29/01/2015

Resenha: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo - Benjamin Alire Sáenz

Título original: Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe
Gênero: Young Adult
Páginas: 392
Editora: Seguinte
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
 Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo - escolhido como livro de honra do Michael L. Printz Awards e ganhador do Stonewall Book Award, dentre outros prêmios - do americano Benjamin Alire Sáenz, nos traz uma história tipicamente juvenil, com todas as suas descobertas, surpresas e medos. Os personagens foram muito bem construídos e encantam pelas suas peculiaridades e modos de enxergarem a vida.

Conhecemos Aristóteles e Dante, dois amigos inseparáveis, mas bem heterogêneos entre si. Dante sabe nadar, é um jovem articulado, confiante e apaixonado por arte e poesia. Já Aristóteles não é um exímio nadador, além de duvidar muito de seu potencial e não ter lá uma relação muito boa com as palavras. Ele também se perde em pensamentos a respeito de Bernardo, seu irmão mais velho que está na prisão.

Porém, mesmo com inúmeras diferenças entre si, eles parecem se completar, um ao outro. Dante tem uma forma única de encarar a vida e aos poucos faz com que Ari rompa todas as barreiras que construiu até aqui. Dentre confidências, dúvidas e incertezas, eles também compartilham livros, sonhos, risos, pensamentos e, assim, vão tornando os seus mundos mais coloridos. Acima de tudo, eles descobrem que o amor e a amizade são as engrenagens da vida...

"Fiquei pensando que poemas são como pessoas. Algumas pessoas você entende de primeira. Outras você simplesmente não entende...e nunca entenderá."

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo nos traz uma trama juvenil bem articulada e construída, retratando todo o panorama que o jovem moderno vive e focando em seus relacionamentos, tanto familiar quanto amoroso. Os personagens são o mais próximo do real possível e passam por transições que deixam todos os adolescentes em parafuso, de uma forma descontraída e levemente cômica. O livro também aborda o homossexualismo, de uma maneira tão delicada e sutil, dotada de sensibilidade e maestria. Narrado em primeira pessoa por Ari, de um modo bem leve e assimilável, o livro não só cumpre sua missão de entreter como também te leva a descobrir os segredos dos universo, juntamente com seus protagonistas.

Ari é um jovem bem introspectivo e solitário, que não aguenta mais viver sob os pesados segredos de sua família. Seu irmão foi preso e, desde então, parece que sumiu da face da Terra. Ninguém dentro de casa pronuncia o nome dele, tal como se fosse um perjúrio. Ele também não é nada confiante e parece não se encontrar em meio a sociedade mas, durante as férias de verão, quando conhece Dante, acaba enxergando a vida sob um ângulo diferente. Mesmo sendo tão peculiares entre si, a ligação entre os dois é inevitável, além de repleta de descobertas.

Dante é um garoto otimista, sempre de bem com a vida e com uma alma um tanto quanto sensível. Ele ensina Ari a enxergar a vida com outros olhos e também aprende com ele muitas coisas, dentre elas o valor de uma verdadeira amizade.

Em síntese, Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo nos traz uma trama inesquecível sobre amizade, amor, gratidão e afeto. Escrito de forma terna e suave e com uma lição de vida bastante densa, ele se destaca por sua abordagem clara e profunda e pelos seus personagens, tão bem descritos e alinhados na trama. A capa é simples e bem juvenil e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

12 comentários:

  1. Oi Vanessa!
    Eu adoro esse livro. Tanto que o elegi como uma das minhas melhores leituras no ano passado. Como você disse, em muitos aspectos é uma trama tipicamente juvenil, mas o autor usa de tanta sensibilidade que ela se torna encantadora.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa!
    Acho essa capa um amor. A citação que você colocou me chama atenção para o conteúdo, que me parece super diferente e interessante, além disso, já ouvi elogios antes! Espero poder conferir em breve e tê-lo na estante.
    Beijos, Lis.
    umareescrita.com.br

    ResponderExcluir
  3. UAU! Quero muuuuuuito *-* achei sensacional sua resenha e já sabia que ia gostar quando vi a capa, o nome e a avaliação 5/5
    beijão <3
    www.renatacaparroz.com

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    já vi este livro por ai, gostei bastante do quote que usou. Fiquei bem curiosa com o livro

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa.
    Adorei sua resenha. Já vi ótimos comentários a respeito desse livro, quero muito ler.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. li bons comentários que me despertaram a curiosidade, quebrar tabus é imprescindível e de certa forma também é papel da literatura
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Nessa
    minha experiência com esse livro não foi a das melhores. Achei que a família do Aristóteles e do Dante era "boa demais para ser verdade". Mesmo assim, foi uma leitura que terminei bem rápido.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa!
    Já gostei, vou marcar aqui para ler ;)
    bjks!

    ResponderExcluir
  9. Com certeza acaba de entrar na lista dos livros desejados, o título logo chamou minha atenção RSR E adorei sua resenha!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que bonito! Tão bom ler livros que retratam a amizade em sua simplicidade, no quão duas pessoas podem se completar e gostarem uma da outra mesmo sendo diferentes. Afinal, as vezes é justamente nas diferenças que encontramos os erros que cometemos

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo no blog sobre Readgeek, vem descobrir o que é!

    ResponderExcluir
  11. Acompanhei o lançamento desse livro por causa de um evento da editora na minha cidade, mas até hoje não tive oportunidade de ler, adoro a capa, a premissa é muito interessante, quero muito ler, só vejo bons elogios. Gostei muito da sua resenha!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  12. Olá Nessa,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e acho a capa dele linda, espero ler futuramente, ótima resenha...abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir