29/06/2014

Resenha: O Caso Laura - André Vianco

Edição: 1
Ano: 2011
Gênero: Thriller/Suspense
Páginas: 272
Editora: Rocco
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro O Caso Laura, do autor André Vianco, nos traz uma história impactante, que consegue passear tanto pelo caos da atualidade quanto pelo sobrenatural. Os personagens que compõe a trama foram muito bem trabalhados e tiveram seus perfis emocionais e psicológicos expostos ao extremo, o que só trouxe ainda mais realismo e intensidade ao enredo.

Laura é uma restauradora de arte sacra um tanto atraente quanto enigmática. Por trás de seu belo sorriso, que surge em raras ocasiões, e das cicatrizes salientes nos pulsos, há um passado dolorido e repleto de culpa. Ela perdeu alguém que amava mais do que tudo e ainda teve que lidar com um divórcio extremamente sofrido. E, agora, está penando com o coma do pai, que sofreu um sério quadro de AVC. Ela se mantém viva, mas a ideia do suicídio a rodeia a todo o instante, salvo nos momentos em que está junto com Miguel, seu amigo misterioso.

 Marcel é um detetive particular acostumado a todas as mesquinharias e maldades do ser humano, devido a profissão que exerce. Ele é contratado por um cliente anônimo para investigar o amigo misterioso de Laura, que lhe paga bem mais do que o valor do mercado.

Alan é um policial civil que se transformou em um justiceiro depois da morte de sua esposa por bandidos. Ele condena, julga e mata qualquer meliante que cruze o seu caminho. Ele sempre foi acobertado pelo delegado titular Rogério, mas agora, com a chegada de Gabriela, uma agente da Corregedoria, sua fúria implacável em busca de vingança está com os dias contados...

O Caso Laura nos traz uma história de suspense eletrizante, que consegue prender o leitor do início ao fim. Durante a leitura, passei por uma verdadeira montanha-russa emocional, visto que a trama vai se desenvolvendo e se deslocando em um ritmo frenético, inimaginável e muito bem construído. Os personagens foram extremamente caracterizados e expostos com uma intensidade impressionante, onde podemos conhecer seus segredos, mágoas, anseios, dentre outros aspectos interiores. Narrado em terceira pessoa de forma fluída e contagiante, acompanhamos um enredo focado nos dias atuais e na angústia do dia a dia, norteado pelo sobrenatural de modo sintetizado e criativo.

Como disse anteriormente, os personagens foram muito bem construídos, além de serem extremamente tangíveis. Suas dores e sentimentos são quase que palpáveis, visto que fazem parte da realidade de muitas pessoas, principalmente nos tempos atuais. Laura, especificamente, foi destroçada de todas as formas possíveis que uma mulher poderia ser. Perdeu uma pessoa de suma importância em sua vida e foi abandonada pelo marido justamente nesse momento, o que acabou lhe deixando sem chão. Como se já não bastasse toda essa carga emocional, ela agora está lidando com o grave quadro de saúde de seu pai, o que acaba por lhe deixar ainda mais para baixo e vulnerável. Como mulher, me identifiquei e também me comovi bastante com a sua história de vida e gostei muito do seu desfecho dentro do enredo.

Resumidamente, O Caso Laura é um livro um pouco diferente das demais obras de André Vianco, visto que possui um contexto mais humano, apesar de também ter arraigado em seu interior o sobrenatural. Os personagens são bem verossímeis entre si, o que conferiu todo um senso de realidade ao enredo e contribuiu para a intensidade da trama. A capa é muito bonita e condiz bastante com o teor abordado na história, visto que foi confeccionada em preto e branco, conferindo todo um ar de mistério e suspense e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

21 comentários:

  1. Confesso que morro de medo dos livros do André Vianco... mas esse realmente parece ser diferente, e fiquei com bastante de ler para conhecer a escrita do autor!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  2. pelo visto é um livro bem intenso e mesmo não sendo meu foco de leitura fiquei curiosa!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Ótima resenha, que bom que gostou do livro. Eu nunca li nada do Andre Vianco, mas espero poder ler assim que possível.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nessa. Eu sempre fugi dos livros do Vianco porque: a) não curto vampiros; b) não gosto de terror. Como fico muito impressionada, acabo não lendo pra conseguir dormir em paz. Mas não deixo de ficar curiosa quando leio essas resenhas positivas sobre o livro. Meu drama atual tá sendo com Dias Perfeitos, sem saber se leio logo ou se continuo empurrando com a barriga.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  5. Oie Nessa =)

    Que vergonha ... nunca li nada do Andre Vianco acredita? Sempre escuto vários comentários positivos das obras dele, mas infelizmente ainda não tive oportunidade de conhecer nenhuma. Uma pena ...

    Ótima resenha!

    Beijos e uma ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Gostei da premissa do livro, nunca li nada do Vianco, infelizmente, pois tenho bastante interesse!
    E pretendo ler esse livro, mas antes A Casa do mesmo autor. Já leu?

    David - Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá David. Já li A Casa sim e curti bastante. Lembra bastante a premissa de O Caso Laura, apesar da temática ser diferente. Acredito que você irá gostar. Abraço!

      Excluir
  7. Oi Nessa. Nunca li nada do autor, mas depois dessa resenha instigante e super bem feita fiquei morrendo de vontade de ler "O caso Laura". Gosto bastante de thrillers e quando são bem desenvolvidos melhor ainda né?!
    Beijos
    All My Life in Books - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a sua resenha, já ouvi muitos comentários positivos a respeito desse livro e principalmente do autor, e isso me despertou mais vontade ainda de ler essa história!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Nessa,

    Não conhecia esse livro e ainda não li nada do autor, que sabe futuramente, ótima resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa!
    Eu já li livros desse autor e gostei muito da narrativa \o/
    Bjks!

    ResponderExcluir
  11. Oi flor,
    Consegui um tempo para visitar os amigos, já estava sentindo falta disso. Então nunca li nada do Vianco acredite. Tenho os sete lá em casa para começar que é provavelmente o livro que vou ler antes. Gostei da resenha esse livro parece ser bem interessante também quem sabe se gostar da escrita dele arrisque no próximo.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Nunca li nada do andre vianco e não sei se um dia lerei, essa parece ser uma obra interessante mas não sei se leria, a sinopse não me chamou muito atenção.
    Beijos
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Sou super fã do André Vianco, então suspeita para comentar algo! hahaha
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  14. Oi Nessa!
    Me assustei com a prerrogativa do livro, visto que o Vianco ficou conhecido por vampiros. Gostei bastante da sua resenha, só fiquei um pouco curiosa sobre o que realmente acontece com a trama do livro, e em que ela foca, já que são tantos personagens que foram citados por você.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Livros sobrenaturais são bons, mas nesse caso quando tem um lado mais humano, acho que nos faz bem ler de vez em quando também. Gostei da obra e leria. Eu achei que tinha uma pegada mais sobrenatural, mas fiquei tentada a ler.

    M&N | http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Vanessa,
    Ainda não li nada do autor, mas sua resenha me deixou curiosa pela trama. Espero no futuro poder lê-lo.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Nessa =)

    Nossa, eu só ouço bons comentários sobre as obras do André Vianco, mas nunca li nada dele (vergonha). Sou uma ET, eu sei. Mas espero poder ler logo algum livro dele.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi Vanessa, gostei da maneira que vc expôs a história para nós.
    Pareceu-me interessante esta obra.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Ler André Vianco é uma das minhas metas desse ano! Preciso mesmo dar uma oportunidade ao autor já que sempre vejo elogias as obras dele.

    ResponderExcluir
  20. Oi Nessa,
    já li muitos lviros do autor, mas confesso que este não me chama atenção.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir