06/10/2014

Resenha: Os Garotos Corvos - Maggie Stiefvater

Título original: The Raven Boys
Gênero: Romance/Young Adult
Páginas: 378
Editora: Verus
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Os Garotos Corvos, da autora best-seller americana Maggie Stiefvater, nos traz uma história original e deveras interessante, norteada por mitologia e sobrenatural e com personagens fortes e um tanto quanto verossímeis. A caracterização da trama, assim como os mistérios e o clima de suspense que a circundam, são impecáveis e possuem um sabor bem atraente e peculiar.

Todo santo ano, na véspera do Dia de São Marcos, Blue Sargent acompanha sua mãe, Maura, clarividente, até uma igreja abandonada, onde ela enxerga os espíritos daqueles que irão morrer muito em breve. Até então, Blue nunca conseguiu visualizar nada, porém, desta vez, um rosto emerge da escuridão e fala diretamente com ela. Ela acaba por descobrir que o garoto misterioso se trata de Gansey, um privilegiado e rico estudante da Academia Aglionby, a escola particular da cidade. Blue impôs uma regra para si própria: ficar longe dos meninos da Aglionby, conhecidos popularmente como "garotos corvos", afinal, eles só podem significar encrenca.


Gansey tem tudo o que qualquer outro garoto de sua idade desejaria - dinheiro, uma bela aparência e amigos leais - porém, o jovem quer muito mais. Junto com seus três amigos - Adam,  o aluno pobre que não se orgulha de sua situação atual e luta com unhas e dentes para ter uma vida melhor; Ronan, de temperamento volátil e por vezes agressivo e Noah, misterioso e intrinsecamente taciturno - , os meninos embarcam em uma poderosa missão.

Vinda de uma família de médiuns, desde cedo Blue sempre ouviu de seus parentes que quando beijasse o seu grande amor, ele morreria. Como nunca acreditou em tal sentimento, a garota jamais julgou isso como um problema. Porém, agora que se encontra cada vez mais ligada aos garotos corvos, ela já não tem mais tanta certeza sobre isso.

Os Garotos Corvos -  primeiro volume de uma saga sobrenatural aclamada ao redor do mundo e eleita uma das melhores de 2013 - , nos traz uma história épica e intrigante, tecida por mitologia, lenda e acima de tudo, por uma autenticidade ímpar. Com um enredo arrebatador e rico, nos deparamos com um cenário surreal e descrito com maestria e coesão. Os personagens foram muito bem desenvolvidos dentro da trama, tanto pelas suas caracterizações como também pelos dramas humanos e reais que os permeiam, concedendo ainda mais intensidade e matiz ao livro. Narrada em terceira pessoa de forma arguta e uniforme, somos agraciados com uma história inteligente, única e incrivelmente peculiar.

Blue é uma personagem forte e destemida. Criada em uma família bem zen, sempre teve a mente aberta e pouca coisa a surpreende. Quando Gansey cruza o seu caminho, assim como o seu objetivo inabalável de encontrar a linha ley e o que se esconde por trás dela, ela não hesita em auxiliá-lo assim como aos demais garotos corvos. Ao mesmo tempo em que acompanhamos suas aventuras e por conseguinte os perigos que os cercam, também somos apresentados ao lado humano de cada um deles, assim como aos seus dramas e dilemas. Todos possuem uma história de vida intensa, com indagações, dúvidas, incertezas e até mesmo  um quadro de violência doméstica, o que acabou por conferir ao enredo, mesmo em uma clima tão paranormal e sobrenatural, um realismo dinâmico e palpável.

Em Os Garotos Corvos, Maggie Stiefvater mostrou todo o seu talento e compôs uma verdadeira obra-prima, tecida de dinamismo, originalidade e com um teor sobrenatural memorável. Com personagens fortes, vibrantes e heterogêneos entre si, é uma trama que daria um ótimo roteiro de cinema, tamanha a sua vivacidade e criatividade. A capa é muito bonita e traz a ilustração de um corvo e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

14 comentários:

  1. Oie Nessa =)

    Eu estou louca para ler este livro, ainda mais por amar o estilo e narrativa da autora. E este livro parece ser maravilhoso, e sua resenha me empolgou ainda mais para ler. Gosto de todos os elementos que você citou, em um livro. E, como acredito em todo este potencial da autora, PRECISO LER URGENTE! KKKK

    Maravilhosa resenha =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vanessa linda! Tudo bem?
    Cara, antes não dava nada por esse livro. Tipo, era só mais um entre os milhares que existem. Mas agora? Eu quero ler! Eu quero, cara! Parece muito incrível por tudo que disse. Lendas, clarividência...

    Um beijo e meus parabéns pela resenha!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa,
    Sou bem curiosa para ler esse livro, principalmente agora que li sua resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vanessa!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro. Fiquei interessadíssima nele, adoro esse gênero literário. Vou adicioná-lo a minha lista.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  5. OI Nessa
    Apesar de achar que a trama não me agradaria muito, fiquei curiosa para ler.
    Gosto dessa capa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. oi flor, apesar de super bem escrita a resenha me deixou com pouca vontade de elr o livro, pois quanto mais você ia apontando o enredo e os pontos fortes da história percebi que pouco se assemelha com o que leio e gosto de ler!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie! Essa capa é muito linda! Vou procura-lo para ler já faz tempo que estou de olho nele!
    Bjs, tem promoção no ar, http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/10/sorteio-de-aniversario-de-1-ano-do.html
    e se puder comentar nesse post ajudaria muito
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/10/aprendendo-em-seis.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
  8. Meus amooooooores <3 eu amo completamente essa história, e principalmente os personagens! São todos tão humanos, cheios de sentimentos, dúvidas, desentendimentos. Esse livro nos prende do início ao fim, e é uma leitura tão prazerosa, que nem vemos o tempo passar.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "Fangirl" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa! tudo bem?
    Pela sua resenha já fiquei curiosa para conhecer este personagens, mas acho que só vou ter condições de comprar os livros em 2015. ^^

    Beijos
    Lu Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser muito bom e a capa é linda. Dica anotada. Ótima resenha, Nessa!
    pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa, comprei este livro ano passado, li no meu kindle e Amei este enredo super original, me apaixonei pelos personagens!
    Sua resenha está ótima, já tem o volume 2? Eu comprei o meu tem uns dias, já chegou e que capa linda! Adoro essas capas!
    Parabéns pela Resenha!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/10/resenha-amber-house-grupopensamento.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! O livro realmente é ótimo, super recomendo! Já tenho o segundo volume sim, Ladrões de Sonhos, e pretendo ler em breve. Obrigada pela visita! Beijo!

      Excluir
  12. Oi Van, tudo bem?
    Você acredita que estou com esse livro desde o meu aniversário (maio) e até agora não tive tempo de ler? Ai. Louca para ler logo!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  13. Oi NEssa, tudo bom?
    Eu não sou uma leitura assídua do gênero sobrenatural, mas já li muitas resenhas elogiando a obra. Sua resenha ficou muito bacana e soube expor todos os aspectos positivos da narrativa. O que mais gostei foi saber das características da protagonista, pois as destemidas são as mais bacanas.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir