30/08/2014

Resenha: A Fada - Carolina Munhóz

Edição: 2
Ano: 2011
Gênero: Romance sobrenatural
Páginas: 224
Editora: Novo Século
Classificação: 5/5
Comprar: Saraiva
O livro A Fada, da autora Carolina Munhóz, nos traz um romance leve e sutil, envolto por magia e descobertas. Apesar de não ser uma história tão densa, consegue encantar pelos elementos presentes na trama e, sobretudo, pela escrita assimilável e gostosa que nos transporta para Londres como em um passe de mágica.

Em seu aniversário de 18 anos, os jovens geralmente ganham presentes caros, viagens exuberantes, festas surpresas e afins. Mas esse não foi o caso de Melanie Aine, que acabou se deparando com a morte do pai, além de ter ganho uma tatuagem pra lá de estranha e ter descoberto que não é um ser humano como todos os demais.

E além de todas essas descobertas excêntricas em um prazo de tempo tão curto, Mel ainda descobre que por trás da nebulosa e sombria Londres se esconde um mundo fantástico que não pode ignorar, justamente por fazer parte dele. Tal legado lhe acarreta diversos problemas pessoais, mas ela precisa se adaptar, já que não pode fugir de seu destino.

Dentre os pontos positivos deste místico acontecimento, ela pode destacar o fato de ter conhecido Arthur, um rapaz misterioso que vem de uma longa linhagem de bruxos e com quem tem uma relação um tanto quanto turbulenta, beirando afeto e fúria. Um afeto que pode preenchê-la por completo e lhe conduzir a vida eterna. Uma fúria que pode levá-la a morte e posteriormente, ao esquecimento...

"Havia a imagem de uma fada. Um desenho preto com cores envelhecidas, ainda saltando da pele machucada. Parecia uma tatuagem. Mas a dor de se fazer uma daquelas não conseguia ser tão violenta. Por que existia uma fada com asas abertas em minha cintura?"

A Fada nos traz uma história doce e singela, permeada de descobertas e superações. Mesmo não se tratando de uma trama tão profunda, as lições contidas em suas páginas são bem interessantes e conseguem nos levar a reflexão. Passamos por muitos momentos especiais em nossas vidas, mas isso não significa que eles serão eternos e é justamente isso o que a autora pondera em suas entrelinhas. Narrado em primeira pessoa por Mel, conhecemos seus sentimentos, anseios e dúvidas em meio a um universo tão surreal e surpreendente.

"O que eu sentia podia parecer familiar, mas não era. Eu nunca havia me apaixonado por alguém. Ou se havia, não sabia de verdade como funcionava a coisa. Será que realmente criei uma armadilha e fui pega por ela? Podia estar tão envolvida, tão certa dos próprios sentimentos, e tão confiante nos sentimentos dele? Isso se ele também estivesse interessado em mim. Definitivamente havia algo anormal ali. Algo que fazia uma parte de mim ficar avoada todas as vezes em que pensava nele. Sentia borboletas brincarem no estômago. O coração forte como um tambor. Parecia uma criança. Mas não podia ser assim."

Mel amarga momentos de muita tensão em sua vida e logicamente que ela não está preparada para lidar com isso à primeira vista. No começo do livro, notamos sua indecisão e medo, que são bem compreensíveis, e ao decorrer dos capítulos, podemos vê-la mais madura e independente. O seu romance com Arthur não me cativou tanto quanto eu gostaria e atribuo a isso o fato de não ter me afeiçoado tanto a esse personagem. Mesmo ele sendo alguém especial na vida de Mel, além de tê-la despertado para o amor, nota-se uma certa frieza por parte dele, além de faltar aquele ar romântico de mocinho que tanto me encanta.

Resumidamente, A Fada é uma história bem escrita e gostosa, recheada de magia, feitiços e criaturas sobrenaturais. Não chega a ser uma leitura extremamente profunda, mas nos mostra como se sobressair e principalmente, como superar determinadas situações em nossas vidas, além de ter um desfecho surpreendente. A capa é muito bonita e arrisco a dizer uma das mais belas das edições do livro já publicadas e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, diversas ilustrações fofas e revisão de qualidade. Recomendo☺

18 comentários:

  1. Oi Nessa, tudo bem?

    Eu tenho muita vontade de ler esse livro. O pessoal diz que o outro que ela escreveu (esqueci o nome, mas é de fada) é bem ruim e esse é bom. Sua resenha comprovou que o livro é realmente gostoso, por isso, vou passá-lo na frente na lista de desejados. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa!
    Gostei do enredo, vou adorar a leitura =D
    Bjks!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa, tudo bem?
    Carolina nasceu perto da minha cidade, sabia?
    ainda não tive a oportunidade de acompanhar o trabalho dela, mas acredito que as tramas sejam simples, mas não menos envolventes!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa,
    Não conhecia o livro, mas gostei da trama. Espero poder lê-lo no futuro.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que ótimo saber que o livro é assim bom! Tô querendo comprar "O reino das vozes que não se calam" da mesma autora, e estava com um certo receio por ser relativamente fino e nunca ter lido nada da autora, mas gostei bastante da resenha, esse livro inclusive parece ser bem envolvente também!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "No Escuro" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  6. Oláááá!
    aaai que delicia saber que o livro é cheio de reflexoes...! E a capa é realmente maravilhosa!
    espero que a oportunidade de le-lo me apareça! :)

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nessa!
    Quero muito ler alguma coisa da Carolina, os livros dela parecem ser fantásticos. Sua resenha me fez retomar a vontade de ler esse livro *--*
    Beijo!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nessa.
    Saudades das nossas conversas, hein!
    Nunca li nenhum livro da Carolina Munhóz, porém sou LOUCA para ler Féerica, parece ser um livro recheado e com uma história muito legal. Gostei muito do enredo desse livro dela, não o conhecia mas vou anotar a dica, adorei a resenha, parabéns!
    pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Boa resenha. Quero muito ler esse livro ainda :) Não tive a oportunidade de ler nada da autora ainda.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Nessa,
    Já li resenhas positivas e negativas do livro, mas mesmo assim tenho curiosidade, temos que conhecer os novos autores nacionais, ótima resenha....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
  11. Oie Nessa =)

    Depois de ler várias resenhas negativas sobre os livros da Carolina Munhoz eu meio que desanimei de conhecer o trabalho dela. Na verdade a sua é a primeira resenha positiva que leio e de certo modo fico feliz em saber que a leitura pode até valer a pena. Quem sabem mais para frente eu não acabe lendo ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Que capa linda...
    Não sou mundo chegada em fantasia, mas esse livro me deixou super curiosa,
    amo romance, qualquer que seja, não me lembro de ter lido nada parecido, gostaria de lê-lo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Vanessa!
    Engraçado, sempre achei as fadas seres incríveis na literatura (não no cinema, rsrs, as da Disney são muito aguinha com açúcar). Acho bom um livro que se utilize desse tema, ainda mais com uma história centrada em Londres, uma das cidades mais fascinantes do mundo!

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Nessa,
    li este livro faz alguns meses, e confesso que não gostei tanto quanto você.
    Não curti muito o estilo, mas vou arriscar outro da autora para ver se me animo

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Nessa
    Faz tempo que eu quero ler algo da autora, adoroo essa temática.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. E aí Nessa, tudo certo?
    Pra ser sincero eu nunca me interessei por livros, filmes e séries sobre fadas. Talvez seja por preconceito em achar que sempre vai ser aquela leitura água com açúcar. Realmente a capa é linda e embora você tenha gostado do livro eu vou passar, haha.
    Grande abraço e que a força esteja com você!
    www.paradageek.com

    ResponderExcluir
  17. Amiga eu sinceramente estou doida para ler esse livro já faz muito tempo. Eu comprei TODOS da Carolina Munhoz lá na Bienal de SP e pude também conhecê-la e trazer meus livros todos assinados. Eu achei os livros dela lindos, mas ainda não os li e quero fazer isso o mais rápido possivel, porque deve ser ótima as histórias, principalmente da FADA. Adorei a sua resenha, até porque me chamou muita atenção tendo tanta fantasia, coisa que adoro !! Enfim...Parabéns pela sua postagem. Adorei mesmo =]

    E vc n foi na Bienal? Seria tão legal te conhecer
    Se cuida minha querida e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Nessa,
    Sabe que faz tempo que esse livro me chama a atenção, mas não sabia exatamente o que encontrar nele sua resenha me esclareceu um pouco mais da leitura, parece uma leitura gostosa mesmo. Uma pena o mocinho não ter lhe encantado, isso realmente é uma coisa que faz a diferença para o bom romance as vezes.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir