13/06/2014

Resenha: Misery - Stephen King

Título original: Misery
Gênero: Suspense/Mistério
Páginas: 328
Editora: Suma de Letras
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Misery, do mestre do terror Stephen King, nos traz um thriller psicológico indefectível do início ao fim. Acompanhamos uma história de tortura agonizante e muito bem construída, que consegue prender a atenção do leitor capítulo após capítulo e lhe enveredar pela obsessão presente na trama.

 Conhecemos a história de Paul Sheldon, um escritor best-seller e de renome. Ele sofre um grave acidente de carro e é socorrido por Annie Wilkes, uma enfermeira que o leva para casa. Annie também é a fã número 1 de Paul e está indignada com o fim que o autor deu para sua personagem favorita, Misery.


Para persuadir Paul a mudar o final da história, Annie resolve mantê-lo prisioneiro em sua casa e, assim, inicia uma série de torturas com o autor, utilizando desde medicamentos pesados até mesmo o auxílio de um machado para que ele escreva sua obra-prima conforme o seu gosto de leitora. Paul está com as duas pernas quebradas devido ao acidente que sofreu, o que impede e muito sua locomoção, e acaba ficando a mercê de Annie, tal como um rato cercado por um gato.

Misery se trata de um antigo sucesso de Stephen King, que estava há anos fora do mercado literário e que, para a alegria dos fãs, foi relançado pela Suma de Letras neste ano de 2014. A obra enaltece ainda mais o talento de King na arte de compor tramas de terror, tanto por toda a tortura psicológica e física que nos é apresentada, como por nos contar "uma história dentro da própria história", já que Paul continua escrevendo e intercalando os capítulos de sua escrita no livro. Os personagens foram muito bem construídos e sintetizados no enredo, principalmente Annie, uma mulher de meia-idade introspectiva e aparentemente dócil e inofensiva e que acaba se mostrando uma psicótica sem proporções. Narrado em terceira pessoa de forma fluída e até mesmo, aterrorizante, acompanhamos todo o martírio e retaliação ao qual Paul é submetido para compor sua obra-prima exclusivamente para Annie.
"Ele descobrira três coisas quase simultaneamente, uns dez dias após ter emergido da nuvem escura. A primeira era que Annie Wilkes tinha bastante Novril (na verdade, tinha muitos remédios de vários tipos). A segunda era que ela era viciada em Novril. A terceira era que Annie Wilkes era perigosamente louca"

Paul é um homem que já passou por vários casamentos e que no momento se encontra solteiro. Quando a solidão aperta, acaba buscando conforto no álcool, mas nada de muito abusivo. O que ele passa nas mãos de Annie acaba fazendo com que ele valorize alguns pontos em sua vida que até então lhe passavam despercebidos. Sua dor é tangível e consegue nos causar até mesmo agonia. Annie se tornou uma personagem marcante para mim. Confesso que nunca mais verei alguma senhorinha na rua com os mesmos olhos por causa dela. Ela é totalmente psicótica, capaz dos atos mais atrozes possíveis e sente um prazer imensurável com isso. Também pude notar em sua personalidade alguns traços de bipolaridade, já que ela se desvencilha de algumas situações do jeito mais natural possível.

Em síntese, Misery é um livro extremamente criativo e escrito com coesão e destreza. A história é bem original e consegue agregar terror, psicose e obsessão com maestria e precisão, enaltecendo ainda mais o talento de Stephen King. A capa é muito bonita, além de ser condizente com o enredo e a diagramação está excelente, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Vale ressaltar que, na história, a máquina de escrever que Paul utiliza tem um defeito na tecla "N", detalhe esse que não passou despercebido no livro, que a destaca em uma fonte especial. Recomendo☺

14 comentários:

  1. menina nunca li mas sempre ouço ótimos comentários sobre o autor e acredito que pela suma ter relançado é mais que a prova de um sucesso inabalável! com seus personagens fortes e o clima de mistério acho que fica ainda mais evidente que o clima de tensão permeia a história e prende o leitor!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga!
    Eu quero muito ler esse livro do King. Como bem sabes, sou fã do autor e acredito que este livro seja incrível.
    Espero muito poder lê-lo em breve e acima de tudo, espero não me decepcionar.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa :)

    Esse livro já está na lista para as compras de Julho. Sei que irei gostar muito e não escondo minhas expectativas, que estão muito altas. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aaah, sabia que tinha um escritor no meio, haha! Essa máquina de escrever na capa foi a primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro e decidi que queria lê-lo sem nem mesmo saber exatamente do que se trata (até agora).
    Amei a resenha, me deixou muito curiosa!
    Acredita que nunca li nada do S. King? Pecado mortal, rsrsrs Queria começar por "Carrie, a Estranha", que, se não me engano, foi o primeiro livro que o autor escreveu, mas esse tb é um boa pedida.
    Bjss
    http://sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Aiiii, eu nunca li nada do autor por puro medo. Sou tão medrosa que não sei se conseguiria aproveitar a história do livro. Mas ainda assim, o autor, por ser tão aclamado, me desperta curiosidade.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Pela sua resenha o livro é interessante pela narrativa e com bons personagens. Mas não estou animada em ler, quem sabe outra hora. Tenho outro livro do King que quero ler primeiro.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Estou necessitando esse livro, sabe? Desde que vi o lançamento, meus olhos brilharam, está na lista de desejos. Se encontrar dando bobeira em alguma livraria, #partiu carrinho.

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Até hoje lia apenas um livro do autor, o Carrie, gostei da escrita dele, mas ainda não tive a oportunidade de ler outro. Gostei da sinopse e da resenha e pretendo ler assim que possível

    bjos
    Pah - Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  9. Caramba só li Iluminado, e pretendia ler o Cemitério Maldito por indicação de uma amiga, mas atualmente não estou muito inspirada nesse gênero, mas com certeza Misery não entrará na minha lista de leitura kkkkkk. Estou numa fase romântico, e prefiro beijos em vez de tortura kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Olá, como vai?
    Uma vergonha mas nunca li nada sobre do autor.
    Tenho o livro da Carrie mas mesmo assim não pretendo ler esse ano.
    Eu não tenho muito costume de ler terror, mas esse livro parece ser agradável.
    Quem sabe eu não tenho a oportunidade de lê-lo.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Van!

    Eu amo os livros do Stephen King, mas parei de ler um pouco porque são bem pesados, em sua maioria. Não ando numa fase muito boa para livros desse tipo, se é que você me entende.

    Beijão!

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Nessa,

    Não li nada do autor ainda acredita?...kk...mas espero ler em breve, e pela sua resenha esse seria um bom inicio....parabéns pela resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Nessa =)

    Amo terror, e adoro os livros do mestre King =)
    Misery é um livro que pretendo ler em breve, e tenho certeza que vai me agradar, tanto quanto os outros que li. Também adoro livros que mesclam terror e psicose, pois a mente humana tem caminhos que podem levar a loucuras inimagináveis.

    Adorei a resenha =) ótima dica!

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nada do renomado Stephen King, mas morro de vontade rsrs
    A sua resenha está perfeita, e muito instigante.
    Ri aqui da parte das velhinhas, louca para saber mais sobre o que se passa na mente da Annie.

    Beijos, Taty Assis
    P.s: tem resenha nova no blog. A resenha da vez é do livro Atraído da Emma Chase. Espero que goste *-*
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/2014/06/resenha-atraido.html?m=1

    ResponderExcluir