18/11/2014

Resenha: O Livro das Princesas - Várias Autoras

Edição: 1
Ano: 2013
Gênero: Contos
Páginas: 288
Editora: Galera Record
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
Em O Livro das Princesas, composto por textos das escritoras Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza, encontramos releituras de grandes contos de fadas, tais como Cinderela, A Bela e a Fera, Bela Adormecida e Rapunzel. Alguns contos não foram tão bons quanto eu gostaria e outros me surpreenderam, tanto pela riqueza de detalhes quanto pela forma como suas narrativas foram conduzidas. Entre eles, posso destacar Princesa Pop e Do Alto da Torre, das autoras nacionais Paula Pimenta e Patrícia Barboza, que foram os maiores trunfos do livro.

Em A Modelo e o Monstro, de Meg Cabot, encontramos uma releitura de A Bela e a Fera. A história se passa durante um cruzeiro em alto-mar e teve alguns elementos bem bacanas, mas senti que a autora poderia ter explorado um pouco mais a temática. Como fã assumida de Meg Cabot, esperava um pouco mais de seu conto e apesar de não ter me decepcionado, senti que as minhas expectativas não foram supridas.

Paula Pimenta nos brinda com uma história super descolada de Cinderela. A autora não só soube preservar os elementos dos contos de fadas como adaptá-los para os dias modernos com uma maestria surpreendente. Cintia, a nossa Princesa Pop, é uma personagem com uma carga emocional um pouco forte e acima de tudo, uma menina extremamente independente e corajosa. Gostei muito de acompanhar sua desenvoltura no enredo e o modo como sua profissão de DJ foi incrementada na trama.

"Era uma vez uma princesa. Ela morava com seus pais, o rei e a rainha, em um castelo enorme, e de lá via toda a cidade. Todas as noites ela olhava pela janela e ficava admirando a vista, sonhando mil sonhos coloridos. No mais brilhante deles, sempre via um príncipe que ela ainda não conhecia, mas que sabia que morava em alguma daquelas inúmeras luzes que avistava..."

Já o conto de Lauren Kate, Eclipse do Unicórnio, foi um dos mais fracos do livro. A história de Bela Adormecida é ampla e acredito que teria várias vertentes para serem exploradas, mas infelizmente a autora deixou muito a desejar. Seu texto ficou extremamente confuso e monótono e acabou não retratando toda a beleza que esse conto de fadas possui.

Me surpreendi bastante com o conto da carioca Patricia Barboza. Não conhecia a escrita da autora e tive meu primeiro contato através desta antologia, o que foi algo muito gratificante. Ela nos trouxe uma Rapunzel simplesmente fantástica, fã da cantora Katy Perry e com uma docilidade ímpar. Sua narrativa é bem envolvente e gostosa, com uma pegada teen incrível e uma leveza peculiar.

"Eu me libertei dos meus próprios medos. Medo de não ser aceita, de não conseguir aquilo que mais queria, de ficar presa no alto da torre para sempre. Eu era livre. Dentro de mim mesma."

Em síntese, O Livro das Princesas é uma obra envolvente e fofa, indicada para todas as faixas etárias. Alguns contos não me agradaram por completo e outros me surpreenderam de forma bastante positiva, o que deu todo um equilíbrio para o livro. A capa é bonita, além de bem descolada e a diagramação está bem favorável, com fonte em bom tamanho, poucos erros de digitação e belíssimas ilustrações de cada um dos textos que compõe a antologia. Recomendo ☺

12 comentários:

  1. Eu tenho muita vontade de ler esse livro por dois motivos: amo releituras de contos e tenho muita vontade de conhecer a escrita da Paula Pimenta e da Meg Cabot. Adoro essa capa, é uma graça! Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu li esse livro e menina não consegui gostar como você.
    achei bem ruinzinho!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. OI Nessa, sou muito curiosa em relação este livro. Minha sobrinha leu e gostou, fora as resenhas que já li e falaram bem dele. Acho legal você ter falado deste equilíbrio, pois em um livro de contos é difícil todos agradarem.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. nossa Nessa faz tempo que eu digo que lerei este livro, os contos sempre me conquistam, ainda mais em releituras
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive curiosidade em ler esse livro, alias está há um bom tempo na minha lista de desejados. No entanto, não sei se vale a pena gastar dinheiro nele, porque parece ser bem simples e só puxado pro lado fofo, como você mesma falou, além de terem contos que não agradam.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa.
    Eu tenho esse livro aqui, mas não li, fui direto pro livro dos vilões rsrs.
    E pelo que percebi, nesse livro as autoras nacionais também se destacam, e deixam as estrangeiras no chinelo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Nessa, adorei a resenha. Pelo que você descreveu realmente o livro ficou equilibrado. Gosto muito de contos, me interessei por essa obra. Vou procurá-la.
    Parabéns pelo blog, continua maravilhoso. O layout tá uma gracinha!

    Passa lá depois, beijinhos. (livrosemaiss.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa,
    alguns contos tb não gostei tantos, mas outros valem muito a pena.
    Curti bastante o livro.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie Nessa
    atualmente li o livro dos vilões, e pude constatar que dos 4 contos, os que mais gostei fora os nacionais. E pelo visto, isso também aconteceu com você com o livro das princesas. Bom saber que nossos autores estão com tudo!!! Quero ler também.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Eu adquiri este livro agora na feira que teve aqui na minha cidade e eu curti muito os contos!
    A diagramação está linda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi falar muito neste livro, a Paty ( Patricia Barboza) me disse que eu preciso ler de qualquer jeito!!!
    Já falei com ela pra me enviar um de presente, kkkkkkkkkkkkkkk

    http://detudoumpouco28.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá Nessa,

    Essa é a terceira resenha que leio desse livro e todas positivas, não leio contos, mas vou colocar na lista....parabéns pela resenha...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir