21/01/2015

Resenha: O Pão da Amizade - Darien Gee

Título original: Friendship bread
Gênero: Romance
Páginas: 392
Editora: Lua de Papel
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro O Pão da Amizade, da norte-americana Darien Gee, nos traz um romance terno e comovente, envolvendo amizade, família, perdas, dores e reparações. Acima de tudo, nos traz uma bela história de esperança, amor, fé e solidariedade. Com personagens bem heterogêneos entre si e construídos com maestria, é o tipo de obra que encanta pela sua simplicidade e singularidade.

Em uma determinada tarde, quando Julia Evarts e sua filha Gracie chegam em casa, logo se deparam com um singelo presente na varanda: um pão da amizade e um bilhete com os seguintes dizeres "espero que você goste". Junto ao embrulho, segue um pacote de massa, instruções de como preparar o pão e um pedido para que ele seja compartilhado com mais pessoas.

Ainda abalada pela tragédia que a distanciou de Livy, sua irmã, Julia continua perdida com o rumo que sua vida tomou. Por ela, o presente anônimo iria para o lixo, mas para agradar Gracie ela resolve assar o pão.

Quando Julia conhece as duas novas moradoras da bucólica cidade de Avalon, logo desencadeia um forte laço de amizade com elas e decide compartilhar a massa do pão da amizade. A viúva Madeline Davis trabalha com todas as fibras de seu ser para manter aberto o salão de chá que administra e a famosa violoncelista Hannah Wang está passando por um momento turbulento em sua vida, com o fim da carreira e também de seu casamento. Na cozinha do estabelecimento de Madeline, as três mulheres firmam uma bela e sólida amizade que mudará suas vidas para sempre.

O pão da amizade acaba se tornando uma febre em Avalon e todos o estão assando em suas cozinhas, seja em sua receita original, seja com algumas sutis (e deliciosas) modificações E, em meio a esse momento feliz, surge um novo desafio na vida de Julia: a necessidade de se confrontar com seu passado, sanar velhas feridas e reencontrar a irmã.

"Você nunca consegue se recuperar por ter perdido alguém que ama, mas pode encontrar um meio de deixar que isso faça parte de sua vida em vez de deixar que se apodere de parte de você."

O Pão da Amizade traz em suas entrelinhas uma bela história de amizade e solidariedade, envolvendo três personagens bem diferentes entre si, mas que, juntas, resolvem se unir para ajudar uma a outra. Através do pão da amizade, elas acabam sendo conduzidas por uma verdadeira jornada pela vida, resgatando seus passados, vivendo seus sonhos e se reparando daquilo que tanto as afligia. Narrado em terceira pessoa, de forma gostosa e envolvente, o livro se mostrou uma grata surpresa, além de nos trazer belíssimas lições de vida e esperança.

Julia passou por um acontecimento que lhe deixou completamente devastada e abalou toda a estrutura de seu lar. Mesmo com o passar dos anos, sua dor nunca foi atenuada, se refletindo sobre seu casamento até os dias atuais. Nada a alegra ou lhe faz sentido, até que um presente anônimo em sua varanda se torna o passaporte de dias melhores. No começo do livro, Julia surgiu como uma personagem bem amargurada e infeliz e foi gratificante acompanhar sua mudança. Ela vai se despindo de suas mazelas de uma forma tão natural, quase que mágica, conseguindo despertar a afeição do leitor.

Madeline é a mais otimista das amigas. Mesmo aprisionando em suas estranhas um certo arrependimento do passado, ela é uma mulher doce, otimista e sempre disposta a ajudar. Hannah sempre foi uma artista de prestígio, mas do nada presencia seu mundo virar de pernas pro ar. Sua dor é quase que palpável e acompanhar seu recomeço e, por conseguinte, sua vitória, foi muito bacana. Confesso que me identifiquei muito com essa personagem e torci do começo ao fim do livro pela sua felicidade.

Resumidamente, O Pão da Amizade é um romance singelo, que retrata as adversidades da vida e nos mostra como as dificuldades nos tornam pessoas melhores. A história é envolvente e positiva, nos transmitindo uma esperança sem limites a respeito da vida e seus personagens são fortes, batalhadores e intrinsecamente humanos, o que culminou em um senso de realismo surpreendente ao enredo. A capa é muito bonita e delicada e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade, páginas levemente picotadas e ilustrações de ramos de trigo no começo de cada capítulo. O livro ainda conta com receitas do pão da amizade e suas variações, o que só me deixou com ainda mais água na boca. Recomendo, com certeza!

21 comentários:

  1. Olá.
    Adorei sua resenha. Eu não tinha muito vontade de ler esse livro, mas sua resenha me deixou com uma pontadinha de 'quero ler'. E quero ver a receita também, adoro essas coisas UAHSUAHSU

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro sempre chamou a minha atenção, mas eu tinha medo que a história acabsse por se mostrar enfadonha, pelo visto eu estava enganada. Gosto de ler livro sem pretenções, que me fazem apenas relaxar. Mas é tão bom também ler livros que nós acrescentam alguma coisa, até mesmo uma lição. Gostei.
    Bjs Vanessa.

    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa,
    não conhecia o livro, mas achei bem fofo.
    Não compraria no momento, mas logo

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa, tudo bom?
    Não conhecia este livro e confesso que após ler sua resenha, já o inclui na minha lista de leitura! Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  5. Há muito tempo tenho vontade de ler este livro, na verdade desde que foi lançado. Esta capa é linda demais e deve valer a leitura só por ela. Parece uma história que nos mostra que é na simplicidade das pequenas coisas que encontramos conforto e felicidade, uma leitura bem leve e que faz bem para a alma.

    Adorei a resenha.

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Nessa!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro e confesso que me apaixonei depois da sua resenha. Ainda mais por conta da história das três personagens. Superar a dor não é fácil, seja ela causada por qualquer tipo de perda ou arrependimento. Eu sei bem o que é perder alguém que se ama (meus pais) e ter que dar a volta por cima, ter que superar a ausência.
    Outro fator que chamou a minha atenção no livro tem a ver com as receitas de pão! Adoro cozinhar! rsrs
    Vou procurar esse livro pra comprar!
    Beijos,
    Nica

    ResponderExcluir
  7. Nessa desconhecia esse livro então fiquei bem curiosa!
    agrega duas coisas que amo: comida e amizade kkk
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa
    Faz tempo que eu quero ler este livro, a premissa dele chama muito minha atenção, eu até tinha esquecido dele.
    Bela resenha;

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser uma gracinha, bem positivo. Fiquei curiosa para ler ele depois da tua resenha, ele parece ser bem cativante mesmo, ainda mais pelo fato de ter uma leitura gostosa!

    Beijos,
    Caroline, do http://www.criticandoporai.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha, Nessa.
    Acho que é de algo assim que tenho precisado ler... minhas leituras têm ficado cada vez mais "estagnadas", e acho que simplesmente não estou no clima de ler os suspenses de sempre.
    Amei o quote sobre nunca nos recuperarmos quando perdemos alguém que amamos :'(

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  11. Oi. Já li esse livro faz um tempo e gostei bastante. É uma história simples mas muito bonita.
    Também fiquei com água na boca pelas receitas, mas não tenho dotes culinários e nem me arrisquei a fazer hehe
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Que lindo!
    Parece ser daquelas histórias que fazem realmente a gente repensar em nossas atitudes e, em tudo que nos vem acontecendo.
    Só for pra mudar melhor, que assim seja! rsrs
    Quero ler, e a capa está linda hein
    bjoos
    anairados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa adorei a resenha! Entrou na lista dos livros desejados RSRrs Acho que vou gostar da leitura.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Nessa!
    Já faz um tempo que ouvi falar sobre esse livro e a resenha que tinha lido tbm foi positiva. Não to com muuita vontade de ler mas estou curioso pra conferir e ver se gosto.
    Beijo!
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oie Nessa =)

    Apesar se sempre ver esse livro pela blogosfera e até em destaque em algumas livrarias, nunca tinha sentido aquela vontade de conhecer a história sabe? Mas, a sua resenha foi tão singela e passou tanto os seus sentimentos que agora eu sinto que preciso ler esse livro também.

    Parabéns!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  16. Hey Nessa,

    Mais uma ótima resenha e leitura muito boa de se recomendar, gostei bastante!

    E hey tem novo texto lá no blog, te convida a dar uma conferida!

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Não tinha ouvido falar nesse livro, mas a resenha me deixou mt curisa. Quero ler! rs
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  18. Uh, eu tenho marcador desse livro. E que legal! Nem sabia que o livro se tratava disso, mas gostei da ideia de repassar a receita e as amizades irem evoluindo. Parece uma história bem terna, sincera, e inclusive de superação

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O presente do meu grande amor", vem ver!

    ResponderExcluir
  19. Oi Nessa
    Já tinha ouvido falar desse livro e ele parece ser muito fofo e uma leitura bem leve.
    Gostei ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  20. Nessa, esse livro é um amor!!!
    Amei demais a leitura e o descobrir por acaso no skoob.
    Bj.

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá Nessa tudo bem?

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui, gostei muito da premissa, ótima resenha, dica anotada....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir