acabou engatando um namoro, mas devido ao quadro de saúde da mãe, não conseguiu levar o relacionamento adiante e percebe que os seus sentimentos pela amiga de infância estão cada vez mais intensos e latentes.

Quando recebe um telefonema de Jeremiah avisando que Conrad desapareceu, Belly faz de tudo para encontrá-lo e sabe que para resolver as coisas entre eles é necessário que os três se reúnam novamente em Cousins Beach, onde tudo começou, nem que seja pela última vez...

"Achei que iria para lá em todos os verões da minha vida. Aquela casa de veraneio era o único lugar onde eu queria estar. Era o único lugar onde sempre quis estar."

Sem Você Não é Verão consegue manter a mesma magia do seu volume antecessor, com a diferença de que, desta vez, a jornada de Belly está um pouco mais dolorida e complicada. Todo amadurecimento acarreta um pouco de sofrimento e com ela isso não é diferente. Muitas transformações ocorrem, tanto com ela quanto com os meninos de Susannah, sempre detalhadas da forma mais verossímil possível. Narrado em primeira pessoa por Belly e Jeremiah, sob pontos de vista alternados, o que acabou conferindo ainda mais flexibilidade ao enredo, acompanhamos uma história repleta de sentimentos e descobertas.

Belly tem alguns momentos chatinhos ao longo da trama. Suas indagações a respeito da vida, dúvidas e anseios irritam algumas vezes, apesar de serem perfeitamente compreensíveis. Toda garota nessa idade alimenta as mesmas questões e incertezas do que ela, e achei que a autora soube retratar isso com delicadeza e leveza.

"Pensei em dizer mais alguma coisa, falar como ele era um dos meus melhores amigos e como parte de mim estava quase feliz por ter uma razão para vê-lo de novo. Simplesmente não era verão sem os meninos da Beck."

Conrad está ainda mais taciturno e isolado neste livro. A princípio, isso não me agradou, mas depois acabei entendendo e compreendendo o seu lado. Jeremiah, apesar de toda dor que sente, continua sendo o mesmo garoto doce e divertido de outrora.

Resumindo, Sem Você Não é Verão foi uma sequência brilhante para a trilogia de Jenny Han e apesar de apresentar uma carga emocional um pouco mais forte em vista do volume anterior, não perdeu a sua leveza e fluidez. A autora possui uma linguagem bem coloquial e sabe retratar os sentimentos juvenis com afinco e precisão.  A capa segue o mesmo padrão da primeira e continua muito bonita e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, ilustrações de pequenas conchas no começo de cada capítulo e revisão de qualidade. Recomendo ☺

Confira a resenha do primeiro volume da trilogia Verão:

►O VERÃO QUE MUDOU MINHA VIDA

9 comentários:

  1. Oie, tudo bom?
    Tenho interesse em ler os livros dessa série, pois eles parecem ter uma narrativa leve e agradável de ser lida. Todas as resenhas que li até agora só elogiaram e isso é um bom indício
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa :)

    Essa série já está na minha lista de desejados, espero conseguir lê-la ainda este ano. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Nessa,

    Essa é a terceira resenha que leio desse livro e todas são positivas, achei interessante a história....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa,
    infelizmente ainda não li o primeiro, então não poderia ler este, mas gostei bastante da sua resenha

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa!
    Eu achei essa trilogia tão fofinha \o/
    Adorei todos os livros!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  6. oi Nessa, tudo bem?
    espero que sim :)
    sobre a resenha ja tinha me encantado pela primeira exposta por você sobre a sequencia, mesmo não curtindo triangulos amorosos acho que nessa história eles caem bem!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Fiquei bem interessada no livro, mas ai descobri que é uma sequencia, vou procurar o primeiro antes rs

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia essa série e por óbvio não li o primeiro livro.
    Não li muito a resenha com medo de spoilers do primeiro.
    Gostei da capa assim como você diz ter gostado, ficou realmente bonita.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Nessa
    eu amo essa trilogia. Esse segundo livro é muito bom, mas ainda prefiro o primeiro e o último.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir