30/07/2014

Resenha: Uma Carta de Amor - Nicholas Sparks

Título original: Message in a bottle
Gênero: Romance
Páginas: 288
Editora: Arqueiro
Classificação: 5/5
Comprar: Livraria Cultura
O livro Uma Carta de Amor, do autor best-seller Nicholas Sparks, nos traz um romance maduro e intenso, que consegue retratar com precisão tanto o poder quanto a fragilidade do amor. A história arraigada em suas páginas esbanja esperança, superação, e claro, muita emoção.

Theresa Osborne, uma famosa colunista, se divorciou há três anos do marido, assim que descobriu que havia sido traída por ele. Desde então, ela nunca mais se envolveu com ninguém e julga não acreditar mais no amor.

Persuadida pela chefe, ela resolve sair de férias e passá-las em Cape Cod. Em uma bela manhã, logo após terminar sua corrida pela praia, ela encontra uma garrafa arrolhada com uma folha de papel dentro. Ao abri-la, Theresa descobre a seguinte mensagem:

"Minha adorada Catherine,
Sinto a sua falta, querida, como sempre, mas hoje está sendo especialmente difícil porque o oceano tem cantado para mim, e a canção é a da nossa vida juntos. Quase posso sentir você ao meu lado enquanto escrevo esta carta, assim como o perfume de flores silvestres que sempre me faz lembrar você. Mas neste momento essas coisas não me dão prazer. Suas visitas têm sido menos frequentes, e às vezes acho que grande parte de quem eu sou está aos poucos se afastando para longe".

Completamente encantada com o teor romântico contido em tais palavras, Theresa se empenha em descobrir quem é o famoso autor, que assina suas mensagens apenas como Garrett. Após uma incansável busca, ela acaba descobrindo outras cartas dele, que por sua vez, mexem ainda mais com os seus sentimentos, fazendo com que ela o procure em uma pequena cidade litorânea da Carolina do Norte.

Quando o conhece, ela descobre que há três anos Garrett vem chorando por seu amor perdido e que, assim como ela, pode estar pronto para um novo recomeço. Unidos pelo destino, Theresa e Garrett vão se encontrando cada vez mais um no outro e unindo forças em busca da felicidade e do amor...

Uma Carta de Amor nos traz uma história madura e cheia de esperança, com todas as suas imperfeições e escolhas. Acompanhamos um romance intenso e comovente, tendo como foco a busca da felicidade, apesar de todos os espinhos que se opõe em seu caminho. Me emocionei bastante com o livro, principalmente por conta do momento em que o li, e me identifiquei bastante com os protagonistas e suas trajetórias. Narrado em terceira pessoa, de forma leve e fluída, vislumbramos todo o poder do amor e as transformações que ele pode gerar em nossas vidas.

Theresa é uma mulher que amou intensamente, se entregou e foi traída. Apesar de manter um relacionamento pacífico com seu ex-marido, é visível o quanto a separação lhe deixou marcas profundas, feridas que parecem nunca se cicatrizar. Ela não é uma pessoa amargurada, mas ergueu algumas barreiras ao seu redor, por medo de se machucar novamente. Quando tem a oportunidade de ler as mensagens de Garrett, fica completamente encantada com o todo o romantismo e sentimento incrustados nelas, e se empenha em descobrir sobre quem está por trás delas. Para seu deleite, ela não se decepciona e consegue enxergar o quão afetuoso e doce é Garrett...

Garrett, por sua vez, é alguém que também amou com todas as fibras de seu ser, mas que infelizmente foi separado de sua amada de forma bastante dolorida. Ele nunca se conformou com esta perda e padece de uma dor profunda, quase que visceral. A presença de Theresa mexe muito com ele, fazendo com que novos sentimentos sejam despertados em seu ser. Tais como pássaros feridos, eles se unem e juntam forças naquele que será o maior voo de suas vidas: o da busca pela felicidade.

Em suma, Uma Carta de Amor foi um livro que mexeu comigo do início ao fim. Como eu disse anteriormente, me identifiquei bastante com a história e também com a faceta dos personagens e não consegui conter a emoção durante a leitura. As mensagens de Garrett são incrivelmente poéticas e exalam sentimentalismo puro, de modo quase que palpável, dando todo um toque lírico ao enredo. Em 1999, foi feita uma adaptação cinematográfica da obra, com Kevin Costner e Robin Wright no elenco e que, para a felicidade dos fãs, conseguiu ser tão emocionante e encantador quanto o livro. A capa é bonita, mas acredito que poderia ter sido um pouco mais elaborada e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

Confira o trailer do filme Uma Carta de Amor:



14 comentários:

  1. Oie

    Nossa, sua resenha me deixou muito curiosa. Eu já gosto dos livros do autor e quase solicitei este para editora, agora sim quero já ler.
    Adoreii sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. pelo visto a leitura é super emocionante e fascinante, eu não consigo deixar de me sentir apaixonada por sua capa e enredo... minha vontade é ler imediatamente, mas estou aguardando passar a ressaca literária pra poder aproveitar do começo ao fim!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa,
    As tramas do autor são sempre tocantes, mas acabo adiando a leitura de seus livros, por conta de seus finais nem sempre felizes. Gostei da resenha!!

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou louca por esse livro, muito tempo que não leio um livro do meu querido Nicholas e esse parece ser tão bom quanto os outros! Gostei muito da sua resenha, bem completa, daquelas que deixa a gente doida pra pegar o livro e devora-lo, pena que ainda não tenho na minha estante... :/

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Gosto dos livros do Sparks e to com muita vontade de ler esse, parece ser uma romance bem legal e por ser mais antiguinho da mais vontade ainda :)
    Beijos
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. oie Nessa
    Nicholas nunca decepciona com seus romances.
    Faz tempos que não leio nada assim, mas só esse quote me deixou aqui suspirando. Quero pra ontem.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Oie.

    Toda vez que leio uma resenha de Nicolas Spark eu fico chateada comigo mesma.
    Sabe eu já até vi dois filmesbaseado em livros dele, mas não tenho nenhum livro dele em minha estante. Gostei demais da sua resenha e quem sabe Uma carta de amor seja o primeiro que irei comprar.

    Visite: Paradise Bookss

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olha, tava tudo muito bonito até a parte que ela resolve ir atrás dela. Entendo que o decorrer da história seja boa e até mesmo apaixonante, mas eu não consigo engolir o fato de ela ter ido atrás do cara só por se encantar com a escrita dele, numa carta perdida D: sei lá, talvez meu lado romântico esteja um pouco apagado ahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "O Silêncio das Montanhas", vem conferir!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu sempre gostei bastante dos livros do Sparks, acho que já li mais da metade dos livros que ele lançou. Porém ultimamente eles não tem me chamado mais a atenção. Tenho livros dele que ainda não li na estante, e não é pra eles que eu olho quando procuro o que ler =/ Não sei, acho que eu precisava dar uma pausa no romance do Sparks.
    Mas a sua resenha reacendeu minha vontade de ler os livros dele. Uma Carta de Amor parece tão mágico e fofo *_* esse eu não tenho, mas vou procurar pra comprar e espero lê-lo logo :) Adorei mesmo a resenha!
    Beijos!
    http://addictionforbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Hey, Nessa!

    Esse livro é mesmo lindo, né?
    Eu fiquei encantada.
    Acho que não há nenhum livro do Nicholas que eu não goste. :D

    Beijos!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa =)

    Infelizmente não gostei deste livro do autor tanto quanto você gostou =/ Eu gosto dos livros do Nicholas Sparks, mas este não me conquistou.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho o DVD do filme já há algum tempo, lembro que minha mãe desidratou assistindo. rs Ainda não li o livro, mas a julgar pela adaptação parece bem bom.
    Andava meio desanimada pra ler Sparks, mas acho que vou gostar desse.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  13. Olá Nessa,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e pela sua resenha sei que vou gostar bastante....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Nessa!!
    Achei sua resenha muito envolvente. É impossível não querer ler. Tenho todos os livros do Nicholas Sparks, pois sou fã mesmo. Este livro já saiu da minha estante e está minha cabeceira para próxima leitura. Li recentemente "Três semanas com meu irmão" e nele é possível acompanhar os acontecimentos da vida de Nicholas que deu origem a muitos de seus livros. O livro "Uma carta de amor" foi inspirado em seu pai e a batalha dele contra o luto, após a morte da mãe de Nicholas.
    Vale a leitura!
    Um grande abraço e sucesso!!

    ResponderExcluir