18/10/2014

Resenha: Mentirosos - E. Lockart

Título original: We Were Liars
Gênero: Romance/Young Adult
Páginas: 272
Editora: Seguinte
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Mentirosos, da americana E. Lockart, nos traz uma história impactante e inteligente, repleta de surpresas e emoções. A escrita da autora é simples e de fácil assimilação, o que só torna a trama ainda mais convidativa, visto que os elementos presentes na mesma acabam nos levando por um rumo inesperado, de uma forma natural e nada prevista.

Conhecemos a história dos Sinclair, uma rica e pomposa família que aparentemente parece ser perfeita. Porém, o que poucos sabem é que eles vivenciam diversos dramas e preferem evitar os mesmos, varrendo tudo para debaixo do tapete. Como de praxe, todo verão eles se reúnem em sua ilha particular, para a alegria do quarteto conhecido como "Mentirosos": Cadence, seus primos Johnny e Mirren e Gat, um amigo por quem a garota nutre uma certa paixonite.

Porém, durante as férias de verão em que Cadence completa quinze anos, a garota sofre um terrível e misterioso acidente. Ela passa os dois anos seguintes com amnésia, depressão e fortes crises de enxaqueca, vivendo à base de analgésicos e sem ter lembrança alguma do que aconteceu naquela noite fatídica. Aguçada pela curiosidade e em busca de respostas, ela resolve voltar à ilha onde tudo aconteceu e acaba por entender o que realmente se sucedeu por lá...

"Não importa se o divórcio retalha os músculos do nosso coração a ponto de mal conseguir bater sem esforço. Não importa se o dinheiro do fundo de investimento está acabando, se as faturas do cartão de crédito não são pagas e se acumulam sobre a bancada da cozinha. Não importa se tem um monte de frascos de comprimidos sobre a mesa de cabeceira.
Não importa se um de nós está desesperadamente, desesperadamente apaixonado.
Tão apaixonado que medidas desesperadas precisam ser tomadas.
Somos Sinclair.
Ninguém é carente.
Ninguém erra."

Mentirosos é um livro estupendo e que manterá a história viva em suas memória por dias, ou até mesmo semanas. Tecido de forma simples e ao mesmo tempo intrigante, onde nada é o que parece e as respostas se encontram onde menos imaginamos, é uma trama inteligente, emocionante e que possui uma beleza peculiar. Em seu interior, encontramos inúmeros dilemas, tais como as máscaras que muitos vestem para se afugentar da realidade como também algumas nuances do universo adolescente, entremeados de modo uniforme e conciso. Narrado em primeira pessoa por Cadence - o que conferiu ainda mais sensibilidade e emoção ao enredo - e usando de inúmeras metáforas e de uma linguagem até mesmo poética, é uma obra densa e que consegue fazer com que você mergulhe a fundo no universo da protagonista.

"Eu era loira, mas meu cabelo agora está preto.
Eu era forte, mas agora sou fraca.
Eu era bonita, mas agora pareço doente.
É verdade que aguento terríveis enxaquecas desde o acidente.
É verdade que não aguento idiotas."

O livro possui uma história da qual não podemos contar muitos detalhes e mesmo se eu os citasse, seria impossível retratar todo o impacto que ela contém e fazer com que o seu teor fosse absorvido por completo. O que saliento é que o enredo possui uma beleza exótica, composta justamente por sua linguagem simples e ao mesmo tempo delicada, onde todos os detalhes são expostos com uma maestria incrível. Os personagens foram bem centralizados no contexto da trama, além de serem heterogêneos entre si e se mostrarem fundamentais na compreensão do texto e do mistério que o cerca.

Em síntese, Mentirosos é um livro que elucida ainda mais o talento de E. Lockart, além de sagrá-la como uma das melhores autoras de young adult da atualidade. Com um enredo original, que beira tanto o belo quanto propriamente a dor e um final incrivelmente surpreendente, é uma obra que podemos classificar como inesquecível. A capa é simples e retrata bem o quarteto de amigos e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

►SITE DE MENTIROSOS

9 comentários:

  1. Oi Nessa, tudo bem?

    Fiz a resenha desse livro hoje lá no blog. Lindo demais, né? Nossa, esse livro me surpreendeu bastante e, claro, me marcou. E o final? Li e reli para ver se era aquilo mesmo. Infelizmente era!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. o enredo é bom e cheio de altos e baixos, que tonam a história bem diferente do que vemos por ai, só que não acho que o leria agora, ando mais focada em ler romances

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Nessa, a história deste livro parece ser muito boa, já tinha visto outra resenha e já tinha anotado a dica. Que bom que você gostou, vai fazer com que eu queira ler o livro mais rápido. Adorei a resenha!
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. OI Nessa!
    Esse livro é surpreendente \o/
    Realmente, a autora se destaca <3
    Bjks!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Ainda não conhecia o livro, mas fiquei curiosíssima.
    Ele parece ter um enredo bastante intrigante e surpreendente.
    Vou anotar essa dica aqui.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  6. oie Nessa
    a Lockart provou que é possível trazer uma narrativa diferente, e um enredo super original. Eu gostei muito do livro, apesar de ter achado que faltou um pouco o fator emocional para equilibrar a trama.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Este parece ser um livro que desperta uma grande curiosidade no leitor pelas características dos personagens... Gostei muito da sua resenha, o livro parece ser bacana.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Nem imaginava que esse livro poderia ser interessante, quando vi a capa, imaginei uma história totalmente diferente.
    Adorei a sua resenha e agora quero ler esse livro rsrs
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa. Super curiosa para ler esse livro e admito que sua resenha me deixou mais curiosa ainda.rs!Só com esse final surpreendente que você falou, o livro já passou para o topo da lista de leituras.
    Beijos
    All My Life in Books

    ResponderExcluir