26/08/2014

Resenha: Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks

Título original: The longest ride
Gênero: Romance
Páginas: 368
Editora: Arqueiro
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Uma Longa Jornada, do aclamado autor Nicholas Sparks, nos traz um romance intenso e arrebatador, que nos mostra o amor em todo o seu esplendor e magnetismo. Em muitos momentos, a linguagem contida na obra é até mesmo poética, tamanha a sensibilidade e emoção com que a mesma foi tecida.

Ira Levinson é um idoso de 91 anos, que padece de vários problemas de saúde e se encontra sozinho no mundo. Ele acaba de sofrer um acidente de carro e faz de tudo para se manter consciente, enquanto a imagem de Ruth, sua esposa, que faleceu há exatamente nove anos, surge diante dele.

Mesmo sabendo que é humanamente impossível que Ruth esteja ali, Ira se agarra a isso e acaba por fazer uma retrospectiva de sua vida ao lado da esposa, relembrando o dia em que se conheceram, o casamento deles, a paixão da amada pela arte e os momentos tortuosos da Segunda Guerra Mundial e seus devastadores efeitos.

Não muito distante dali, Sophia Danko, uma jovem estudante da história da arte, acompanha sua melhor amiga, Marcia, a um rodeio. Lá, ela acaba sendo ameaçada pelo ex-namorado e é salva por Luke, o caubói que acabou de vencer a competição.

Logo, Luke e Sophia começam a conversar e percebem como possuem uma forte conexão. Luke tem uma vida bem diferente dos rapazes da faculdade e não mede esforços para ajudar a mãe e manter a fazenda da família. Ao seu lado, Sophia acaba por descobrir um novo mundo e percebe que pode reescrever seu futuro como tanto planejou. Isso, é claro, se o terrível segredo que o peão guarda a sete chaves não pôr tudo a perder...

Uma Longa Jornada nos apresenta dois casais incrivelmente apaixonados, mas pertencentes a épocas diferentes. O destino acaba por uni-los intrinsecamente, provando que a força do amor é poderosa, capaz de vencer qualquer infortúnio, seja ele, desespero, dificuldade ou a temida morte, além de nos guiar pela grande jornada da vida. Nicholas Sparks encanta e surpreende seus leitores mais uma vez com uma história rica e apaixonante, repleta de sentimentos e emoções. Narrado em primeira e terceira pessoa, de uma forma quase que lírica, Uma Longa Jornada é uma obra indispensável na estante daqueles que apreciam um belo e terno romance.

"É estranho, penso, o que nossas vidas se tornam. Momentos circunstanciais, quando mais tarde combinados com decisões e ações conscientes e uma boa dose de esperança, pode enfim criar um futuro que parece predestinado."

Ira, apesar da fragilidade física, é um personagem forte e cheio de ideais. Seu amor por Ruth é algo tão precioso e belo de se ver que acaba nos emocionando. Além de lutar com todas as suas fibras para sobreviver, ele ainda consegue nos surpreender de uma forma bem positiva.

"Quando eles começaram a se beijar, seu único pensamento foi que esse era o modo como deveria ser, para sempre. A princípio hesitantes, os beijos se tornaram mais apaixonados. Sophia ergueu os olhos e soube que seu desejo era claro. Queria Luke por inteiro, como nunca quisera ninguém."

Luke e Sophia formam um casal incrivelmente fofo. Ela é uma universitária cheia de sonhos e que já teve suas doses de decepção na vida. Ele é um rapaz responsável, que faz de tudo pelo bem-estar de sua família e um cavaleiro nato. Juntos, mostram que o amor é capaz de vencer qualquer obstáculo, além de trazer o verdadeiro regozijo da alma.

Em suma, Uma Longa Jornada nos traz um romance esplêndido e marcante, que enaltece toda a grandiosidade e potência do amor. Nicholas Sparks mais uma vez mostrou todo o seu talento na arte de compor histórias e nos brinda com uma trama bela, singela e inesquecível. A capa é bonita, mas poderia ter sido um pouco mais elaborada e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

17 comentários:

  1. Resenha desse livro sempre vem cheia de elogios, tenho que ler!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sou fão do Nicholas Sparks então sempre sou suspeita para comentar sobre os livros dele.
    Ainda não li esse, mas já está na minha lista de próximas leituras. Adorei a resenha.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito dos livros do Nicholas Sparks (e são tantos que eu fiquei olhando para a capa tentando lembrar se já tinha ou não lido esse, mas percebi pela resenha que não conheço a história). Tinha dado um tempo nas leituras do autor mas acho que estou precisando de um romance mais água com açúcar ultimamente. Adorei a resenha! <3

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  4. adoro os livros do Nicholas, amo de paixão. Já li e adorei esse, tem ainda aquela veia dramática e ao mesmo tempo uma contemporaneidade interessante
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa,
    Adoro os livros do Nicholas e espero conseguir ler esse logo, parece ser uma história apaixonante. Também acho que a capa poderia ter sido mais impactante.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa,
    não sou fã do autor, então não leria no momento.
    Quem sabe daqui a algum tempo

    bjo

    http://blog.vanessauseroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Gosto bastante do Sparks, mesmo algumas historias tomando rumos previsíveis. Não sei se lerei esse pois ele tem uma temática que não me atrai tanto, mas adorei sua resenha!.
    Beijos
    Guilherme - leituraforadeserie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa!
    Esse livro é lindo! Adorei esse romance!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li um livro do Nicholas Sparks por receio, pois ele gosta de um romance regado a lágrimas, rs... Mas já assisti alguns filmes e, com exceção de Querido John, gostei muito! Já vi que eu iria chorar só de acompanhar a história de Ira e Ruth, que parece ser muito tocante. Já a outra história, se é fofa já gostei. E fiquei curiosa qnto ao segredo de Luke.... o que será?!
    Ah, a capa do livro me lembrou os romances da Diana Palmer, hehe. Eu gostei!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa, tudo bem??
    Que linda a sua resenha!!!!!!!! Suas palavras foram tão fortes que não tem como não se interessar por essa leitura. O que mais gostei foi do encontro do passado com o presente, o amor vencendo barreiras. Acho que vou me apaixonar!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nessa.
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro. Mas até que fiquei com vontade de ler depois dos seus pontos abordados e tantos elogios. Não sou muito fã da escrita do Nicholas, mas me interessei por esse

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa

    Você sabe da minha implicância com Sparks, então esse eu posso ler sem traumas???? Porque realmente adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  13. Oi Nessa =)

    Ai, eu não sou muito fã do Sparks, tenho certa implicância com seus livros. Mas adorei sua resenha, e fiquei tão curiosa para conferir este livro. Será que não me arrependo se tentar? hehe Um dia se tiver a oportunidade tentarei ler este livro.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  14. Oie! Ainda não li esse livro! Mas sendo Nicholas com certeza deve ser maravilhoso!
    Bjs, tem promoção no blog http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/seis-anos-depois.html
    se puder comentar nesse post ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/seis-anos-depois.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
  15. Gosto bastante do Nicholas, e apesar disso, vou te confessar que não esperava muito desse livro. Fico animada por saber que é bom, fiquei muito curiosa pela leitura.

    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Olá Nessa,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, li poucos livros do autor mas gostei de todos, tenho certeza que esse não será diferente, parabéns pela resenha...abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie Nessa. Eu já li Uma longa Jornada é amei. Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir