16/02/2015

Resenha: Emmi & Leo - Daniel Glattauer

Título original: Alle Sieben Wellen
Gênero: Romance
Páginas: 168
Editora: Suma de Letras
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
Em Emmi & Leo, sequência de @mor, do austríaco Daniel Glattauer, acompanhamos a continuação do casal que angariou mais de três milhões de leitores pelo mundo e que, inclusive, teve em torno de 64 peças teatrais feitas em prol de seu enredo na Alemanha e na Áustria. A narrativa epistolar continua detalhadamente rica e romântica e os diálogos entre os dois sobre o amor encantam pela sua sutileza e beleza. Apesar dos inúmeros pontos positivos, o que me desagradou um pouco no livro foi a forte indecisão que se abateu sobre o casal.

Leo Leike finalmente retorna para a Áustria e, aos poucos, começa a retomar suas correspondências virtuais com Emmi Rothner. Porém, ele veio acompanhado de uma interessante e atraente jovem americana, Pamela, e os dois já traçam planos para irem morar juntos.

Mas, mesmo compromissados, Emmi e Leo não conseguem parar de trocar mensagens um com o outro, sem se importar com as consequências advindas disto. Tentando entender o que se passa entre eles e, quem sabe, até mesmo para colocar um ponto final em tudo, eles resolvem se encontrar pessoalmente. Porém, Pamela acaba tomando ciência da forte ligação virtual de Leo e o namoro entre os dois fica profundamente abalado. E o casamento de Emmi com Bernhard também é levado aos limites...

"Quem sabe como a vida é realmente lá fora, com que intensidade ela reflete aquela aqui dentro, onde a razão tem suas próprias razões?"

Emmi & Leo foi um livro bastante aguardado, principalmente por conta do desfecho final de @mor, que deixou muitos leitores com o coração na mão. E, graças aos bons deuses, a sequência da história não decepciona, apesar de ter lá os seus pontos negativos. O romance entre Emmi e Leo continua compulsivo e forte assim como outrora, e nota-se que os sentimentos entre os dois se intensificaram ainda mais, resultando em diálogos refinados e incrivelmente românticos. O que acabou prejudicando um pouco o enredo foi a indecisão que se abateu entre os dois. É inevitável que eles se amam e aprofundaram ainda mais esses laços quando se encontraram pessoalmente, mas acabam erguendo infinitas barreiras para vivenciarem esse amor. Quando não é Leo, é Emmi e vice-e-versa, e isso, em alguns momentos, torna a trama um pouco irritante. Narrado de forma epistolar pelos dois protagonistas centrais, o livro continua tão bom e irresistível quanto seu volume antecessor, apesar de ter pecado em alguns aspectos.

Emmi se mostra ainda mais apaixonada por Leo e disposta a vivenciar esse amor, mas parece que algo a impulsiona para trás. Por vir de um casamento de longa data e ter um laço profundo de afeto com o marido e os enteados, ela ainda não se sente 100% a vontade para ir em busca de sua própria felicidade. Apesar de caminhar na corda bamba, gostei muito da sua objetividade e postura ao longo do enredo e me surpreendi positivamente com algumas de suas decisões.

"Eu quero ver você falar. Quero ver você me ouvir. Quero ver você respirar. Quero ver você finalmente, de uma vez por todas, durante uma hora, depois de todo esse tempo de virtualidade íntima, familiar, promissora, refreada, incessante, interrompida, realizada, insatisfeita. E mais nada."

Leo se mostra bastante indeciso, apesar de perdidamente apaixonado. Nota-se que a carta de Bernhard o abalou profundamente, não só como amante mas como homem também e isso se torna um grave entrave entre ele e Emmi. Quando parecia que ele finalmente iria tomar uma atitude, ele dava um passo para trás e foi levando esse ritmo em banho-maria por boa parte da história. Porém, quando felizmente tomou sua decisão, deu vazão a seus sentimentos e se mostrou forte e determinado.

"Eu carrego você comigo pra cima e pra baixo, através de todos os continentes e estados de espírito, como um devaneio, como uma ilusão de perfeição, como expressão máxima do amor." 

Em síntese, Emmi & Leo nos trouxe um desfecho bastante satisfatório para a história, além de impregná-la com ainda mais romance e paixão. Apesar dos pontos negativos que mencionei, o enredo foi muito bom, claro e objetivo e teve uma conclusão belíssima e coesa. A capa é bonita e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

Confira resenha do volume anterior:

►@MOR 


14 comentários:

  1. Pelos trechos que você colocou, parece ser bem interessante o livro.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa!
    Menina, ainda não li nenhum dos dois livros, rs. Confesso que eles não me chamaram a atenção =P
    Bjks!

    ResponderExcluir
  3. olá, li poucas resenhas desse livro, mas as que li mostram o quanto a trama vale a pena!
    passei a enxergá-lo sob outra óptica, mesmo com as suas ressalvas!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que capa linda e fofa!!! *-*
    Adorei os trechos, subtende que a leitura do livro é bem leve.

    http://exploradoradelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. oie Nessa
    tem um tempão que eu consegui esse exemplar de troca e ainda não li. Preciso saber como acaba a história de Emmi e Leo, e saber que o final é satisfatório me deu vontade de ler logo.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Não li o livro anterior e nem esse, mas me interessei bastante pela história...
    termina nesse mesmo ou vai ter outro?

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa, td bem?
    Poxa, ainda não li @mor... fiquei curiosa agora.
    Assim que puder os lerei.
    Bj!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Nessa,

    Já vi resenhas desse livro os blogs e pelo visto parece uma boa leitura,capa muito bonita também.... gostei da dica....parabéns pela resenha....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Não li o primeiro livro, mas fiquei curiosa com a história.
    ah te indiquei para uma tag, dá uma olhadinha lá no blog :D
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  10. Oláa... Sou nova por aqui, mas amei a dica do livro...Com certeza vai pra minha lista :D

    Quando der, da uma passadinha no meu blog *-*

    ResponderExcluir
  11. O livro parece uma gracinha. É legal a gente ficar aguardando na ansiedade livros não? Mas depois que lê a gente fica meio "ãn?" já?
    Achei bem estranho o moço Leo, ser bem indeciso, o que é meio incomum.
    Quando vi 5/5, fiquei curiosa. Nunca ouvi falar do autor e, é a primeira vez que vejo a capa do livro.
    Gosto de romances, mas este, como todos, tem alguns pontos negativos. Mas o que não nos deixa desapontados.
    Abraços Vanessa
    leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente eu ainda não li @mor. Sempre li resenhas positivas em relação a ele, e essa é a primeira resenha que leio sobre esse segundo volume. Vou colocá-lo na lista!

    Beijos!

    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Oie Nessa =)

    Li @mor e mesmo com alguns detalhes que não curti muito achei a história bem legal. Estou bem curiosa para ler a continuação e saber como as coisas entre a Emmi e o Leo ficaram rs...

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Oi Nessa,
    Conseguindo volta ao mundo virtual aos pouquinhos vim te visitar, ainda não li @amor mas parece ser muito bom, me chamou atenção terem feito peças de teatro desse livro.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir