19/06/2014

Resenha: Casa de Segredos - Chris Columbus e Ned Vizzini

Título original: The house of secrets
Gênero: Aventura
Páginas: 350
Editora: Galera Junior
Classificação: 3,5/5
Comprar: Submarino
O livro Casa de Segredos, escrito pelos autores Chris Columbus e Ned Vizzini, nos traz uma aventura bem criativa, permeada por muita fantasia e altas doses de humor.  Porém, o que me incomodou na trama foi a alternância da narrativa entre infantojuvenil e adulta. Essa oscilação acabou prejudicando bastante a história e os perfis de seus personagens.

Os irmãos Brendan, Eleanor e Cordelia Walker sempre levaram uma vida normal e confortável em São Francisco, norteados pelo carinho dos pais e por brinquedos de última geração. Tudo muda quando seu pai perde o emprego devido a um acidente que cometeu e a família é obrigada a deixar o imóvel que ocupavam.

A mansão Kristoff, que surge em seus caminhos, parece ser perfeita para a nova moradia da família, apesar de seus mais de cem anos de idade. Espaçosa, confortável e por um preço excelente, os pais não hesitam em assinar o contrato de compra. Porém, a antiga moradia do escritor Denver Kristoff não é tão maravilhosa quanto aparenta e esconde muitos segredos obscuros.

Quando a família Walker se dá conta de quão assustadora a casa pode ser, já é tarde demais. Os três irmãos acabam indo parar em um lugar extremamente surreal e selvagem, cercados por guerreiros medievais, piratas ferozes e uma rainha sanguinária. E o pior: estão sozinhos, sem os seus pais ou quaisquer amigos.

Para sobreviverem, os irmãos Walker terão que superar suas próprias fraquezas e se unirem mais do que nunca. A única pista que eles possuem para conseguirem sair desse mundo fantástico se encontra nos laços de amizade entre os Kristoff e os Warner, que duram há várias gerações. Enquanto tentam descobrir uma forma de voltar para suas vidas normais, eles acabam reaprendendo o significado da palavra lar e que não só eles estão em perigo, mas sim toda a humanidade...

Casa de Segredos nos traz uma aventura empolgante, repleta de detalhes e com várias referências a grandes nomes da literatura. Não cheguei a ler as obras, mas baseando-me nos filmes, achei a história bem parecida com Coração de Tinta e As Crônicas de Nárnia, tanto pelo enredo envolvendo o poder secreto contido nos livros quanto pelos personagens e suas faixas etárias. Confesso que esse é um gênero que não leio com tanta frequência, mas acabei sendo absorvida pela trama, principalmente no início, que possui um ritmo bem acelerado. Entretanto, o que me incomodou foi que os autores ora tratam os protagonistas como crianças, ora como adultos, e isso acabou fazendo com que eu não conseguisse criar uma relação com eles. Quando os julgava crianças, eles me surpreendiam com sua altivez e postura adulta e vice-versa. Pode parecer um detalhe sem muita importância, mas acabou fazendo com que a minha leitura não fosse tão empolgante. Narrado em terceira pessoa e usando e abusando da fantasia, é um livro muito bom, mas que poderia ter sido ainda melhor.

Gostei dos protagonistas, apesar de não ter me afeiçoado tanto a eles quanto gostaria, visto a oscilação etária da narrativa. Cordelia me pareceu ser bem sábia, apesar de ser um tanto impulsiva. Brendan é um garoto apaixonado por games e procura encarar a vida baseando-se nessa ótica. Eleanor, a caçula, é uma graça! Doce, meiga, inteligente, e apesar da pouca idade, uma personagem extremamente família e forte. Ah, não poderia deixar de falar do Will, um piloto que os irmãos conhecem no mundo fantástico que adentram, que se mostra um verdadeiro guerreiro além de angariar alguns corações...

Em síntese, Casa de Segredos é um bom livro e que consegue nos transportar para o mundo de fantasia e magia que agrega em suas páginas, porém acabou pecando em alguns aspectos. Os autores poderiam ter desenvolvido um pouco mais os personagens e se centrado em fazê-los ter comportamento infantil ou adulto, e não conduzi-los para esse meio-termo. A capa é incrivelmente bonita e consegue chamar a atenção para o seu conteúdo e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, ilustração de um pequeno portal no início de cada capítulo e poucos erros de digitação. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

16 comentários:

  1. Que capa adorável, eu até fiquei interessa no livro sabe? Mas não tenho tempo para ler :::::(
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  2. oi Nessa, como vai?
    vi esse livro que à primeira vista não me chamou a atenção, mas depois vi algumas resenhas que muito me interessaram, pois me parece que o livro é bem jovial que prende a atenção, mas não é um livro que me instigue a ler agora, prefiro ler os meus desejados.
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa,
    Para começar já adorei a capa. O enredo também é bem bacana e eu quero lê-lo, porém confesso que tenho ficado meio receosa pois já li várias resenhas que exaltam vários pontos negativos, como os que vc citou.
    Beijos,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
  4. A capa deste livro é uma graça mesmo! Estou lendo no momento e estou tendo algumas impressões bem parecidas com as suas. Gostei da resenha flor. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa, tudo bem?
    Eu estou de olho nesse livro desde que lançaram, a capa arrasou!!!!!! Não tem como não querer ler só pela capa.
    Que pena que tem alguns problemas na trama, essa não foi a primeira resenha que li que fez uma ressalva, mas eu adoro o gênero, não tem jeito, eu vou ler assim mesmo.
    Parabéns pela resenha, gostei dos argumentos que utilizou.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Desde o lançamento deste livro eu fiquei curiosa para ler. Adoro essa caoa.
    Valeu a dica*

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Vanessa! Tudo bem?

    A uma primeira vista a unica coisa que me chamou atenção no livro foi a capa, embora a sinopse seja bem interessante e prometa um livro repleto de aventuras, não me instigou muito a ler no momento.

    Beijinhos!

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa!
    Eu li esse livro e fiquei muito feliz quando descobri que tem apenas mais um volume kkkk
    Pelo menos sei que não é uma série ou trilogia kkkk
    Agora é aguardar o lançamento \o/
    Bjks!

    ResponderExcluir
  9. Oie amiga
    Acho a capa desse livro linda e estou ansiosa para ler. E mesmo com suas ressalvas e, algumas coisas eu ainda pretendo ler. Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Curti mt esse livro, mas concordo que a narrativa ficou entre o "infanto" e o "adulto" diversas vezes.

    Obs: Queria agradecer seu comentário na resenha do "O Duque e Eu" e contar que sem querer acabei apagando o post e não consegui recuperar os comentários. :(

    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  11. Nessa, creio que se chegar a ler esse livro vou gostar. Agora fiquei um pouco pensativa por causa dessa alternância de faixa etaria durante a escrita. Mas, por ser um livro cheio de aventura e fantasia iria amar.

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa!

    A sinopse de Casa de Segredos não me chama atenção, mas as sinopses estão me deixando louco para lê-lo. Você foi a primeira que li falando sobre o livro ter pecado nesses aspectos, vou ficar atento quando estiver lendo.

    Beijos,
    Gabe
    http://sixdoe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Nessa!

    Eu já li e gostei bastante de Casa de Segredos, me afeiçoei aos personagens e curti bastante as aventuras vividas por eles. Adorei a resenha :D

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Nossa, esse livro parece tão legal! Pena essas ressalvas que você fez, e que já vi em outras resenhas =/
    Mas mesmo assim, acho que vou dar uma chance ao livro quando puder.
    Beijos!
    http://addictionforbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Faz uns dois meses que estou na dúvida se compro ou não o livro.Gosto de literatura infanto-juvenil mais n dessa maneira.De primeira a capa é bem convidativa e sua resenha ajudou a sanar algumas dúvidas.Creio que em breve eu vou compra-lo.
    http://www.vicioemlivros.com/
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Nessa =)

    Ah, eu li este livro e gostei muito da leitura. É uma aventura muito gostosa de ler =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir