08/11/2014

Resenha: Como Reconquistar seu Ex-namorado - Janette Rallison

Título original: How to take the ex out of ex-boyfriend
Gênero: Romance juvenil
Páginas: 272
Editora: Farol Literário
Classificação: 5/5
Comprar: Saraiva
O livro Como Reconquistar seu Ex-namorado, da norte-americana Janette Ralisson, nos traz uma história tipicamente juvenil, com todos os ingredientes que norteiam este tipo de trama, tais como namoro, escola, amizade, popularidade, dentre outros. Escrito de uma forma gostosa e bem-humorada, se mostrou uma leitura muito dinâmica e divertida, ótima para entreter.

Giovanna nunca foi muito fã do círculo de amizades de seu namorado, Jesse. Além de achá-los arrogantes, ela percebe que os amigos dele não a julgam boa o suficiente para o rapaz, principalmente por conta de sua reputação no colégio: ela foi acusada injustamente de roubar sapos mortos do laboratório de biologia. A única pessoa que acredita em sua inocência é Jesse.

É época da eleição do grêmio estudantil no colégio e Dante, irmão gêmeo de Giovanna, resolve se lançar como presidente, somente para bater de frente com um dos líderes "mauricinhos" da escola, Wilson, filho do prefeito e melhor amigo de Jesse.

O que Giovanna não poderia imaginar era que Jesse iria apoiar Wilson em sua candidatura, ao invés de Dante. Consternada, ela decide colocar um ponto final no relacionamento dos dois, mas não demora muito tempo para que venha se arrepender de sua escolha...

"Aposto que Cinderela não se dava bem com os amigos do Príncipe. Ah, sim, claro que os cavaleiros e barões a suportavam por ela ser bonita e ter pezinhos delicados, mas dá para sacar que as duquesas e condessas do reino não queriam nem ouvir falar nela."

Como Reconquistar seu Ex-namorado retrata muito bem o período escolar, bem como todos os seus dilemas e conflitos pessoais. Os burburinhos no colégio por ser diferente, ter estilo próprio e as alfinetadas das garotas por você ser namorada do rapaz mais popular do colégio são alguns dos fatores que endossam tal afirmação. E quando tomamos uma atitude impensada e queremos voltar atrás? Bem, é justamente isso que Giovanna nos detalha em uma rica narrativa em primeira pessoa, de forma divertida e completamente espontânea.

Giovanna não é muito diferente das demais meninas de sua idade, porém parece que o espírito de confusão a persegue por onde quer que vá. Desde o incidente no laboratório de biologia, como até mesmo em um desastroso encontro às cegas e uma festa que se transforma em uma verdadeira catástrofe, sua vida é recheada de presepadas e cenas inusitadas. O que mais me cativou na personagem foi justamente o seu jeito de ser. Por mais que ela se envolva em muitas confusões e desastres, Giovanna é dotada de personalidade e tenta reconquistar Jesse de modo sadio, sem perder a compostura e mantendo o seu orgulho próprio. Os seus embates com a madrasta Gabby são bem realistas e fazem parte do panorama juvenil, o que proporcionou todo um senso de realismo ao enredo.

Jesse é o namorado dos sonhos de toda garota. Bonito, carinhoso, atencioso, cheio de estilo, porém possui amigos um tanto quanto arrogantes e metidos. Enfim, nada é perfeito, não é mesmo? Gostei muito dele e da sua forma de agir, e conforme a história vai deslanchando, considerei suas atitudes ainda mais nobres e gentis.

Em síntese, Como Reconquistar seu Ex-namorado é uma leitura hilária e empolgante, e claro, certeza de diversão garantida. Ao decorrer da história, uma certa nostalgia tomou conta de mim, justamente pelo modo como Janette Ralisson conseguiu retratar o período ginasial, bem como suas aventuras e decepções. A capa é muito bonita, além de super descolada e a diagramação está incrivelmente caprichada, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações de corações no começo de cada capítulo e na numeração das páginas. Recomendo ☺

8 comentários:

  1. Oie Nessa
    amo essas dramas adolescentes escolares. Nuss, bate uma nostalgia danada.
    Como parece ser diversão garantida, vai pra listinha de desejados.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Nesse!
    Esse tipo de história adolescente é ótima para se entreter. Eu ainda não conhecia esse título, mas sua resenha me deixou bem curiosa.

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Realmente o livro parece ser bem hilário, Nessa. Adorei sua resenha e sua dica. A capa do livro é bem interessante e diferente!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa, tudo bem?

    Dica super anotada. Acho que esse livro faz o meu estilo,. E se a leitura é empolgante e engraçada... melhor ainda =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa. Sempre tive muita curiosidade em ler esse livro, mas nunca tinha lido nenhuma resenha dele. É legal quando um autor consegue retratar tão bem o período escolar, não tem como não se sentir nostálgica né?rs! Gostei muito da resenha :)
    All My Life in Books - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa ;)
    Eu não sou muito fã de romances, mas gosto dos juvenis assim e a sua resenha me empolgou pois eu ando precisando de algo leve e divertido!
    Me deu vontade de ler o/

    TeM post novo lá no blog (FINALMENTE)
    Passa lá???
    Desde já obrigada ;)
    Paty Scarcella

    http://falleninme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá! Desde quando li a sinopse desse livro fiquei com vontade de lê-lo, adoro essas histórias engraçadas que se passam na época do colégio, consigo me relacionar com elas melhor.

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  8. flor achei a história bem jovial, com aquele ar nostalgico! eu leria!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir