12/08/2014

Resenha: Princesa Adormecida - Paula Pimenta

Edição: 1
Ano: 2014
Gênero: Romance infantojuvenil
Páginas: 192
Editora: Galera Record
Classificação: 5/5
Comprar: Saraiva
O livro Princesa Adormecida, da autora mineira Paula Pimenta, nos traz uma releitura do clássico A Bela Adormecida, escrito de uma maneira bem jovial e doce. A leitura é extremamente fluída, apesar de não ser muito densa, e é ótima para entreter e passar o tempo. Em comparação com os demais livros da escritora, achei esse um pouco mais teen, apesar de ser muito bom.

Anna Rosa é uma garota órfã, que foi criada pelos três tios desde que era criança. Durante a semana, ela vive em um colégio interno, onde se dedica com afinco aos estudos e a sua grande paixão: a música. Os tios sempre foram super protetores e isso a incomoda bastante, principalmente quando ela acaba descobrindo o amor.

Anna sempre foi muito obediente mas quando se apaixona acaba por romper as rédeas, deixando seus tios em parafuso. O que tinha tudo para se tornar uma bela história de amor, acaba virando um terrível pesadelo: assim como a heroína dos contos de fadas, Anna cai em um sono profundo e quando desperta, percebe que seu mundo virou de cabeça para baixo e que tudo que viveu até hoje não passava de mentira...

"Imagine acordar e descobrir que o mundo que você achava que era real nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida".

Princesa Adormecida nos traz uma releitura doce de A Bela Adormecida, com novas cores e nuances. A história foi adaptada para os tempos atuais e nos apresenta várias referências pop, principalmente no que concerne a música. A autora não se aprofundou muito na trama, mas soube escrevê-la de um jeito encantador e cativante, fazendo com que a leitura seja extremamente fluída. Narrado em primeira pessoa por Anna Rosa, conhecemos sua história tão surreal e o seu romance com Phil, por sinal, muito fofo.

"Era uma vez uma princesa. Ela era a mais bela do reino. Era também meiga, inteligente e talentosa. Todos a admiravam. Todos queriam estar perto dela. Todos queriam fazê-la feliz, pois o seu sorriso iluminava o mundo inteiro."

Anna Rosa é uma garota de dezesseis anos como outra qualquer, apesar do extremo zelo que recebe por parte dos tios. Apaixonada por animais e música, é uma sobrinha bem obediente e amorosa. Quando se apaixona, virtualmente falando, acaba por querer infringir as regras, o que lhe coloca em perigo. Seu romance com Phil é tão fofo e consegue retratar bem todos os deleites e receios do primeiro amor, o que me causou até mesmo uma certa nostalgia. Suas amizades também foram bem sintetizadas na trama, além de demonstrarem com precisão o afeto e ternura presentes entre ela e suas amigas.

Em síntese, Princesa Adormecida é um ótimo passatempo e cumpre o seu objetivo de entreter o leitor. É um livro bem despojado e jovial, não muito profundo, mas que independente disso consegue ser uma leitura muito gostosa e encantadora. A capa é um tanto bonita e a diagramação está bem caprichada, com fonte em tamanho ideal, revisão de qualidade e diversas ilustrações fofas. Recomendo ☺

11 comentários:

  1. Só leio ótimas resenhas deste livro, mas ainda não comprei o meu então fico só nas resenhas mesmo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga
    Estou querendo muito ler Princesa Adormecida, parabéns pela resenha.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa,
    menina estou bem curiosa para ler este livro.
    Tantas resenhas positivas....
    Estou com ele em casa, mas ainda não consegui ler

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanessa,
    olha como uma amante dos contos de fadas, acho que este livro ira me deixar bastante satisfeita. Pois como você disse, a historia é contada em tempo real, com novas nuances. Espero poder ter a chance de ler e assim desfrutar desta historia.

    Parabéns pela resenha.

    Beijoaks Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  5. Nessa, amo recontos e mais ainda adoro os livros da Paula, sem dúvidas é um dos meus desejados. Só acredito que não será uma leitura para agora, to sempre lendo um livro novo e babando nos lançamentos e acabo deixando pra trás
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Linda resenha Nessa, ainda não li e no momento não tenho pretensões, estou colocando em dia minhas leituras atrasadas.

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi flor,
    Sou fã da Paula Pimenta e adoro releitura de clássicos então acho que vou gostar muito desse livro dela.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Nessa,

    Ainda não li nada da autora e tenho muita curiosidade, pois a galera fala muito bem...parabéns pela sua resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa!
    Essa história é muito fofinha!
    bjks!

    ResponderExcluir
  10. Olaaaa!
    estou namorando essa capa a muito tempo! mas sempre tem alguma coisa que me atrai mais sabe?! espero que tome vergonha na cara e leia loooogo!
    que pela sua resenha, parece ser o tipo de livro que vou me encantar!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  11. Oie Nessa =)

    Quantas resenhas divergentes estou lendo desse livro rs... estou cada vez mais em dúvida se leio ou não.

    Fico feliz que você tenha gostado do livro ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir