15/06/2014

Resenha: Sândalo - Sergito de Souza Cavalcanti

Edição: 1
Ano: 2011
Gênero: Espírita
Páginas: 240
Editora: Petit
Classificação: 4,5/5
Comprar: Submarino
O livro Sândalo, do escritor e orador mineiro Sergito de Souza Cavalcanti, nos traz sábios ensinamentos para reflexão e até mesmo para a cura da alma. Se inspirando no sândalo, uma árvore indiana conhecida pelo agradável aroma que possui, ele nos oferece, através da sua escrita, lições importantes e sutis acerca da espiritualidade, sempre preconizando o perdão.

Ao longo do livro, somos agraciados por diversos ensinamentos, sempre nos trazendo belíssimas mensagens de amor e esperança e que conseguem trazer alívio para as mais diferentes causas, como perdas, sofrimentos e desilusões.


"Quando a calúnia, a maldade e a incompreensão doerem fundo no íntimo, lembremo-nos do sândalo, madeira que, ao ser cortada pelo lenhador, transfere seu perfume ao machado que a fere."

Sândalo é bem diferente dos livros espíritas convencionais. Enquanto alguns são psicografados e nos trazem diversos romances, aqui o autor se focou na doutrina de sua religião e soube sintetizá-la em seus ensinamentos com maestria e coesão. Se engana quem pensa que se trata de uma obra de auto-ajuda ou até mesmo de um manual sobre o espiritismo, visto que  Sergito intercalou diversas situações do cotidiano, de maneira simples e fluída,  nos orientando sob a ótica do amor e do perdão, baseando-se nos ensinamentos de Jesus. Narrado em terceira pessoa, de forma bem assimilável e clara, encontramos diversas reflexões a respeito da vida, família, amor e comunhão, que conseguem realmente trazer alento para a alma.

Nas últimas semanas, passei por diversos acontecimentos na minha vida, que acabaram me deixando fora de órbita. Sei que foram mudanças pelas quais eu deveria passar e que lá na frente, irão fazer toda a diferença, mas como ser humano, fiquei extremamente machucada.  Quando iniciei a leitura de Sândalo, confesso que não tinha muitas pretensões, e acabei me surpreendendo com o livro, que agiu como um bálsamo para o meu coração. Várias situações que eu vivenciei foram narradas na obra, me orientando e até mesmo, confortando. Acredito que outros leitores também se identificarão bastante com os ensinamentos preconizados pelo autor.

Em síntese, Sândalo é um livro que sabe lidar com várias questões atuais e  que nos traz respostas claras e sábias, baseadas no espiritismo, para levarmos a vida com sabedoria e pacificidade. Me identifiquei bastante com o livro e foi uma leitura muito prazerosa e acalentadora. A capa é simples e possui um efeito abstrato e a diagramação está bem caprichada, com fonte em tamanho agradável, páginas decoradas e poucos erros de digitação. Recomendo.

15 comentários:

  1. Oi Vanessa,
    Nunca li nada do gênero, mas achei a proposta do livro diferente, já que geralmente livros do gênero trazem romances e vidas passadas. Não sei se leria “Sândalo”, mas caso mude de ideia a dica estar anotada aqui.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OI Nessa, tudo bem?
    Eu já li dois livros espíritas e um deles me assustou um pouco no início. Mas no fim, trouxe um mensagem muito bonita. Eu entendo do que você está falando, as vezes, estamos passando por algo em nossas vidas e uma palavra é o suficiente para nos abraçar e nos fazer sentir parte de um todo. Porque quando há dor, a solidão que vem com ela é inevitável. Que bom que o livro lhe confortou. Parece ser uma linda história.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. quem diz que leituras não curam? ou pelo menos amenizam a dor?
    a editora aborda bem a religião espirita, bem bacana trazerem um pouco da doutrina!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Apesar se ser um livro bom Nessa, mas desse estilo de livro não gosto muito, e estou fugindo de livros muito reflexivos ultimamente. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Confesso que não é tipo de leitura que curto, mas adoro livros que nos fazem refletir.
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  6. Não é muito o meu estilo de leitura, mas gostei da proposta.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. pra quem curte deve ser legal, mas infelizmente n é meu estilo de leitura.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Não costumo ler o gênero, mas sua resenha me deixou bem curiosa, o livro parece ser bom.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie Nessa =)

    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha ele me pareceu ter uma história muito bonita.
    É tão bom ler livros que nos tocam e nos fazem refletir, não é mesmo?

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa!
    Ainda não consegui ler o livro o.O
    Bjks!

    ResponderExcluir
  11. Oi! É tão bom quando um livro acaba fazendo diferença na nossa vida, né?
    O livro com certeza não iria me agradar, pois não é o meu gênero, mas fico feliz que tenha sido uma boa leitura pra ti.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/ (tem postagem nova por lá :D)

    ResponderExcluir
  12. Oi! Já li alguns livros espíritas, gostei bastante de uns, mas este eu ainda não conhecia. Acho que tudo o que nos faz bem é válido, não é mesmo?
    Estou começando com meu blog, se puder passa lá pra me dar uma forcinha, por favor?
    o link é este aqui http://entrelinhasdasestrelas.blogspot.com.br/
    Obrigada, beijos! :)

    ResponderExcluir
  13. Oi, nessa! Parabéns pela resenha, garota! Olha, não conhecia o livro, mas achei muito bacana pela sua resenha. Ainda mais por saber que ele conseguiu te ajudar nesse momento difícil pelo qual está passando. E eu amei o quote que destacou!

    Um beijo grande!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita! ♥

    ResponderExcluir
  14. Olá Nessa,

    Não conhecia o livro, mas confesso que não faz meu estilo....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu não curto muito esse tipo de romance, mas gostei da pegada do livro. Acho que em alguns momentos nossa alma precisa de algo mais leve e que nos leve a refletir. As quotes são excelentes e dão ainda mais desejo de ler o livro.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir