03/11/2014

Resenha: A Garota Certa - Ali Cronin

Título original: She's the One
Gênero: Literatura juvenil
Páginas: 296
Editora: Seguinte
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
Em A Garota Certa, quinto volume da série Garota <3 Garoto,  de Ali Cronin, conhecemos a história sob uma perspectiva masculina. Com um grande diferencial em vista dos volumes já publicados, o livro mantém o mesmo dinamismo e narrativa coloquial de sempre, só que desta vez destacando o universo masculino.

Ollie é como todo qualquer garoto de sua idade, ou seja, tem uma vida sexual bastante ativa e é avesso a compromissos sérios. Ele segue suas próprias regras, como nunca transar com uma garota que esteja vulnerável, além de deixar bem claro quais são suas reais intenções. Com o passar do tempo, sua rotina acaba por perder o sabor de outrora e ele se sente cada vez mais vazio, sem imaginar que a solução para os seus problemas encontra-se bem ao seu lado...

Ollie e Sarah são amigos desde o jardim de infância e sempre aproveitaram a companhia um do outro o máximo possível, seja nos passeios de final de semana ou simplesmente assistindo TV juntos. Depois que a garota sofreu sua primeira decepção amorosa, a aproximação entre eles foi ainda mais acentuada e todos os colegas da turma percebiam que rolava um clima por ali, apesar deles nunca admitirem.

Manter um relacionamento sério se mostra bem mais difícil do que Ollie poderia supor e isso porque ele deve compartilhar sua vida com outra pessoa, incluindo segredos que ele sempre trancou a sete chaves. Sua angústia possui diversas vertentes, incluindo a depressão e as mudanças de humor repentinas de sua mãe, o comportamento cada vez mais esquivo e ausente do pai e um problema de saúde grave que ele sempre escondeu de todos, inclusive dos próprios amigos. Tudo isso acaba o afetando profundamente e o que ele mais quer é lidar com essa situação da melhor forma possível e de jeito nenhum magoar a garota que tanto ama.

"Talvez... Enfim, é complicado... Às vezes gostar de alguém não é o suficiente."

A Garota Certa se torna um diferencial em vista dos volumes já publicados de Garota <3 Garoto. Aqui somos apresentados ao universo masculino, onde os hormônios fluem com toda a intensidade, dando espaço a inúmeras descobertas e claro, incertezas e inseguranças. Percebe-se que a linguagem foi levemente alterada, possuindo um tom mais ácido e até mesmo uma pegada mais rude, o que propiciou todo um realismo ao livro. Narrado em primeira pessoa por Ollie, de forma abrangente e clara, fazendo com que nos conectemos a história e seus personagens de modo quase instantâneo, A Garota Certa complementa a série de Ali Cronin com maestria e precisão.

Ollie quer mais é curtir tudo o que a vida tem de bom para lhe proporcionar, incluindo noitadas e muito sexo. Mesmo suplantando os seus sentimentos ao máximo, afinal, ele não quer fugir do estereótipo de homem alimentado pela sociedade, é visível sua insegurança e seus temores. Por mais que ame Sarah, compartilhar sua vida - que não é tão fácil como todos imaginavam - com outra pessoa não se mostra uma tarefa fácil. Ele é cheio de complexidades e sofre demais com os dramas e dilemas vividos por sua família e não quer afetar Sarah com seus problemas. Por mais que eu tenha entendido perfeitamente sua posição, suas atitudes para com a namorada me irritaram um pouco, apesar de serem bem típicas dos jovens nessa idade. Um dos pontos positivos de seu personagem é a sua dedicação e carinho para com a mãe. Ollie tenta protegê-la de todas as formas possíveis, enfrentando tudo e a todos para isso, e foi um dos aspectos do protagonista que mais me cativaram.

Em síntese, A Garota Certa continua mantendo o mesmo padrão da série que consagrou Ali Cronin, com uma linguagem clara, objetiva e extremamente jovial. Conhecer a sequência da história pela ótica de Ollie se mostrou ainda mais interessante, visto que a autora não poupou detalhes e soube condensar perfeitamente o universo adolescente masculino. A capa continua muito bonita e com um leve efeito aveludado e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações de corações flechados no começo de cada capítulo. Recomendo ☺

Confiram as resenhas dos volumes anteriores da série Garota <3 Garoto:

►NADA É PARA SEMPRE
►DIZEM POR AÍ
►TRÊS É DEMAIS
►LIÇÕES DE AMOR

13 comentários:

  1. Oi, Nessa.

    Como eu adoro um bom romance faz muito meu estilo de leitura, assim que tiver uma oportunidade vou ler, gostei da resenha.

    Beijos
    Lu Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  2. Olá Nessa, tudo bem?

    Não sei se eu leria o livro, mas, a sua resenha desperta curiosidade, tenho que confessar.

    Obrigado pela dica.

    Tem promoção no blog Sou Bibliófila...

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/2014/11/concorra-um-exemplar-de-licao-de.html

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa, nunca pensei em ler está série, mais a sua resenha me ganhou, curiosidade bateu aqui para conhecer este rapaz, e eu gostaria muito de ler, agora será que se eu partir direto para este livro tem problema?
    Ótima Resenha, tem resenha nova no Daily ^^

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/11/resenha-outlander-viajante-do-tempo.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila. Como ele é o quinto volume da série e traz alguns spoilers dos livros anteriores, aconselho que você leia na ordem cronológica. Beijocas!

      Excluir
  4. cada vez que vejo resenha de algum livro dessa série fico mais curiosa
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie Nessa =)

    Parei essa série no primeiro livro. Não consegui me sentir atraída pelos personagens e a temática da série também não me chamou muito a atenção. Infelizmente ...
    Que bom que você está gostando da série =D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary




    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa!
    Adorei essa nova resenha!
    Por favor, acesse meu blog!
    http://likeagirl-blog.blogspot.com.br/
    Beijos,
    Carol

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa
    Sempre tive uma certa curiosidade em ler essa série, mas não cheguei a acompanhar desde o lançamento do primeiro volume, mas parece ser muito legal. Assim que a minha "pilha de livros para ler" diminuir vou investir nessa leitura.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa!
    Eu li até o segundo volume, e depois parei a leitura por falta de tempo kkk
    Preciso continuar a leitura dessa série kkkk
    Bjks!

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa, eu tenho muita curiosidade em relação a esta série. As capas são fofas e as resenhas que tenho lido mostram que são histórias bem ao estilo que gosto.
    Sua resenha me deixou com mais vontade de ler e conferir todas as tramas.
    O único porém é que tenho evitado começar novas séries, sem antes terminar as que tenho por aqui. Mas, mesmo assim já coloquei na minha listinha de desejados e assim que possível estarei adquirindo.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nessa,
    Ainda não li esse volume, mas adorei os dois primeiros da série. Eu acho muito legal como a autora aborda a adolescência "nua e crua", sem muitas enrolações como é comum em romances adolescentes. Amo!
    Beijos
    Iris
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa
    Sempre que vejo alguma resenha de série fico louca para ler. Ainda não li nenhum, mas espero em breve conferir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. engraçado que sempre tenho medo de ler livros que tem uma continuaçao assim em saga, mas a historia parece interessante. amei a resenha!

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir