02/02/2015

Resenha: Eu e Você - Ali Cronin

Título original: You and Me Always
Gênero: Literatura juvenil
Páginas: 336
Editora: Seguinte
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
Em Eu e Você, sexto e último volume da série Garota <3 Garoto, nos aprofundamos um pouco mais na história de Sarah e Ollie. Conhecemos todas as dúvidas e incertezas que permeiam este relacionamento e novas facetas de seus personagens, por sinal mais maduras e centradas.

Um ano se passou desde que Sarah se envolveu com Joe em suas férias de verão e amargou todas as ilusões advindas disto. Agora, mais madura e experiente, ela está namorando com Ollie, seu amigo de infância. Após idas e vindas, encontros e desencontros, os dois parecem estar na mais perfeita harmonia. Porém, por mais que tudo seja tão encantador e perfeito, Sarah se indaga se os seus sentimentos por Ollie são tão fortes quanto os dele.

Enquanto lida com esse turbilhão de emoções, ela acaba se deparando com o desemprego de seu pai e com uma vida totalmente diferente da qual levava. Além de ter que abrir mão das tão sonhadas férias de verão, Sarah é obrigada a conseguir emprego para ajudar nos custos da faculdade e acaba indo trabalhar em uma bucólica e acolhedora livraria. Lá, ela conhece Jackson, seu colega de trabalho, e a presença dele contribui para deixar a garota ainda mais confusa.

Quanto mais suas dúvidas e incertezas aumentam, menor se torna o tempo para que ela possa decidir quais são suas verdadeiras escolhas. Em breve, ela e os amigos estarão ingressando na faculdade e traçando metas para o futuro. O sonho de Sarah é ingressar na Universidade de Manchester - mesmo ficando longe de sua família, de seus amigos e de Ollie. Mas será que os dois conseguirão superar mais este obstáculo?

"Ollie e eu. Fomos melhores amigos, mais do que amigos e inimigos. Até outro dia eu simplesmente o odiava. É uma longa história. Mas agora aqui estamos nós, deitados na cama dele, enquanto ouvimos suas músicas favoritas."

Eu e Você não só nos apresenta o relacionamento de Sarah e Ollie com todos os seus sabores e dissabores, como também finaliza a série de um jeito todo especial e marcante. Além de acompanharmos os pormenores do namoro do casal, vislumbramos personagens mais maduros, centrados e decididos. Com exceção de Cass - que parece que nunca irá amadurecer - o núcleo de amigos passa por muitas descobertas e transformações, moldando assim suas personalidades. Narrado em primeira pessoa por Sarah, de forma bem descontraída e fluída, o livro concluiu a saga de um modo bastante agradável e promissor.

Sarah amadureceu bastante do primeiro livro até aqui e acompanhar sua transformação foi algo muito gratificante. É claro que como todo adolescente que se preze ela ainda possui suas dúvidas e incertezas, mas sabe navegar na tempestade usando a ventania a seu favor. Sua reação perante o desemprego do pai, dentre outras mudanças no seio do lar, foram notáveis e profundas. Seu relacionamento com Ollie passa por uma verdadeira montanha-russa e isso é compreensível, visto tamanhas emoções que os dois já vivenciaram juntos. Apesar de tudo, em hipótese alguma ela perde sua integridade e caráter.

Ollie, por sua vez, se mostrou um poço de compreensão e carinho. Mesmo lidando com alguns dilemas, assim como Sarah, ele se mostra bastante solícito e paciente. Por ser alguém com fama de mulherengo e que sempre foi avesso a compromissos, sua mudança foi algo surpreendente e cativante.

Em síntese, Eu e Você conseguiu desenvolver bem a saga de Ali Cronin e nos apresentou personagens mais maduros e experientes. O relacionamento de Sarah e Ollie não é tão água e açúcar como o convencional e encanta pela sua docilidade e ternura. A capa do livro segue o mesmo padrão das anteriores, confeccionada em um material aveludado e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações de pequenos corações flechados no começo de cada capítulo. Recomendo ☺

Confiram as resenhas dos volumes anteriores de Garota <3 Garoto:

►NADA É PARA SEMPRE
►DIZEM POR AÍ
►TRÊS É DEMAIS
►LIÇÕES DE AMOR
►A GAROTA CERTA

11 comentários:

  1. Oi Nessa,
    dessa série só li o primeiro e confesso que achei bem zoado.
    fico feliz que você tenha gostado de todos rsrsrs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com,br

    ResponderExcluir
  2. Olá Nessa,

    Nossa não sabia que a série tem seis livros, parece realmente ser boa, mas não é uma leitura para o momento, ótima resenha....abraço.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Quero muuuito ler essa série, as capas são lindas né?
    Beijão.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  4. Meu contato com o primeiro livro não foi muito agradável, por isso acabei não prosseguindo com a série.

    que bom que gostou

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa
    Tenho muita curiosidade para ler esta série. Ainda não tive oportunidade, mas já estão na minha lista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie Nessa =)

    Infelizmente essa série não conseguiu me conquistar. Li apenas o primeiro livro, mas não consegui sentir empatia por nenhum dos personagens.
    Fico feliz em saber que você não apenas curtiu esse livro, como a série toda.
    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. leio ótimas críticas! fico admirada com a consistência de um bom enredo, daqueles que te prendem do começo ao fim!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa!
    Eu não consegui continuar essa série, só li até o segundo o.O
    BJks!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Vanessa!
    Eu tenho muita curiosidade para ler essa série. Já li algumas resenhas dos prmeiros livros que me deixaram bastante curiosa.
    Agora estou interessada por esse também.
    Beijos

    >> Vem participar do top comentarista de fevereiro. Está valendo um livro surpresa e um vale presente da Saraiva<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  10. Ainda não loi nada dessa série, parece ser uma viagem pra embarcar de volta à adolescência e os amores e dilemas que se passam nessa fase :)

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "O duque e eu", vem conferir!

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Essa série parece ser bem legal, mas não acompanhei.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir