19/01/2015

Resenha: A Bandeja - Lycia Barros

Edição: 3
Ano: 2014
Gênero: Romance cristão
Páginas: 240
Editora: Arqueiro
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro A Bandeja, primeiro volume da série Despertar, da carioca Lycia Barros, nos traz um romance impactante, repleto de provações e dilemas. Apesar de ser um livro de teor religioso, a autora soube abordar o tema de uma forma bem universal, sem soar extremista ou partidária, o que concedeu toda uma singeleza ao enredo. A história é muito bem escrita e os seus personagens bem próximos ao real, nos encantando (e também nos irritando) com suas posturas.

Agora que completou 18 anos, Angelina está prestes a viver o maior desafio de sua vida: abandonar a pacata Petrópolis, onde nasceu e se criou, para estudar e morar no Rio de Janeiro, sem os cuidados de sua família. Assim que se instala na república de estudantes, ela logo percebe que sua estadia na faculdade não será nada fácil. Ela divide o quarto com Michele, uma colega bem desorganizada, fã de agitos e badalações. Para piorar a situação, suas acomodações não são lá muito confortáveis e os professores da universidade não parecem nem um pouco empenhados.



Angelina está super desanimada até que esbarra em Rico - um rapaz estonteante e capaz de deixar qualquer garota com as pernas bambas. O que ela não imagina é que Rico é seu professor de linguística e que, assim como ela, também nutre um interesse a mais nesse relacionamento. Deslumbrada com o poder da paixão, Angelina se entrega de corpo e alma, contrariando todos os conselhos que ouviu dos pais durante boa parte de sua vida. Nesse ínterim, ela acaba tendo sonhos cada vez mais enigmáticos, onde homens lhe oferecem determinados objetos em uma bandeja e depois se tornam feras e somem pela floresta...

A Bandeja nos apresenta um romance arrebatador e detalha com precisão todas as fases da paixão, principalmente aquela de entrega total e, que muitas vezes, se torna a nossa pior frustração. Apresentando todos os dramas e percalços do primeiro amor, bem como as provações que ele desperta em uma jovem cristã, o livro foi muito bem escrito e consegue nos envolver do início ao fim. Confesso que não me afeiçoei tanto aos personagens quanto gostaria, mas gostei muito do enredo e de suas reflexões acerca da vida. Narrado em primeira pessoa por Angelina, de forma clara e sucinta, acompanhamos sua nova jornada longe de casa e repleta de tentações, bem como suas escolhas e consequências.

Angelina é uma personagem muito próxima do real. Quantas pessoas conhecemos que viviam uma vida regrada e arrisco dizer, até mesmo arcaica, que quando passam a enxergar toda a amplitude do mundo, se esbaldam até cair? Não que Angelina faz jus completamente a esses dizeres, mas acaba ficando tentada a conhecer um pouco mais sobre o que o mundo tem pra lhe oferecer e se deixando levar por caminhos tortuosos. Confesso que ela me irritou bastante ao longo da história pela sua postura. Como eu disse anteriormente, entendo completamente a mudança de atitude visto a imensidão do que o mundo oferece, mas suas atitudes foram drásticas demais. Uma menina de boa família, com uma criação exemplar, que na primeira decepção recorre às drogas e às bebidas alcoólicas, me soou completamente estranho. Não que isso não aconteça, mas por toda sua estrutura famíliar e os seus diálogos com os pais, achei meio que surreal.

Rico é aquele tipo de pessoa que se fixa em sua mente logo à primeira vista. Lindo, charmoso e rico, ele é o cara dos sonhos de toda menina. E claro, preconiza bem o ditado "Quando a esmola é demais, o santo desconfia". Ao longo do enredo, ele deu indícios de que não era tão maravilhoso quanto todos imaginavam, mas não posso recriminar Angelina por isso, afinal, pelas lentes da paixão tudo é perfeito e magnânimo, não é mesmo? Ele se torna um passaporte para um mundo desconhecido à Angelina, lhe levando ao delírio e também para o caos...

Em suma, A Bandeja é um ótimo livro e nos traz um lindo ensinamento de fé e vida. Apesar do embasamento religioso, é um livro abrangente e universal e escrito de forma coesa e profunda. A capa é simples e a diagramação está bem favorável, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

18 comentários:

  1. Oiiii.... Foi o primeiro livro que li este ano e da Lycia Barros, logo depois li o Perdido sem você. Estou completamente apaixonada pela história e pela autora. Sua resenha traduz isso... Beijos

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar nesse livro, e aliás tenho bastante interesse. Adorei sua resenha, transmite bem o desenrolar da história, e me deixou mais curiosa ainda pra ler :)

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Ser feliz é assim", vem conferir!

    ResponderExcluir
  3. Oie Nessa,
    li este livro faz algum tempo e tb gostei bastante. :D

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ler um romance arrebatador entre dois livros mais densos é sempre bom. Dica anotadíssima.
    Excelente resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma amiga louca por esse livro, ela vivi falando dele.
    Vou me organizar p lê-lo finalmente esse ano.
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  6. eu gostaria de ler mais livros da Lycia, seu jeito de escrever me atraiu bastante em livros anteriores
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sempre ouvi coisas positivas sobre os livros da autora, mas tb já me disseram que ela foca bastante nesse lado da fé, de religião e geralmente esse tipo de livro não me agrada muito

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa
    Ainda não li nada da autora, mas mas pelos seus comentários o livro parece ser bom. Bela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa!
    Já ouvi coisas bem leais sobre esse livro e tenho bastante vontade de ler, apesar de ele não ser de um gênero que leio muito a premissa me atrai.
    Um beijo!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Sempre tive vontade de ler um livro da Lycia Barros e essa história parece fazer o leitor refletir muito sobre vários aspectos. Realmente é estranho que uma menina de família mude da água pro vinho do nada, mas a premissa dessa narrativa me conquistou.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa, esse é mesmo um livro fantástico, não?
    Li há um certo tempo e foi uma leitura bastante agradável.

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu leio muitas resenhas ótimas deste livro, mas mesmo assim não consegui me interessar por ele. Vou tentar ler e ver se isso muda.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Nessa =)

    Ai, mais um livro nacional que estava enrolando para ler...
    Confesso que nunca tive um grande interesse por ele, mas estou começando a mudar de ideia. Darei uma chance =D

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  14. Livro incrível, que pena que eu não conhecia mais me adaptei direitinho com a história
    Abraços

    http://www.umcontoliterario.com/

    ResponderExcluir
  15. Tenho este livro aqui em pdf e já estou ansiosa para ler ele, me parece ser muito bom. Adorei sua resenha, apontou muito bem os detalhes do livro e dos personagens!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Nessa, tudo bem?
    Essa história é bem polêmica, já li algumas resenhas positivas e outras negativas. Também estranhei o comportamento da personagem, pois se ela tinha uma boa estrutura familiar, não era de se esperar que agisse dessa forma no primeiro obstáculo. Independentemente disso, pelo o que contou, o enredo é muito bom.
    Parabén pela resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Aiii Nessa, esse livro é peeeerfeito!!!
    Eu li o e-book dele, e ameeeei!
    Ainda quero compra-lo!!
    É divino; muito edificante, amoo demais!!
    bjãooo

    anairados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá Nessa,

    Li e resenhei esse livro no blog, gostei bastante, mas esperava mais....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir