16/08/2014

Resenha: Contos da Seleção - Kiera Cass

Título original: The Selection Stories
Gênero: Romance/Distopia
Páginas: 262
Editora: Seguinte
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Contos da Seleção, volume complementar da trilogia A Seleção, de Kiera Cass, nos traz dois contos exclusivos da saga narrados pelos protagonistas masculinos da trama, Aspen e Maxon. Conhecemos um pouco mais a respeito desses personagens, algo que eu achei bem interessante, além de vislumbrarmos cenas inéditas retratadas pelo ponto de vista de ambos. Não se trata de uma obra tão profunda, mas não deixa de ser um presente adorável para os fãs da trilogia.

Antes de dar-se início a Seleção, Aspen era o namorado secreto de America e dono de seu coração, com que a moça fazia planos de ficar para o resto de sua existência. E quanto ao príncipe Maxon, havia outra garota em sua vida...

Ao longo dos volumes anteriores, ficam perceptíveis quais são as angústias e dúvidas de America, já que os livros são narrados sob sua perspectiva. Em Contos da Seleção, conhecemos o ponto de vista dos dois homens que lutam pelo seu coração, ao mesmo tempo que nos afeiçoamos a eles e claro, repudiamos algumas de suas atitudes.

No conto O Príncipe, conhecemos uma outra faceta de Maxon, além de adentrarmos em seus pensamentos mais profundos e descobrirmos suas inquietações, principalmente no que concerne a escolha de sua futura esposa, que se dará com o término da Seleção. Já em O Guarda, temos uma visão ampla das emoções de Aspen, o ex-namorado de America, que se arrependeu de tê-la incentivado a entrar na disputa e resolve trabalhar como soldado no palácio durante o concurso.

Contos da Seleção é um prato cheio para os fãs da saga, visto que apresenta a história sob outras perspectivas, fazendo com que a visão a respeito dos personagens seja ampla e até mesmo, panorâmica. Além dos contos, que foram bem amarrados e sintetizados na trama, somos brindados com uma entrevista com Kiera Cass, onde ela revela como foi a confecção dos livros e de seus protagonistas, além dos três primeiros capítulos de A Escolha, o terceiro e último volume da trilogia. Como eu disse anteriormente, a leitura não chega a ser tão densa, mas conseguiu preencher algumas lacunas presentes na história e nos revelar alguns aspectos sobre Aspen e Maxon antes nunca vistos. Narrado em primeira pessoa pelo núcleo masculino da trilogia, a obra é uma leitura indispensável para os admiradores deste enredo tão aclamado.

"Se ela visse meu rosto, notaria como fiquei boquiaberto quando eu, enfim, a vi pela primeira vez. As nuvens se abriram no momento exato, e a lua iluminou completamente seu rosto. E como se não bastasse ela ser capaz de me enfrentar e não ter medo de ser ela mesma, America tinha uma beleza impressionante."

Maxon continua adorável como sempre. Percebemos que para ele também não é fácil passar pela Seleção e muito menos esconder os sentimentos que tem por America. Outro fato interessante é descobrirmos que antes de todo este estopim, uma garota também foi apaixonada por ele, apesar de não ter o seu afeto correspondido. É claro que algumas de suas atitudes não me agradaram, como era de se esperar, mas isso não faz com que ele continue sendo o meu queridinho na disputa.

Confesso que eu nunca simpatizei tanto com Aspen como gostaria, visto que não entendia (e ainda não entendo) como uma pessoa ama alguém e lhe aconselha a participar de uma disputa em busca de um marido, mas neste livro tive uma leve simpatia por ele. Logicamente que nada do que ele diga ou faça irá justificar sua atitude infundada, mas percebemos que ele realmente ama America, do seu modo, e que é capaz de tudo para protegê-la e livrá-la dos perigos.

Em síntese, Contos da Seleção veio para complementar a trama e dar espaço e voz a outros protagonistas, tornando a história ainda mais abrangente e compacta. Os bônus contidos no livro são sensacionais, principalmente o bate-papo com a autora, que foi bem descontraído e interessante e a playlist dos volumes anteriores da trilogia, A Seleção e A Elite, que vai de Sarah Bareilles à Paramore, além de conter trechos específicos referentes as falas dos personagens. A capa é incrivelmente bonita e a diagramação está excelente, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e a ilustração de uma pequena coroa no começo de cada capítulo. Recomendo ☺

Confiram as resenhas dos volumes anteriores da trilogia A Seleção:

►A SELEÇÃO
►A ELITE


11 comentários:

  1. Gostei bastante desse livro.
    Achei muito bacana conhecer melhor os rapazes e ver as coisas pelo lado deles.
    Passei até a gostar mais do Aspen depois de conhecer mais sobre ele. E desgostei do Maxon em alguns momentos haha
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa :)

    Eu gostei muito da trilogia A Seleção e estou louco para ler esse livro. Sempre gostei do Maxon e também, se tivesse no lugar dele, ficaria confuso. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Li a trilogia e mais esses dois contos em pouco mais de 48 hs, gostei bastante,
    de ter a oportunidade de vislumbrar a estória pelo olhar dos outros personagens envolvidos.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Nessa,

    Vejo só comentários positivos sobre essa série, espero ler um dia, parabéns pela sua resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. também não gosto do Aspen!
    rsrsr
    estou louca para ler os livros e descobrir mais sobre Maxon, meu príncipe gato!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ain, amo essa trilogia. Tenho "Contos da Seleção" aqui, e estou com muita vontade de ler, porém não tenho nem previsão de quando o farei. Talvez por já ter lido o último volume, meu interesse no livro não seja tão grande quanto se estivesse ainda em "A Elite". Também nunca consegui simpatizar muito com o Aspen, Maxon sempre foi meu queridinho <3

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Confesso que ainda não li nada da série "A seleção". Não é por falta de vontade e sim de tempo!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa, eu sou doida para conferir esta trilogia.
    Ainda não comprei, mas as resenhas que tenho lido, estão me deixando cada vez mais ansiosa pela leitura.
    Bem legal saber que o conto, vem elucidar algumas coisas, e mostrar um pouco mais da históti.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olááá!
    Nessa, não sei o porque essa trilogia não me atrai!
    sempre fico pensando "ler ou não ler" e acabo pegando outra coisa... isso que quase todas as criticas que leio são super positivas!
    a pesar de muita gente achar que esse contos, que estão super na moda lançar, sejam puro marketing ou para vender mais... eu adoro! sempre complementam a trama....!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  10. Oie Nessa!! Eu gostei muito do conto do Príncipe, o Guarda nem tanto... #TeamMaxon sempre hahaha

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi flor,
    Simplesmente me apaixonei por essa série inclusive tem resenha dela lá no blog hoje, fiquei tão fascinada que devorei o segundo livro após o primeiro e não vejo a hora de ler o último livro da saga. Adorei saber que temos mais uma pequena amostra da seleção com os pontos de vista dos meninos que na minha opinião sçao sempre melhores do que das garotas "mimimi"...rsrs. Com certeza vou querer ler.
    Bjss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir