11/02/2015

Resenha: Laços de Sangue - Richelle Mead

Título original: Bloodlines
Gênero: Romance / Young Adult
Páginas: 432
Editora: Seguinte
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Laços de Sangue, primeiro volume da série Bloodlines - spin-off de Academia de Vampiros - , de Richelle Mead, nos traz uma história bem original e criativa, com personagens fortes e centrados. Apesar de não ter lido VA, gostei muito da trama e de sua abordagem.

Ser alquimista não é nada fácil e Sydney Sage quem o diga. Ela e seus colegas são os únicos que sabem da real existência dos vampiros e de toda a ameaça que eles representam para a humanidade. Sua missão é impedir com todas as forças que este segredo vaze, mantendo a ordem e não deixando os humanos se aproximarem destes seres sedentos por sangue.

A paz que a todo custo os alquimistas tentam manter acaba sendo colocada à prova. Sydney recebe a missão de proteger a princesa vampira Jill Dragomir, antes que uma guerra pelo trono estoure e, assim, coloque a humanidade em perigo. No entanto, defender e proteger alguém que sempre foi alvo de seu desprezo se mostra uma tarefa um tanto quanto árdua para Sydney...

"As maiores mudanças aconteceram porque as pessoas foram capazes de se livrar do que os outros lhes diziam para fazer."

Já havia lido Laços de Sangue anteriormente em e-book e naquela época não havia me empolgado tanto assim com o livro. Não sei se devido a tradução (que por sinal, estava péssima) ou se foi a minha vibe do momento, acabei achando a história um pouco confusa. Porém, quando decidi dar uma segunda chance para a série de Richelle Mead, confesso que fui muito feliz em minha escolha. Gostei muito da trama e de seus personagens, por sinal bem definidos e caracterizados dentro do enredo e, apesar de os vampiros serem uma temática bem saturada na literatura, a autora soube trabalhá-la de um modo todo especial, atribuindo vários elementos a história, como suspense, romance e ação. Narrado em primeira pessoa por Sydney, de forma bem fluída e espontânea, é um livro que vale a pena ser apreciado.

Sydney é uma personagem forte e determinada, que luta pelos seus ideais e não desiste fácil de seus objetivos. Quando se voluntaria para ser a guardiã da princesa Jill, acredita que irá recuperar sua lealdade junto aos alquimistas, já que foi acusada de traição por ter ajudado a dampira Rose Hathaway. A tarefa não se mostra nada fácil e quando ela se matricula na Escola Preparatória Amberwood, juntamente com Jill e Eddie - o guardião da princesa - , não poderia imaginar que sua missão iria muito além. Ela não só fica responsável pela vampira, como também acaba se deparando com uma onda de tatuagens no colégio, que possuem uma substância química em sua composição, despertando efeitos sobrenaturais em que as usa. E, para completar a situação, a presença do vampiro Adrian acaba lhe despertando um turbilhão de emoções. Assim como Sydney, todos os personagens foram muito bem talhados no enredo e se destacam por suas personalidades marcantes.

Em síntese, Laços de Sangue se mostrou uma leitura bastante prazerosa e nos apresentou um enredo dinâmico e bem escrito. Gostei da forma como a autora intercalou o suspense na trama e fiquei surpreendida com as descobertas que fiz ao longo do livro. A capa é bem simples e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e um ramo de roseira no começo de cada capítulo. Recomendo. ☺

12 comentários:

  1. Vanessa, há séculos coloco esse livro entre minhas prioridades, mas acabo nunca comprando. Acho que é porque fico sem querer começar uma série tendo tantas outras que nem terminei ainda, sabe? Mas eu sou super curiosa, resenhas como a sua me empolgam para não adiar mais. Até porque eu amei Academia de Vampiros e sei que a trama é boa e a escrita da autora envolvente... Você devia dar uma chance! :)

    Beijos! Lis
    umareescrita.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa, sua linda, tudo bem?
    Por favor não parem de escrever!!!!! Risos... Nessa eu adoro vampiros. Não me canso de ler sobre eles. Eu fui ao evento da editora que falava sobre essa série. É claro que fiquei super empolgada em ler. mas tem a outra primeiro. Tenho que comprar as duas, assim leio de uma vez só, risos... O que mais gostei foi desse conflito: ajudar quem você repudia. Nossa, você tem uma causa, seus valores e se unir com quem você não concorda é sempre difícil. Um desafio, mas é por uma boa causa. Tenho certeza de que irei adorar.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa, acabou que nem li ainda AV, aliás, nem conheço o trabalho da autora ainda, a não ser por meio das resenhas que sempre vejo.
    Que bom ver que este livro é uma leitura prazerosa.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. leio bons comentários sobre a saga, mas não é uma leitura que muito me estimule!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa
    Sou curiosa para ler essa série, vejo sempre resenhas positivas e só aumenta minha vontade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Já li o primeiro livro da série Academia de Vampiros, e gostei bastante, mas acho que prefiro ver a série toda pra partir pra esse spin-off. É bom já ter uma noção de que ele é bom mesmo! :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Cavaleiro Fantasma", vem conferir!

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti o filme e gostei bastante. Fiquei curiosa não só em relação à série, mas em relação a esse spin off tb!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa!
    Menina, eu adoro essa série! Não vejo a hora de ler o próximo!
    bjks!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Nessa,

    Li resenhas bem positivas desse livro série, achei interessante e gostaria de ler no futuro....ótima resenha....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa, tudo bom?
    Eu tenho esse primeiro livro da série, mas pretendo lê-lo apenas depois de VA. Sei que não tem necessidade, mas não consigo ler o spin-off antes da série original. Tenho vontade de ler livros de vampiros que realmente me prendam e pela sua resenha, esse livro tem tudo para me conquistar.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Amo os livro de Richelle. Adoro essa série, a Sydney é uma personal maravilhosas. Poucas mocinhas são tão corajosa!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  12. Oie Nessa =)

    Eu tinha toda a coleção de VA até a pouco tempo, mas como percebi que realmente não tinha interesse em ler a série troquei todos os livros no sebo. Talvez por esse motivo por mais que eu leia resenhas positivas da série Bloodlines não tenho aquela curiosidade em ler sabe. Quem sabe mais para frente eu acabe me animando rs...

    Beijos e um ótimo feriado;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir