11/07/2014

Resenha: Lágrima - Lauren Kate

Título original: Teardrop
Gênero: Romance sobrenatural
Páginas: 336
Editora: Galera Record
Classificação: 4/5
Comprar: Submarino
O livro Lágrima, primeiro volume da série Teardrop, da autora best-seller americana Lauren Kate, nos traz um romance young adult não muito diferente do convencional, salvo pela mitologia envolvendo o reino perdido de Atlântida que o permeia. Apesar de contar com uma temática bem interessante e até mesmo inovadora, o enredo não foi tão bem desenvolvido como deveria.

A mãe de Eureka, Diana, sempre ordenou que a filha não chorasse, mas depois que a jovem se encontra órfã, isso se torna cada dia mais difícil. Uma onda de terríveis proporções jogou o carro das duas no mar, e desde então a garota se culpa por ter sobrevivido ao acidente, perdendo assim a vontade de viver.

Incompreendida pelo pai e pela madrasta e jogada entre terapeutas e psiquiatras, ela acaba por conhecer Ander. Ander, por sua vez, é um garoto bem misterioso, que parece estar em todos os lugares que Eureka se encontra. Dono de uma beleza única e exótica, ele parece conhecê-la como ninguém e alerta que ela corre grave perigo de vida e que não conseguirá conter as lágrimas por muito tempo...

Porém, Ander não conhece todos os segredos de Eureka, inclusive que ela não tem a menor vontade de viver desde o afogamento que vitimou sua mãe. Poucas coisas tem importância na vida da jovem, entre elas seus amigos Cat e Brooks e alguns estranhos artefatos que herdou de Diana: um medalhão, uma carta, uma pedra exótica e um livro antigo escrito em uma língua completamente desconhecida.

A história incrustada nas páginas de tal livro narra a saga de uma garota que teve o coração despedaçado e que acabou chorando tanto ao ponto de submergir um continente inteiro com suas lágrimas. Eureka acaba por descobrir que esse relato não é apenas uma lenda fictícia e que talvez Ander possa estar falando a verdade, ao mesmo tempo em que percebe que sua vida está tomando um rumo sombrio, antes nunca visto por ela...

Lágrima nos traz uma história criativa e interessante, mas que infelizmente não foi tão explorada como deveria. Apesar de contar com uma mitologia esplêndida, o enredo pecou bastante em seu desenvolvimento. Não sei se pelo fato de se tratar do primeiro volume de uma série que o livro tenha sido mais focado em uma introdução, mas o fato é que isso não me agradou por completo. Senti falta de mais ação e romance na trama, o que só foi acontecer próximo ao final. Narrado em terceira pessoa de forma bem detalhista e juvenil - características marcantes de Lauren Kate - percebe-se que a autora usou de uma temática um tanto quanto original, mas não soube lapidá-la com maestria.

"Tudo parecia frágil, como se tudo que ela amasse pudesse ser levado pelas águas"

Apesar de aparentar ser frágil e indefesa, Eureka se mostra uma personagem bem corajosa. Não que ela seja uma heroína, mas nota-se que ela possui uma certa sustância em seu temperamento, ao contrário das mocinhas insossas de outros romances. A perda da mãe a desestabiliza por completo, assim como a incompreensão e frieza por parte de sua família, e apesar de pensamentos sombrios e taciturnos rodearem a sua mente, percebe-se que ela ainda preserva sua sanidade. Gostei do seu romance com Ander, mas esperava um pouco mais de flerte e paixão por parte do casal.

"O toque de Ander tinha aquela profundidade que sentiu apenas com algumas pessoas na vida. Era uma profundidade que sugeria um afeto sincero, uma profundidade que beirava o amor"

Ander é um garoto bem misterioso e que possui os seus atrativos. A forma como ele protege Eureka e se doa por ela é muito bonita, mas as incógnitas por trás disso me irritaram um pouco. No mais, foi um dos personagens que mais me cativaram no livro. Não gostei do Brooks desde o início da história. Achei suas atitudes e maneira de ser um tanto forçadas e artificiais.

Em síntese, Lágrima foi uma boa leitura, mas confesso que esperava um pouco mais. Talvez tenha criado muitas expectativas devido a sinopse do livro e acabei me frustrando, mas o fato é que eu tinha esperanças que a autora destrinchasse mais o tema abordado e me surpreendesse, o que infelizmente não aconteceu. A capa é muito bonita e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e poucos erros de digitação. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

13 comentários:

  1. Apesar dos pontos positivos da obra, acho que não leria. Não gosto muito desse gênero e o livro me pareceu meio fraco. Não sei. Dessa vez, passo a leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa!
    Comparado aos outros livros que eu li da autora, até que esse é legalzinho, rs
    BJks!

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Muito boa resenha. Eu comecei a ler esse livro, mas não prossegui com a leitura, não sei porque UASHUA Uma pena que a leitura não tenha sido completamente agradável para você. Expectativa é a nossa ruína, mas não podemos evitar UAHSUAH

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. eu gosto das tramas da Lauren, mas ainda não me animei, acho que se eu ver a sequencia posso me animar mais!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bom?
    Eu não tenho muito interesse em ler os livros da Lauren Kate porque tenho um trauma dela. Eu li muitas resenhas negativas dos livros dela e também não curti o conto que ela escreveu no livro das princesas.
    De Lágrima eu curto bastante essa bela capa. Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie, estou curiosa em relação a esse livro, espero que nao seja parecido com Fallen (enredo etcc..) senão nem vou ler! kkk Ótima resenha!
    Bjs, se puder comentar nessa resenha ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/07/poseidon.html
    Bjs, Nay =D

    ResponderExcluir
  7. Olá nessa! Adorei sua resenha. Confesso que não sou a maior fã da autora porque não gostei nem um pouco de fallen. Apesar da obra não ter suprido suas expectativas, fiquei bem curiosa.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa, tudo bem?
    Essa capa é linda mesmo. E pelo o que contou, a mitologia realmente é muito criativa. Eu já conheço o estilo da escrita da autora, eu li Fallen, pois adoro histórias com anjos. Então, não criei muita expectativa com esse, pois a não ser que a autora me surpreenda, eu posso imaginar o que encontrarei. Mesmo assim, da mesma forma que pretendo continuar a ler a série Fallen, também pretendo ler esse livro.
    Gostei da sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Pelo que li um pouco aqui no post o livro não entusiasta rsrs, bom mas mesmo assim me deixa um pouco curiosa porque gosto de mitologia coisas da atlanta me fascina rsrs, linda tem vídeo "SEU BLOG NO MEU VÍDEO" onde divulguei 11 blogueiras e pretendo fazer isso mais para frente de novo, tem vídeo SORTEIO de um TABLET e make francês depois desse sorteio vou fazer SORTEIO de uma FILMADORA, meu blog é magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, ms que história mais típica e clichê, gzus kkk eu já imaginava que seria assim só pela autora, pois já li a outra série dela e também não gostei muito. É uma pena o enredo ter potencial, e infelizmente a autora não saber aproveitar bem isso :/

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Vanessa,
    Uma pena a autora não ter desenvolvido tão bem sua trama, mas ainda quero ler “Lágrima” , que despertou meu interesse desde seu lançamento.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Nessa,


    Li algumas resenhas positivas e algumas negativas, mas não me despertou interesse...parabéns pela resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie amiga
    Se sabe que não gosto muito da narrativa da Lauren por causa de Fallen, por isso não pretendo ler outros livros dela. Mas parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir