13/07/2014

Resenha: O Enigma das Estrelas - F. T. Farah

Edição: 1
Ano: 2014
Gênero: Aventura
Páginas: 160
Editora: Geração Jovem
Classificação: 3/5
Comprar: Submarino
O livro O Enigma das Estrelas, do paulistano F. T. Farah, nos traz uma aventura bem interessante e exótica. A história abordada em suas entrelinhas é bem diferente do habitual, mas infelizmente não conseguiu me agradar por completo. O autor usou de muitos artifícios e elementos para compor a trama, o que acabou tornando-a um pouco confusa e até mesmo, maçante em alguns momentos.

A história se passa no município mineiro de Morro dos Ferros, um lugar assolado por muitas erosões, tanto naturais quanto artificiais. Reza-se a lenda que um padre foi queimado vivo após ter sido encontrado junto a uma moça nua e que, antes de morrer, lançou uma maldição sobre a cidade. Desde então, luzes misteriosas pairam pelo local, assolando os seus moradores.

Tal vilarejo mineiro se torna o destino de férias de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho. Cheios de energia e incentivados pelos pais, eles acabam indo acampar no topo do Morro dos Anjos e vivenciam uma experiência de outro mundo, que marcará suas vidas para sempre...

O Enigma das Estrelas é o primeiro volume da série Clube dos Mistérios e nos traz uma aventura infantojuvenil bem diferente do convencional. Apesar de sua originalidade, alguns pontos não me agradaram. Achei que o autor acabou misturando muita coisa de uma só vez, o que gerou uma verdadeira salada mista na trama e acabou me deixando um pouco confusa. Conhecemos extraterrestres com aparência de cobras e uma outra face do cantor Raul Seixas, como uma espécie de profeta do apocalipse, dentre outros elementos sobrenaturais. Não que a escrita não tenha sido criativa, mas achei que ela ficou um pouco saturada devido a tantas informações. Narrado em terceira pessoa de forma bem detalhada e retratando todo o contexto juvenil, a história é interessante e tem os seus atrativos, mas comigo não funcionou muito bem.

"A vida é um negócio esquisito. Ela gosta de pegar a gente no contrapé. Se a gente balança pra um lado, ela joga a gente pro outro. Em um dia a gente dá gargalhada, no seguinte cai em uma tristeza profunda. A vida é um negócio esquisito."

Apesar do teor exótico de seu enredo, os personagens não são muito diferentes do convencional. Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho são crianças de espírito aventureiro e cheias de energia, típicas de um dos filmes da Sessão da Tarde. Como todo pré-adolescente, eles também fazem inúmeras descobertas, tanto no círculo de amizades quanto no campo amoroso. Pelo que eu pude perceber, os próximos volumes de Clube dos Mistérios reservam ainda mais surpresas para eles.

Em síntese, O Enigma das Estrelas é um bom livro e soube mostrar toda a criatividade de seu autor, apesar de não ter me agradado por completo. Achei a trama exótica demais e suas combinações muito excêntricas, o que acabou fazendo com que o enredo não fosse totalmente digerido por mim. A capa é bem teen e a diagramação está excelente, com fonte em bom tamanho, ilustrações belíssimas de Samuel Casal e revisão de qualidade. Mesmo não tendo sido uma leitura de toda agradável, não deixo de recomendar.

Confira o booktrailer de O Enigma das Estrelas:




16 comentários:

  1. Oi Nessa,
    Não conhecia o livro, mas já gostei só pela capinha.
    O livro parece divertido, mas pelo que você comentou ele foge um pouco da realidade neh?
    Mas acho que iria gostar da leitura

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Nessa tudo bem?

    Li algumas resenhas desse livro bem negativas e isso me desanimou em relação a ele.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. a trama parece ser legal mesmo, pena q vc não curtiu muito o livro!

    ResponderExcluir
  4. achei legal usar como referencia uma cidade tão rica em belezas naturais, da pra conhecer um pouco mais, entretanto não me despertou a curiosidade
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie Nessa =)

    Já tinha visto a capa desse livro, mas a sua é a primeira resenha que leio. A premissa parece ser interessante, mas no decorrer da sua resenha eu achei a história um tanto confusa.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary



    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa! Não faz muito meu estilo mas eu ando lendo muitos livros infantos e gostando. Mas acho que este tipo de aventura me lembra mais livros para garotos.

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa!
    até agora estou tentando fazer a resenha desse livro, pois não gostei muito da história, rs
    Bjks!

    ResponderExcluir
  8. oie Nessa
    eu estava bem animada para ler o livro, pois amo infantojuvenil, mas depois da sua resenha vou com calma, e sem expectativas
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Adoro literatura infantojuvenil, mas confesso que não curto livros que ser tornam maçante!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  10. Também não rolou muito pra mim essa leitura, mas acho que meu maior problema não foi nem todas as coisas excêntricas juntas, e sim os ETs meio cobra. Tenho tanto pânico de répteis que não consegui me deixar levar pelo enredo.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Que pena que não gostou tanto assim do livro. Mais sorte nas suas próximas leituras.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nessa, tudo bem?

    Confesso que não curti mt o livro. Achei ele meio fora dos padrões para um infanto juvenil. Achei os Ets muito bizarros. E depois que: que pais são esses que deixam seus filhos acamparem sem nenhuma comunicação?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Acho que não gostei muito do livro não. haha Achei a capa sem graça, e como sou atraída por capas bonitas, não compraria esse livro não. haha

    Beijinhos, Dany.
    http://livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Uow, que legal! Adorei a capa, e também fiquei muito interessada pela história. Pena que o autor pelo visto acabou viajando demais e sobrecarregou o livro :( Ainda assim, acho que vou acabar arriscando na leitura, fiquei mesmo curiosa hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?!
    Não conhecia esse livro, mas amei a capa dele.
    Que pena que não tenha sido uma leitura boa para você.
    Fiquei com o pé atras se iria gostar.
    Bjs

    www.enquantoestavalendo.com

    Se puder/quiser, participe da nossa promoção: http://goo.gl/pFqNTD

    ResponderExcluir
  16. Não me animei muito com esse livro, e quem leu foi uma colunista para o blog, infelizmente ela não gostou muito.

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir