16/07/2014

Resenha: Proposta Inconveniente - Patricia Cabot

Título original: An Improper Proposal
Gênero: Romance de época
Páginas: 350
Editora: Record
Classificação: 5/5
Comprar: Saraiva
O livro Proposta Inconveniente, de Patricia Cabot, nos traz um romance de época muito bem escrito, com personagens fortes, divertidos e cativantes. A história em si é um tanto quanto atraente e tem a dose certa de sensualidade que se espera de uma trama romântica.

O enredo se passa na Inglaterra de 1830 e nos apresenta Payton Dixon, a caçula e única menina entre quatro irmãos. Pelo seu modo de agir e vestir, muitos a confundem até mesmo com um garoto. Porém, agora, prestes a completar 19 anos, ela é obrigada a abrir mão do seu jeito de outrora e ganhar ares mais refinados e sutis, de uma verdadeira dama, já que se encontra na idade de arranjar um bom casamento. É claro que tal ideia não a agrada nem um pouco, já que o seu maior sonho é comandar um dos navios de seu pai, Henry Dixon, dono de uma grande companhia de navegação inglesa.

Payton é persuadida pela cunhada, Georgiana, a se vestir da forma mais feminina possível e, quando resolve usar um espartilho, acaba atraindo a atenção do capitão Connor Drake, amigo fiel de sua família, além de ser sua paixão secreta desde tenra idade. Quando nota que Payton não é mais uma menina e sim uma linda e atraente mulher, Drake fica completamente apaixonado por ela mas, infelizmente, só toma ciência disso no dia de seu casamento.

Além de amargar a dor de ver o seu grande amor se casar com uma mulher dissimulada e a quem Payton acredita se tratar de uma golpista, ela ainda vê o Constant, o navio que tanto ansiava navegar, ser entregue como presente de casamento para Drake. E mais: no dia da cerimônia ela fica sabendo a respeito de uma conspiração contra ele, arquitetada por um grande rival de sua família, Marcus Tyler, com o intuito de roubar um valioso mapa que pertence a Drake, nem que para isso ele tenha que tirar a vida do capitão. Tentando avisá-lo, Payton interrompe o matrimônio, mas todos acreditam que seja uma tentativa frustrada da moça de extravasar seu ciúme.

O que Payton tanto temia, logo acontece. Assim que o barco dos noivos parte rumo às Bahamas, uma equipe de piratas os ataca, ameaçando as duas coisas que a moça mais ama neste mundo: Drake e o Constant. Para salvar a vida de seu amado capitão, ela não pensa duas vezes e se infiltra entre a tripulação do navio. Seu ato de coragem acaba por uni-la ainda mais a Drake e lhe propiciar mais aventuras do que ela esperava...

"Não é nisso que consiste o amor? Não só resistindo às tempestades, mas o fazendo por longos períodos de estagnação sem enlouquecer ou sem passar a se desprezar?"

Proposta Inconveniente não deixa nada a desejar para os demais livros publicados de Patricia Cabot. Com um romance de tirar o fôlego e repleto de cenas divertidas e inusitadas, conhecemos personagens fortes e encantadores, que conseguem conquistar e cativar o leitor, página após página. A obra foi muito bem escrita e possui uma sincronia brilhante e envolvente, que consegue prender sua atenção do início ao fim. Minha única ressalva é a respeito de algumas interjeições e palavreados presentes no enredo que não condizem com a época em que a história se passa, ou seja, início do século XIX, mas, de toda forma, não foi algo que destonasse a magia presente na trama. Narrada em terceira pessoa, de forma coesa e fluída, temos uma história de amor irresistível, permeada de paixão, sensualidade e perigo.

Payton é uma personagem forte e centrada. Por ser criada entre homens, ela adquiriu muitos de seus costumes, e ao contrário das moças de sua época, frágeis e extremamente delicadas, ela é completamente impetuosa e não tem medo de nada, desafiando tudo e a todos. Suas descobertas no campo amoroso são divertidíssimas, pois conseguem retratar toda a sua inocência e pureza da forma mais assimilável possível. Amei o seu romance com Drake, que foi bem construído e consegue encantar devido a riqueza de detalhes e a intensa química presente entre o casal.

"E antes que Payton pudesse se afastar, constrangida, Drake segurou-lhe o rosto com mais força para não deixar que ela escapasse. Então ela usufruiu mais daquele calor que emanava de Drake, pois sentiu os lábios dele nos seus. Simples assim."

Drake é um homem experiente e incrivelmente atraente. Assim como Payton, compartilha da mesma paixão pelo mar e ama a liberdade que possui ao navegar pelo oceano. Ele sempre enxergou a caçula dos Dixon como uma garotinha, mas quando a avista vestida como uma dama e com um decote bastante generoso, logo fica apaixonado por ela. Mesmo estando comprometido com outra moça, ele não consegue controlar os seus impulsos por muito tempo.

"Era uma febre. Drake não sabia mais o que poderia ser. Ele já contraíra inúmeras doenças nas viagens ao redor do mundo, algumas que quase o mataram mais de uma vez. Porém, esta não era como nenhuma outra. Era uma febre que queimava lentamente e parecia ficar mais forte toda vez que Payton Dixon estava em seu ângulo de visão. Não havia explicação. Nenhum médico no mundo poderia diagnosticar sua natureza exata, menos ainda prescrever uma cura. Ele só podia sofrer..."

Em síntese, Proposta Inconveniente é um romance maravilhoso, que consegue encantar pela sua sensualidade como também divertir devido as cenas inusitadas presentes na trama. A narrativa de Patricia Cabot é deliciosa e consegue nos entreter e arrancar suspiros do início ao fim. A capa é linda e a diagramação está ótima, com fonte em tamanho agradável e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

15 comentários:

  1. Querooooo ler!!!! Ainda não conheço nada da Patricia Cabot... Vai pra lista dos "Desejados"!!! =]

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nessa!
    Eu não gostei nenhum pouco de Proposta Inconveniente e particularmente não concordo com muita coisa, haha. Mas cada um tem sua opinião, não tem jeito. A Payton me irritou muito e não consegui ficar cativada por nenhum personagem, a não ser Georgiana, que eu gostei um pouquinho mais. Só acho que o tema "piratas" poderia ter sido melhor trabalhado no livro, e as descobertas da Payton sobre sua feminilidade e sexualidade aconteceram de uma forma muito abrupta na minha percepção, do tipo: numa hora ela era uma menina inocente, na outra já parecia uma mulher experiente. Coisas assim não me convenceram muito durante a leitura, por isso dei 1 estrela pro livro. Mas pelo menos você conseguiu se divertir com a história :D
    Um beijo!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa,
    eu amooo a Meg e quero muito ler este livro.
    Pelo que você escreveu eu vou adorar a leitura

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa,
    Gosto de livros com aventuras e protagonistas corajosas e pelo que li na sua resenha “Proposta Inconveniente” possui as duas coisas, então acredito que ele irá me agradar.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. nunca li nenhum livro da autora, mas morro de vontade pois além de uma capa linda tem aquele jeito de romance histórico que te conquista!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Depois desse boom de resenhas do livro da Patricia, preciso me animar pra ler os 2 que tenho lá (de outra editora). Adoro essa autora como Meg, mas nunca li nada romântico épico que tenha escrito. Tomara que eu goste tanto quanto vc.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa!
    Esse livro é lindo!! Adorei a leitura desse romance! Recomendo totalmente \o/
    Bjks!

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Esse livro tem tudo de que gosto, parece ser perfeito.
    Essa capa ficou muito linda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie Nessa =)

    Infelizmente as minhas experiencias com os livros da Meg, como Patricia Cabot são foram as melhores. Gostei bastante dos livros de época que li dela, mas de verdade esperava algo mais sabe?

    Apesar disso sua resenha me deixou bastante curiosa para ler esse livro. Vou dar uma chance *-*

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. Oie amiga
    Eu li Proposta Inconveniente recentemente é amei. Ainda não tinha lido nada da Meg.como Patricia é adorei a escrita. Payton é muito divertida e alegre. Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Jessica - Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  11. Parece ser uma história muito boa mesmo, bem cativante. Assim que puder, vou ler também :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ain! Necessito urgentemente desse livro!!! AMO os livros dela!!!
    Bjs, se puder comentar nessa resenha ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/07/despertar.html
    Bjs, Nay =D

    ResponderExcluir
  13. Oii Nessa. Adorei sua resenha, fiquei mto interessada no livro, ainda não conhecia. Gosto de romances de época!!
    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Omg!!!
    Quando vi o lançamento desse livro fiquei super interessada, mas nunca tinha visto uma resenha, a sua foi a primeira, e simplesmente amei <3 Ficou tão perfeita e instigante!
    Com certeza irei comprar o livro!
    Parabéns pela resenha, ARRASOU!

    Beijos!
    aculpaedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Nessa,

    Não conhecia esse livro e não li nada da autora ainda, mas futuramente pretendo....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir