17/08/2014

Resenha: Boneco de Neve - Jo Nesbo

Título original: Snomannen
Gênero: Thriller policial
Páginas: 420
Editora: Record
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Boneco de Neve, do autor norueguês Jo Nesbo, nos traz um thriller eletrizante, permeado de cenas aterrorizantes e macabras, onde nada é o que parece. Apesar do começo da história ser um pouco lento, após as 200 primeiras páginas, a adrenalina corre solta pelo enredo, prendendo a atenção do leitor do início ao fim.

É novembro em Oslo e a primeira neve do ano acaba de cair pelo lugar. Birte Becker chega do trabalho e elogia o marido e o filho pelo boneco de neve presente no jardim da família, mas eles dizem que ele não foi feito por nenhum deles. Ao olhar pela janela, Jonas, seu filho, nota que a figura gélida está virada na direção da casa e parece olhar subitamente para eles.

Quando o inspetor policial Harry Hole recebe uma carta assinada pelo pseudônimo "Boneco de Neve", nem imagina o tenebroso significado por trás disso. Várias mulheres começam a desaparecer pela Noruega, todas casadas e com filhos, logo após um boneco de neve aparecer misteriosamente em frente as suas casas. Harry percebe que está envolto em uma trama complexa e mortal, onde um serial killer é quem dá as cartas e é capaz de quebrar todas as regras para tornar o seu jogo macabro ainda mais interessante...

"As boas histórias nunca são sobre o sucesso regular, mas sobre as perdas espetaculares."

Boneco de Neve nos traz uma história de suspense um tanto quanto macabra, e claro, criativa. O conteúdo de suas páginas se torna até mesmo perturbador com o deslanchar da leitura, visto que as cenas são bem aterrorizantes e descritas da forma mais crua possível. Como eu disse inicialmente, o começo do livro é um pouco lento, devido as inúmeras informações que nos são apresentadas, mas depois o ritmo acelera e somos apresentados a um verdadeiro quebra-cabeça, onde todos são suspeitos em potencial e nada está descartado. Narrado em terceira pessoa de modo bastante descritivo e acentuado, é um thriller policial instigante, repleto de mistério e com um desfecho surpreendente.

"Já possuía algumas respostas, mas não todas. Nunca todas. Por exemplo: se maldade e loucura são duas coisas distintas ou se somos apenas nós que decidimos chamar de loucura tudo que está além daquilo que compreendemos como motivo para a destruição. Somos capazes de entender que alguém precisa soltar uma bomba atômica sobre uma cidade de civis inocentes, mas não que outros tenham que retalhar prostitutas que espalham doenças e decadência moral pelos bairros pobres de Londres. Dessa forma, chamamos a primeira situação de realismo, e a segunda, de loucura."

Harry Hole, o investigador da trama, é apresentado de forma visceral ao leitor, com todos os seus defeitos e qualidades. Ao contrário de alguns livros, que pintam o mocinho da história de modo pueril e surreal, aqui a sua personalidade é explorada em todas as suas facetas, mostrando suas angústias, anseios e imperfeições. O serial killer que surge em seu caminho é diferente de tudo aquilo que ele já viu em sua longa carreira policial, e quanto mais ele destrincha os seus passos, mais longe percebe que está de descobrir sua real identidade. Ele foi muito bem camuflado no enredo e eu mesma nem fazia ideia de quem ele poderia ser, o que me surpreendeu bastante ao longo do livro.

Em síntese, Boneco de Neve é um thriller policial muito bem escrito, com personagens marcantes e cenas diabolicamente macabras. A história é arrepiante, além de complexa, e conseguiu prender a minha atenção do início ao fim. A capa é bonita, além de ser chamativa e bem coerente com o enredo e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

13 comentários:

  1. Oi Nessa, tudo bem?

    Logo que acessei o blog a capa desse livro juntamente com o título chamaram a minha atenção ai fui com animação e curiosidade para ler a resenha logo e ver do q se trata. Posso dizer que fiquei com muita vontade de ler, vou ter que comprar esse livro na bienal, tenho certeza que irei gostar. O estranho é que eu não o conhecia o.O

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa =)

    Eu amo livros do gênero, e saber que este é tão bom me anima.
    Estou com ela para ler aqui e vou aproveitar minhas férias para lê-lo.
    Adorei a dica.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa,
    confesso que não faz meu estilo de história.
    Não leria no momento, mas quem sabe isso mude

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa :)
    Então, eu quero muito ler esse livro. Pedi de amigo secreto o ano passado, mas não me deram :/ Triste. Enfim, vou colocá-lo na minha lista pra Bienal, quem sabe. Adorei sua resenha, que bom que super gostou do livro.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa, tudo bem?

    curto livros policiais, mas com algumas moderações huhhauhua. Fiquei com medinho quando vc disse que a história é um pouco macabra. Acho que esse livro seria daqueles que eu só leria de manhã =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. eu fujo dessas leituras Nessa, na verdade ela me deixam muito arrepiada! creio que se ler um livro desse até sonho!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nessa!
    Ficção Policia é o meu gênero favorito. E esse livro, além de ter uma premissa interessantíssima, parece desafiar a inteligência do leitor, prendendo-o em cada página. Fiquei interessado nesse livro, e os elementos de horror só servem para tornar a história ainda mais macabra e interessante!
    Adorei a resenha, parabéns!!

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oii..
    Ainda não conhecia este livro, mas gostei da descrição que fez da história.
    Eu gosto muito de livros policiais, só não gosto muito com coisas muito macabras..rs Sei lá, algo que me dá medo.
    Mas gostei muito da leitura e me interessei pelo livro. Quem sabe eu leio.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nessa vida de leitora eu li pouquissimos policiais, mas adore sua dica, já adcionei o livro e espero poder ler ele em breve :D

    aliás, belissima resenha ><

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Confesso que não tinha me interessado por esse livro a primeira vista, mas
    depois da sua resenha estou tentada a conferir a estória, adoro livro do gênero e se ele é tudo isso que você falou, me parece ser um livro incrível.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie Nessa =)

    Livros assim me deixam arrepiada rs... Sou medrosa mesmo.
    Fico feliz em saber que você curtiu a leitura ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Oi flor,
    Nossa não conhecia esse livro mas achei interessante, parece ser um livro bem instigante. Tenho uma prima minha que adora esse estilo vou recomendar para ela também.
    Bjss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Estou bem interessado por esse livro, minha amiga estava vendendo por 10 reais, acho que vou acabar comprando dela. Tinha me interessado só por conta da capa, essa é a primeira resenha que leio e com certeza quero conferir essa história de perto.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir