06/07/2014

Resenha: O Momento - Douglas Kennedy

Título original: The moment
Gênero: Romance
Páginas: 528
Editora: Planeta
Classificação: 5/5
Comprar: Saraiva
O Momento, do autor best-seller Douglas Kennedy - com mais de um milhão de livros vendidos ao redor do mundo -, nos traz um romance emocionante e intenso, revelando todos os pormenores da paixão, desde o modo como tudo acontece até o que projetamos e idealizamos no outro. A história se passa na Alemanha de 1984, tendo como pano de fundo o estopim e separatismo que envolveram o Muro de Berlim.

Thomas Nesbitt é um escritor que se encontra em crise de meia-idade e que acaba de passar por um divórcio. Tentando se recuperar do término do casamento, ele vive isolado no Maine, entrando em contato apenas com sua filha, Candace. Sua solidão é interrompida em uma gélida manhã de inverno, quando recebe um embrulho onde está escrito o nome Dussmann. Tal encomenda o desestabiliza completamente, pois traz a tona um caso de amor que ele teve em Berlim há 25 anos atrás, durante um período conflitante e marcado pelas sombras da Guerra Fria.

 Thomas faz de tudo para não abrir a caixa recebida, visto que terá que se confrontar com um passado que manteve secreto durante toda a sua vida. Mas, por mais que protele lidar com isso, ele acaba revivendo todos os momentos que passou em Berlim, um local onde ele encontrou o amor verdadeiro, em toda a sua essência e plenitude.

Petra Dussmann, aquela para quem ele entregou o seu coração, não era apenas uma simples refugiada e sim uma mulher que vivia em um estado de tristeza permanente e que acabou reescrevendo o destino dos dois...

"Você só começa a perceber a importância de um acontecimento, e suas consequências no sentido global de sua existência, muito depois que esse evento deu entrada naquele reino que é chamado de 'memória'".

O Momento é um livro intenso em todos os sentidos. A história incrustada em suas páginas foi muito bem escrita, com uma riqueza de detalhes surpreendente, conseguindo nos transportar para a Berlim da década de 80 e todos os seus conflitos pessoais e políticos. Em meio a um cenário de caos e injustiça, acompanhamos o despertar de um amor, tal como uma flor que nasce no meio das rochas, com todas as suas alegrias e dificuldades. Os personagens foram incrivelmente moldados e nos emocionam com suas trajetórias de vida e, acima de tudo, com os seus anseios e sonhos de dias melhores, que nos remetem a uma verdadeira utopia. Narrado em primeira pessoa por Thomas, de forma sintetizada e até mesmo cosmopolita, vislumbramos suas memórias e nos emocionamos com o desfecho que o destino lhe reservou.

"Nunca, pelo menos até esse momento, eu tinha essa insólita e devastadora sensação de certeza que senti ao ver Petra pela primeira vez. Por mais que tratasse de me convencer, uma voz mais potente superava a vozinha sarcástica que me aconselhava a ter prudência. E essa voz me dizia: Tudo o que você pensa e sente agora é verdadeiro. É ela."

Thomas era alguém que jamais imaginava o que era amar até Petra cruzar o seu caminho. Seus dias se transformaram e passaram a ter um novo sentido, como se o ar que ele respirasse fosse advindo de sua amada. Por ela, ele era capaz de tudo, viver ou morrer. Petra, por sua vez, sempre foi uma mulher misteriosa e de tez triste, e procurava represar os seus sentimentos o máximo possível, até encontrar Thomas. Sua situação não lhe permite grandes aventuras, mas o amor que sente por ele a nutre e faz com que ela tenha forças e fé para viver essa paixão.

Em síntese, O Momento é um romance maduro e intenso, que nos mostra todo o poder do amor e revela que determinados sentimentos são imperecíveis. O seu desfecho é inimaginável e conseguiu me emocionar de uma forma surpreendente. A capa é muito bonita e consegue retratar com precisão Petra e a diagramação está ótima, com fonte em tamanho adequado e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

12 comentários:

  1. Oi Nessa,
    não conhecia o livro, mas parece ser um livro mto fofo.
    Adorei a dica

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Nessa,

    Não conhecia o livro e nem o autor, mas achei bem interessante....boa dica...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. poxa que enredo! deu muita curiosidade, acho que Thomas relembrando seu passado vai emocionar e principalmente nos envolver em uma jornada de amor!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Nessa
    não fazia ideia que esse livro trazia um romance tão empolgante, juro.
    Acho que fui traída pela capa. Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  5. Oie Nessa =)

    Não conhecia esse livro, mas depois da sua resenha vou colocar ele na minha lista de desejados *-*

    Parabéns pela resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa!
    Nossaa! Quero esse livro para ontem!
    bjks!

    ResponderExcluir
  7. Gostei da premissa do livro Van, mas no momento eu não leria sinceramente.

    David - Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)

    ResponderExcluir
  8. Buuuuuum!
    Quem é vivo um dia aparece ou não :p
    Oieeee Tampinha, me abandonaste totalmente, neca de ligações muito menos um oie no Whtas #Ruiiiim :s

    Sobre a resenha, me chamou atenção o tempo em que se passa a estória e envolver política, gosto de ler livros nessa temática, quero ficar nostálgica também.
    Beliscões da Máh <3

    Blog | Twitter ||Instagram

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa, tudo bem??
    Nossa!!!!! Nossa!!!!!!! Que história!!!!!! E que resenha!!!!!!! Você me deixou sem fôlego, o livro parece se bem intenso mesmo, não conhecia, mas agora com certeza vou querer ler.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa
    Eu não conhecia o livro e fiquei bem interessada depois de ler sua resenha. Quero ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi flor,
    Não conhecia esse livro mas com certeza ele me chamou bastante atenção, espero ter a oportunidade de lê-lo.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  12. Oie amiga
    Já tinha visto esse livro, mas não sabia muito da premissa dele. Gostei muito e já adicionei na minha lista de desejados. Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Jessica - Leitora Sempre

    ResponderExcluir