05/11/2014

Resenha: Juvenília - Jane Austen e Charlotte Brontë

Título original: The Juvenilia of Jane Austen and Charlotte Brontë
Gênero: Romance
Páginas: 472
Editora: Penguin
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Juvenília, das aclamadas autoras da literatura inglesa Jane Austen e Charlotte Brontë, nos agracia com textos bem estruturados e moldados com uma precisão indefectível. Nota-se que os mesmos são uma espécie de prelúdio das maiores obras-primas das escritoras, respectivamente Orgulho e Preconceito e Jane Eyre. Dotados de sentimentalismo, romance e com nuances que variam entre góticas e satíricas, as novelas contidas em seu interior são um verdadeiro presente para os fãs de clássicos ingleses.

A julgar por suas personalidades e modalidades de escrita, Austen e Brontë possuíam bastante contraste entre si. Enquanto Austen nos falava sobre a aristocracia de sua época, bem como de sua elegância, além de parodiar eventos, comportamentos e sobretudo, a fraqueza humana, Brontë impregnava suas histórias de um romantismo nato e extravagante, mostrando todo o potencial da paixão.

Em uma época onde a natureza feminina nada mais era do que subjugada e onde a literatura não era muito bem vista para as mulheres, visto que as tornavam sugestionáveis e lhe davam uma certa liberdade de expressão e entendimento, Austen e Brontë mostraram toda a sua força, perseverança e sabedoria. E Juvenília é, por assim dizer, um apanhado de seus pensamentos e ideais libertadores, nascidos em um período tão conturbado e limitado, porém com um conteúdo exclusivo e completamente à frente de seu tempo.

Os textos presentes na obra são um verdadeiro esboço da confecção de seus maiores personagens, bem como de suas maneiras e costumes e é praticamente impossível não notar o quanto a evolução entre as autoras foi visível. Logicamente, o talento acompanhava ambas desde o berço, mas vislumbrar a desenvoltura e lapidação dos temas abordados não é algo menos que surpreendente.

"Embora fosse tão bela, as graças de minha aparência eram as menores de minhas perfeições. Em minha mente estavam centradas todas as virtudes que poderiam adorná-la; ela era o rendez-vouz de todas as qualidades boas e de todos os sentimentos nobres."

Entre os textos contidos na obra, ressalto Amor e Amizade (Jane Austen) e Mary (Charlotte Brontë). No primeiro, notamos traços claros das obras de Austen, tais como Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. A delicadeza e os sentimentos foram descritos de  forma sucinta e intensa, fazendo com que logo nos apaixonemos pela sua escrita. Já Mary, de Brontë, teve um roteiro muito bem desenvolvido e personagens meticulosamente construídos, dotados de força, coragem e determinação. O panorama em que a novela se descortina possui um certo ar gótico, presente nas obras não só de Charlotte, mas das Irmãs Brontë de forma geral.

Em síntese, Juvenília nos traz as primeiras ramificações de Austen e Brontë no mundo da escrita, e apesar das novelas se mostrarem um pouco cruas em vista de suas obras-primas, é inegável não notar o talento, a desenvoltura e a maestria presentes desde cedo na escrita das autoras. A capa é muito bonita e atrativa e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

9 comentários:

  1. este livro tem um diferencial que me chamou a atenção, além de seus bons comentários fiquei curiosa pela trama em si, pela mistura de enredos e creio eu por tudo, ja que todo o livro parece ser de uma elaboração impecável!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii Nessa
    Li poucas obras de ambas autoras, mas a Charlotte Bronte sempre me deixou mais a vontade do que a Austen.. não sei explicar... Adorei a resenha, só pode que o livro é bom.. pois reune duas mentes brilhantes...

    Beijaoo

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Van, tudo bem?

    Eu demorei um pouco para engrenar no livro. É dificil por ser contos porque tem alguns que a gente curte e outros não. Um livro único é mais fácil! Mas são duas autoras que são clássicos da nossa literatura, é uma grande responsabilidade resenhar algo neste nível =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. fiquei curiosa pra ler, ambiente gotico e personagens interessantes me atraem...parece ser otimo! amei a resenha :)

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nessa!
    Ainda não li nada das duas autoras, mas os livros delas que você citou (Orgulho e Preconceito e Jane Eyre) são os que mais quero ler. Assim que tiver lido mais das autoras, ou pelo menos esses dois, vou conferir esse livro sim. Adorei sua resenha!

    Beijos!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa,
    Eu não conhecia essa obra ainda, ainda não tive o prazer de ler nada dessas autoras apesar de já conhecer algumas das histórias dela através de filmes. Se tiver a chance quero conferir sim.
    Tem um post especial lá no blog hoje se puder dar uma olhada e comentar.
    Beijos
    Raquel machado
    Escritora Vingança Mortal
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2014/11/sessao-de-autografos-do-vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  7. Oie Nessa =)

    Quero muito ler Jane Eyre, mas ainda não tive oportunidade de adquirir o livro.
    Não sei se o problema é só meu, mas infelizmente não consigo gostar da narrativa da Jane Austen. Até tentei outros livros dela depois de Orgulho e Preconceito, mas não deu certo.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos e bom final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  8. Acredita que ainda não li nada dessa autora? Mas é bem interessante livros em que dá pra se distinguir bem quem é que está escrevendo, fica mais claro até pro próprio leitor pra ler os textos

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa! Sua resenha me deixou louca para ler este livro!
    Sua comparação entre o que é apresentado e orgulho e preconceito e razão e sensibilidade me fizeram ter vontade de ir correndo no site da amazon e comprar o livro! rs
    Parabéns pela resenha ^^

    ^
    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir