15/02/2015

Resenha: Não Olhe para Trás - Jennifer L. Armentrout

Título original: Don't look back
Gênero: Romance/Mistério
Páginas: 440
Editora: Farol Literário
Classificação: 5/5
Comprar: Saraiva
O livro Não Olhe Para Trás, de Jennifer L. Armentrout, nos traz uma história eletrizante e intricada, norteada por um grande mistério que consegue prender a atenção do leitor do início ao fim. Com uma escrita abrangente e fluída e personagens multifacetados, o enredo foi magistralmente escrito, além de ter intercalado muito bem o suspense presente na trama.

Samantha é uma jovem rica e popular de 17 anos que, depois de passar quatro dias desaparecida e incomunicável, retorna ferida e desmemoriada para casa. A nova Samantha não se reconhece como a patricinha fútil e mimada que todos a sua volta a pintam e descobrirá, nas piores circunstâncias possíveis, que foi a última pessoa a ver Cassie, sua melhor amiga e que também desapareceu no mesmo dia em que ela sumiu.

O que aconteceu na noite que as duas desapareceram e porque ela foi a única a reaparecer são perguntas que não saem da cabeça de Samantha. E, a medida que ela passa a conhecer um pouco mais sobre sua antiga vida, se indaga se a amnésia na verdade é uma bênção ou uma maldição...

"A vida era dura, mas eu estava viva, e isso tinha de valer alguma coisa."

Não Olhe Para Trás nos traz uma história intrigante e envolvente, daquelas que não te fazem sossegar enquanto não termina a leitura do livro. O mistério foi acrescido a trama magistralmente e com uma riqueza esplêndida de detalhes. Até que se prove o contrário, todos são suspeitos em potencial e nada é o que realmente aparenta ser. Seus personagens foram muito bem construídos, tais como seus defeitos e qualidades, dando todo um toque de realismo para o enredo e aguçando a imaginação do leitor. Narrado em primeira pessoa por Samantha - mesclando tanto a angústia quanto a perseverança da protagonista -, o livro se mostrou um excelente suspense, além de nos agraciar com um belo romance que acontece de modo bem natural e sólido.

"Havia apenas um buraco enorme e vazio onde todas as minhas lembranças e emoções deveriam estar."

Acompanhar o desdobramento da história de Samantha, bem como os flashes de seu passado se tornou o ápice da história. Ao lado de Cassie, ela era uma garota mimada e malvada e tinha tudo o que qualquer menina de sua idade iria querer, desde uma família de grandes posses até um namorado digno de contos de fadas. Do lado da amiga, sua popularidade no colégio aumentava ainda mais e elas decidiam que estava in or out do círculo de amizades. De repente, surge este acidente misterioso e a personagem passa por todo um processo de desconstrução. Com tais mudanças, ela passa a dar mais importância para as pessoas presentes em sua vida e abandona sua rotina trivial de outrora.

Conforme a história vai avançando, a adrenalina passa a ser o ponto forte do enredo. Todos se tornam possíveis suspeitos dentro da trama e, em alguns momentos, pude sentir algumas nuances de Pretty Little Liars contextualmente, o que deixou o livro ainda mais eletrizante. Os personagens foram muito bem moldados ao núcleo da história e confesso que me afeiçoei bastante ao Carson, tanto pela sua postura adorável quanto por todo o suporte e carinho que ele oferece a Samantha.

Em síntese, Não Olhe Para Trás se mostrou um excelente livro, tanto por fazer uma abordagem sucinta a respeito da amnésia quanto por nos brindar com um suspense de primeira, no melhor estilo thriller policial. O desfecho final da história foi espetacular, além de ter me deixado de queixo caído. A capa  retrata bem o mistério que cerca a trama e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações de papel amassado no começo de cada capítulo. Recomendo, com certeza!

23 comentários:

  1. Olá Vanessa...fiquei hiper curiosa para ler este livro...é o tipo de história que gosto!
    Vou procurar este livro já.
    Inscrita aqui no seu blog!
    Bjus.
    www.meninabymulher.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa!
    Eu comprei esse livro na Bienal e até hoje ainda não li o.O
    Bjks!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa, tudo bem?

    Adoro um romance com toque de mistério. E tenho visto tanta gente comentando sobre esse livro que eu estou super curiosa. Que bom que o livro é bom e nos deixa na maior adrenalina.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa!
    Adorei a resenha! Fiquei muito curiosa pra ler, sério. Eu adoro suspenses policiais, e esse parece ser excelente. Toda a premissa da falta de memória e do desaparecimento já me chamou a atenção. Dica anotada!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Nessa linda, eu tenho lido algumas boas resenhas sobre essa história e mesmo não sendo o tipo de leitura que mais me atraia estou começando a ter um comichão de ansiedade
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Vanessa,
    Eu ainda não conhecia o livro, porém gosto muito de livros nesse gênero, fiquei super curiosa!

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  7. Só essa capa já é mais do que suficiente pra nos fisgar e empurrar pra ler o livro né? Adorei sua resenha, já tinha ouvido falar sobre a história antes mas por algum motivo eu achava que não condizia muito com a capa. Erro meu, já que pelo jeito a obra é rica em mistério, e eu adoro essa sugestividade de que todos são suspeitos, dá um leque muito maior ao leitor pra pensar e ficar intrigado

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo sobre os Multitalentos, vem conhecê-los!

    ResponderExcluir
  8. Oi, nessa! Tudo bem?
    Cara, adorei a sua resenha! Essa será uma das minhas próximas leituras e fiquei muito feliz em saber que um ótimo livro me aguarda. Adoro histórias que me prendem!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa, tudo bom?
    Quero muito ler Não Olhe pra Trás por causa de todo o suspense envolvendo o sumiço da protagonista. Livros com amnésia de algum personagem sempre geram boas histórias e esse parece ser o caso desse livro.
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Nessa,


    Esse livro esta na minha lista de desejados, só leio resenhas positivas e vejo que a história é muito boa, parabéns pela resenha...abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa!
    Como sempre tua resenha limpa e sempre bem escrita.
    Adorei-a! O livra parece ser bem interessante.

    Beijos
    www.modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa, tudo bem?
    Fiquei mega empolgada quando soube que uma editora -finalmente- estava publicando um livro da Jennifer L. Armentrout aqui no BR. Ainda não tive oportunidade de ler, mas até agora não li comentários negativos sobre a obra e realmente espero gostar ^^
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  13. Nossa, Nessa, o livro parece ser ótimo. Antes, só de ler a sinopse eu já o queria ler, depois da sua resenha, será uma de minhas próximas leituras. É o tipo de trama que me atraí bastante, estou ansiosa para conhecer a Samantha. Adorei a dica!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Só a resenha já me prendeu. O livro deve ser muito bom.
    Perda de memória, reconstrução de identidade, mistério, suspense.
    Com certeza o livro já está incluído na minha lista de desejos.
    :)

    ResponderExcluir
  15. Lembrei bastante da Ali de PLL! Estou com esse livro pra ler e acho que vou começar agora mesmo, graças a sua resenha! haha
    Beijoos!
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  16. Tenho tanto interesse no livro ó.... a tempos. E nada de comprar, sempre esqueço e me perco ou não tem na loja. Gosto de enredos em que os personagens se mudam por causa de um trágico acidente, e isso aconteceu com a protagonista. Livros do gênero são realmente os que mais nos prendem, até descobrirmos as coisas. A autora realmente parece que fez ótimos personagens, nos quais os leitores se prendam. Samantha não me conquistou por seu antigo eu. O atual dela é bem mais interessante, porém, foi por causa do acidente. Acho super legal desvendar e descobrir os personagens e como realmente são. A trama me conquistou, e acredite, essa sua resenha, é a segunda que vejo, e ainda mantenho minha vontade de ler.
    Abraços Vanessa.

    ResponderExcluir
  17. Vanessa!
    A trama que envolve o acidente de Cassie e Samantha e o posterior desaparecimento da primeira, parece muito bem desenvolvido durante o desenrolar do enredo e totalmente cativante.
    Livros que trazem mistério como premissa são fascinante e se tem um desfecho condizente, ainda melhor.
    Fiquei muito interessada.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  18. Quando vi a capa e o título achei que se tratasse de um suspense policial, o que não pe o tipo de livro que me atraia, mas depois ao ver que ela perde a memoria e tem que seguir com a vida que é totalmente nova, fiquei curiosa para saber o desenrolar da trama... então já para a lista!

    Parabéns pela resenha! Beijos!

    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Já tem um tempinho que eu quero ler este livro.
    A capa é linda e misteriosa.
    Amo suspenses e este parece ter sido realmente muito bem desenvolvido, já que até agora só ouvi criticas positivas.
    Bjos e parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu também ameeeeeeei esse livro! Devorei e não conseguia pensar em outra coisa enquanto não acabasse haha
    Adorei a resenha!
    Beijos!
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Gente este livro é demais, ele foi super recomendado para mim!! Pelo que vi ele é meio suspense, a garota perde a memória, sua melhor amiga é assassinada!! Tem romance no livro, estória perfeita!!

    ResponderExcluir
  22. Wow, essa historia é boa! Gosto de drama, essa historia me pareceu ser muito boa e desenvolvida de maneira de que o leitor sinta o que a personagem sente, espero poder ler esse livro em breve!

    ResponderExcluir
  23. Sou doida num thriller policial *-* misturando um pouco de romance então, parece a mistura perfeita
    Saber que você conseguiu "enxergar" um pouco de Pretty Little Liars só me fez querer ler ainda mais

    Beijo!

    ResponderExcluir