24/11/2014

Resenha: O Livro dos Vilões - Vários Autores

Edição: 1
Ano: 2014
Gênero: Contos
Páginas: 320
Editora: Galera Record
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
Em O Livro dos Vilões, escrito por Cecily von Ziegesar, Carina Rissi, Diana Peterfreund e Fábio Yabu, encontramos vários contos de fadas às avessas. E digo às avessas pelos mesmos terem os seus valores invertidos, o que os dotou de uma originalidade ímpar. Assim como em seu volume antecessor, O Livro das Princesas, alguns contos acabaram se destacando mais do que os outros, como os dos autores nacionais Carina Rissi e Fábio Yabu.

Em #Stepsisters Sobre Sapatos e Selfies,  de Cecily von Ziegesar, conhecida pelas séries literárias It Girl e Gossip Girl, acompanhamos a história das duas meio-irmãs de Cinderela, Nastia e Dizzy, e a paixão desenfreada das megeras por sapatos e selfies. Achei que este conto acabou se prolongando demais, se tornando bastante monótono. Nastia e Dizzy são bem irritantes e fúteis e a Cinderela, pasmem, é uma menina muito chatinha e sem sal e sem açúcar. Infelizmente, esse foi um dos contos mais fracos do livro.

Menina Veneno, de Carina Rissi, foi um dos melhores contos do livro. Conhecemos Victoria, a madrasta da Branca de Neve, ou melhor dizendo, Bianca. Sabe aquela espécie de vilã estilosa, cheia de charme e que lhe desperta afeição ao invés de ódio? Pois é justamente com uma figura deste gênero que você irá se deparar no enredo. Victoria é obcecada com a sua beleza, recorrendo a várias poções e parafernálias em busca de rejuvenescimento, incluindo até mesmo um bizarro aplicativo de celular. Suas maldades e ardilezas são tão bem arquitetadas e uniformes que acabam até mesmo ganhando o coração do leitor.

"Todo mundo tem um lado bom, e outro não tão bom assim. Você só precisa identificar qual é o predominante e aproveitar o momento certo."

Em Quanto Mais Afiado o Espinho, de Diana Peterfreund, nos deparamos com uma típica história de bruxaria juvenil. Não consegui identificar qual conto de fadas serviu de inspiração para a história de Peterfreund, mas pude perceber que a autora escreve razoavelmente bem. Como fã de tudo aquilo que envolva bruxas - seja filmes, séries ou livros - apreciei bastante a trama da autora, mas achei que em alguns momentos ela soou um pouco confusa. Malena é uma boa personagem e sua caracterização nos causa até mesmo uma certa nostalgia principalmente do período escolar, mas acredito que não só ela como toda a temática em si poderia ter sido mais explorada.

E em A Menina e o Lobo, de Fábio Yabu, acompanhamos uma brilhante reconstrução dos contos de fadas. O lobo se torna uma figura tão cômica e ao mesmo tempo, tão especial, que com certeza irá afeiçoar o leitor. Yabu faz um verdadeiro apanhado pelo universo da fantasia, trazendo em seu enredo fragmentos de várias histórias fantásticas, enriquecendo ainda mais sua trama e tornando-a criativa. As citações pós-modernas com toda a tradição dos contos de fadas se tornou uma mistura completamente singular e original.

"O que eu mais gosto nos humanos é a capacidade de, com um simples olhar, traduzir o intraduzível e com ele acessar um mundo que até pouco tempo me era negado: o mundo das cores."

Em síntese, O Livro dos Vilões repete a mesma fórmula de O Livro das Princesas e consegue agradar o público, tal como seu volume antecessor. O livro em si é bem balanceado, ou seja, encontramos contos muito bons e outros que deixaram um pouco a desejar, e os meus favoritos, mais uma vez, foram os dos nossos autores nacionais. A capa é bonita e segue o mesmo modelo da anterior e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e lindas ilustrações. Recomendo ☺

Confira resenha do volume anterior:

►O LIVRO DAS PRINCESAS

23 comentários:

  1. *-* Precisooo desse livro , haha

    http://claramadson.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Van! Como amante de contos, não deixo de ficar super-mega-curioso para poder ler este livro. Bem, pela sua resenha os contos que me chamaram mais atenção foram o da Carina e o do Fabio. Não sou muito de ler livros de contos, mas uma releitura vez ou outra é muito bacana. Adorei a resenha, parabéns.
    Bookmore

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    nossa eu quero muito ler este livro.
    Parece ser mto bom.
    Adorei a resenha

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nessa, tudo bem?
    Eu quero ler esse livro por causa da Carina Rissi, autora que amo muito! :) Estou super curiosa.
    Beijos
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nessa, eu gosto muito de recontos e trazer os tidos vilões como cerne central é uma proposta nova e super interessante
    na elaboração como um todo a editora arrasou
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Nessa tudo bem?

    Não conhecia esse livro e não costume ler contos, mas quem sabe eu dê uma chance, ótima resenha...abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa,

    Adorei esse e o das princesas, vi em promoção e acho que vou comprar. Achei a ideia deles muito diferente, interessante.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oiiii. muito bom saber que os melhores foram os nacionais =D
    Ainda não li o livro, mas acho que gostaria por falar de vilões. Adoro vilões. Mas não curto muito contos, e também acho difícil resenhá-los. heheheh. mas parabéns, você fez isso muito bem. Gostei dessa mistura com as coisas modernas =D
    Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ahhh esse livro é fão fofo (se é que posso falar assim rsrsr)
    Quero muito ler.
    Bjs
    Amanda
    leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa,
    amei sua resenha. Quero ler o livro das princesas a algum tempo e agora esse entrou para lista.
    PS: percebo pela opinião geral que os autores nacionais tem se saído muito melhor nesses contos. Que bom :D

    Bjs!
    Anne
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  11. Oi nessa!
    Esse livro é uma graça! Uma ótima indicação!
    bkjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Estou bem curiosa com esse livro escrito sob a perspectiva dos vilões .
    Já faz tempo que ele está na minha lista de desejados.
    Adorei a resenha
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  13. Como já comentei na outra resenha, amo releituras de contos de fadas. Também adoro saber mais sobre a história dos vilões e esse livro parece ser uma ótima oportunidade para isso. A capa é uma graça! Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Nessa
    Eu li o Livro das princesas e gostei, agora estou bem curiosa para ler. Pela sua resenha este é no mesmo estilo, e eu adoro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Tenho muita vontade de ler esses dois volumes, especialmente o Livro dos Vilões, já que sou apaixonada por vilões. Assim que puder, os lerei.

    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Oi Vanessa.
    Os autores nacionais deram um show de criatividade.
    O conto da Carina é mega fofo, divertido, envolvente, já o conto do Fábio é incrível, sagaz e bem bolado.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Adorei! Já tinha curiosidade antes em ler esse livro, e agora fiquei mais ainda. É tão bom saber que um dos melhores contos é justamente de uma autora brasileira :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova de "O Reino das Vozes que não se Calam" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  18. Oie Nessa =)

    Como sempre acabou gostando mais dos vilões do que dos mocinhos tenho mais curiosidade de ler esse livro do que o das princesas rs...

    Espero ter a oportunidade de conhecer esses contos em breve.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  19. Esse parece mais interessante do que os das princesas :p

    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  20. Oi, Nessa!
    Eu não li O Livro das Princesas, mas recebi O Livro dos Vilões para resenhar, é bom saber que ele não decepciona. Estou bem curiosa para ler por adorar conto de fadas e querer ver como ficou essa nova roupagem dada pelos autores. Ainda não li nada de nenhum deles, então vamos ver o que acharei de suas narrativas.
    Beijos!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bom?
    Estou querendo ler esse livro e acho que terei a mesma opinião que tive em O Livro das Princesas. Realmente alguns contos acabam sendo mais fracos que os outros, mas espero que a disparidade não seja tão grande. Fiquei ainda mais interessada em ler o conto da Carina Rissi.
    beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Nessa =)

    Estou super curiosa para ler este livro, pois confesso, os vilões me atraem mais neste caso kkk. Me interessei pelos contos Menina Veneno e A Menina e o Lobo, e veja só, de autores nacionais <3 Carina Rissi arrasa. Eu já li o das Princesas e curti bastante, e estou doida para ler este... apesar de sempre ter um ou dois contos que dão uma escorregada na maionese kkk.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  23. Será a minha próxima leitura XD~~

    ResponderExcluir