12/10/2014

Resenha: Querida Sue - Jessica Brockmole

Título original: Letters from Skye
Gênero: Romance
Páginas: 256
Editora: Arqueiro
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Querida Sue - romance de estreia da americana Jessica Brockmole e que teve os seus direitos de publicação adquiridos em 22 países -, nos traz uma história linda e emocionante, capaz de romper as barreiras do tempo e mostrar toda a força e grandeza do amor. Escrito de forma epistolar, é uma obra esplêndida e rica em detalhes, tocando a fundo a alma de quem a lê e proporcionando até mesmo um certo vazio quando concluímos sua leitura.

A história se inicia em março de 1912, nos apresentando Elspeth Dunn, uma poetisa de 24 anos, que nunca viu o mundo além de sua casa na remota Ilha de Skye, na Escócia. Quando recebe a primeira carta de um fã, o estudante americano David Graham, fica totalmente empolgada e assim passa a trocar infinitas correspondências com o jovem, onde eles compartilham seus segredos, desejos e o gosto pela literatura. Uma forte amizade floresce entre os dois, que vai se frutificando e aos poucos, se transforma em amor. Porém, a Primeira Guerra Mundial se descortina pela Europa e David acaba se oferecendo como voluntário, fazendo com que Elspeth tenha apenas a súbita esperança de que ele sobreviva.


Após alguns anos, mais precisamente em junho de 1940, inicia-se a Segunda Guerra Mundial, e a filha de Elspeth, Margaret, está apaixonada por um piloto da Força Aérea Real, Paul. A mãe a adverte sobre quanto as emoções são fugazes em períodos de guerra, mas a jovem não consegue entender sua preocupação. Então, durante um bombardeio, uma das paredes da casa em que moram é destruída e, de dentro dela, surgem inúmeras correspondências, demasiadamente amareladas em decorrência do tempo. No dia seguinte, Elspeth desaparece sorrateiramente, deixando apenas uma carta datada de 1915. Com essa única pista nas mãos, Margaret vai em busca do paradeiro da mãe e, em meio a isso, acaba descobrindo muitas coisas que aconteceram a sua família há algumas décadas atrás.

"As palavras nada mais são que retratos de nossos pensamentos."

Querida Sue nos traz um romance indefectível, tecido da mais profunda e terna emoção. Arraigando em seu interior dois períodos tão catastróficos na história do mundo - a Primeira e a Segunda Guerra Mundial - somos agraciados por um amor puro e voraz, capaz de romper as fronteiras do tempo e da distância. Por um amor imortal, capaz de sobreviver a separação e a todos os dramas que o cercam. Por um amor inspirador, considerado a musa dos amantes da moda antiga. Escrito de forma epistolar e incrivelmente lírica, acompanhamos a história de um casal que se apaixona em tempos de guerra e que se apropriam do sentimento que os unem como fonte inesgotável de paz e esperança.

Elspeth é uma mulher corajosa e à frente de seu tempo. Uma personagem forte, sonhadora e que não se contenta com pouca coisa. Logo sua alma voa para junto de David, um espírito semelhante ao seu, fazendo com que a simetria entre os dois seja nada menos do que perfeita. Juntos, eles alçam voo pelo infinito, mesmo em meio aos bombardeios que assolam o mundo e através de sua história, irradiam utopia e esperança.

"Confesso que tenho apanhado e relido todas as suas cartas antigas, e às vezes adormeço coberta pelas suas palavras. Isto me dá a sensação de que você está realmente aqui e de que não estou só. Posso nos imaginar conversando. É absurdo, eu sei, já que nunca conversamos de verdade e não sei como é o som de sua voz. Aliás, você se dá conta de como pareceu pretensioso nas primeiras cartas que me mandou? Você devia mesmo estar querendo me impressionar."

David é um homem dotado de sensibilidade peculiar e que tem um jeito todo especial de enxergar o mundo. Ele é até mesmo atípico, visto seu comportamento refinado e o seu modo todo cortês de agir. Não só fala como também escreve com o coração, vivendo o amor em toda sua plenitude. Em Elspeth, ele visualiza não só uma companheira, como também a metade de sua alma.

"Quero ser a primeira coisa que seus olhos sonolentos focalizam ao amanhecer. Quero vê-la lavar o rosto e calçar suas meias. Quero preparar seu café da manhã e limpar o ovo do canto da sua boca com um beijo. Quero me enroscar junto à janela, com você aninhada no meu colo, lendo, escrevendo, conversando, respirando. Quero aquecer seus pés gelados na cama, entre os meus joelhos. Quero adormecer com seu cabelo fazendo cócegas no meu queixo."

Em suma, Querida Sue é uma obra esplêndida, tocante e que irá te emocionar ao extremo. Nenhuma palavra bastaria para sintetizar o seu conteúdo a não ser o adjetivo perfeito. A capa é muito bonita e atraente e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

7 comentários:

  1. eu almejo esse livro para ontem Nessa, antes eu nem ligava, mas ai fui lendo resenhas e babando nele!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Um romance histórico. Fiquei curiosa.
    O livro tem uma premissa bastante interessante.
    Não sei se o leria agora, mas vou anotar a dica aqui.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook
    Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  3. Oie Nessa =)

    Esse livro é maravilhoso! Um dos melhores que li esse ano <3
    Fico muito feliz que você tenha gostado dele também.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  4. Ai, que lindo!! Já tinha ouvido falar desse livro mas nunca havia lido uma resenha mais a fundo, adorei a história! Tem todo um toque suave e envolvente, que nos faz querer viajar junto do romance deles *-* Já está na minha lista de desejados!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "O Começo de Tudo" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  5. Olá Nessa, esse romance parece ser de um delicadeza...
    Parabéns pela resenha, já me emocionei com os quotes...
    Para um moça romântica como eu... Já esta na lista de desejados...
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa!
    Esse livro é lindo! Adorei a leitura dessa história única e emocionante \o/
    BJks!

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa =)

    Nossa, adorei este livro. É tão lindo <3
    Concordo que nenhuma palavra basta para demonstrar o quanto este livro é emocionante e belo.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir