27/03/2015

Resenha: O Maravilhoso Agora - Tim Tharp

Título original: The spetacular now
Gênero: Romance/Lad lit
Páginas: 320
Editora: Record
Classificação: 4/5
Comprar: Submarino
O livro O Maravilhoso Agora - finalista do National Book Award - , do autor Tim Tharp, nos traz uma história narrada por um adolescente de 17 anos, onde ele descreve todos os seus anseios, decepções e esperanças. Conhecemos de perto alguns de seus traumas e o quanto eles acabaram influenciando na moldura de seu caráter e estrutura. Confesso que são pouquíssimos lad lits que conseguem me agradar por completo e infelizmente com este também não tive minhas expectativas atendidas. Os personagens deixaram muito a desejar, assim como o desfecho final da trama.

Suther Kelly é o "cara". Amigo, companheiro e bem-humorado, ele está sempre disposto a ajudar, porém, ao contrário dos demais alunos do ensino médio,  ele não tem planos traçados para o futuro. O jovem não pensa em ingressar em uma boa faculdade, muito pelo contrário, acredita que isso não seja para ele. Suther só quer saber de vivenciar o presente das melhores formas possíveis; para ele, o que vale é o maravilhoso agora.

Sempre acompanhado de uma boa bebida, na maioria das vezes de um 7Up, ele está pronto para qualquer coisa. Porém, por mais descontraída que pareça ser sua vida, nem tudo é festa para ele. Sua mãe e seu padrasto insistem em colocar um pouco de maturidade em sua cabeça, mas ele é avesso a qualquer tipo de conselho. Seu pai é uma figura quase que abstrata, da qual o jovem não tem notícias ou ao menos sabe o paradeiro há muito tempo. E, para piorar a situação, sua namorada, Cassidy, decide colocar um ponto final no relacionamento dos dois, suspeitando de uma possível traição.

Porém, em meio a todo este caos, surge alguém que pode dar um pouco de sentido e coesão em sua vida. Após uma noite de bebedeira, Suther acorda em meio a um jardim ao lado da doce e inteligente Aimee. Sonhadora, simples e fissurada por ficção científica, a garota é um verdadeiro desastre social. Disposto a ajudá-la, Suther acaba incluindo Aimee nas festas mais descoladas do colégio e lhe proporcionando um estilo de vida nunca antes vivenciado por ela. Ao mesmo tempo em que a auxilia, surge um intenso e desconhecido sentimento entre eles. Com isso, Suther tem o poder de fazer toda a diferença na vida de alguém ou arruiná-la para sempre...

O Maravilhoso Agora nos traz uma história que permeia o universo juvenil e descreve com intensidade cada uma de suas nuances. Problemas familiares, vícios, interação social, dentre outros dilemas, são retratados no enredo de Tim Tharp mexendo com os sentimentos do leitor. Em alguns momentos, você vibra com a postura de Suther; em outros, você tem vontade de esganá-lo e é justamente esta mescla de amor e ódio que se torna um dos pontos mais positivos da trama. Infelizmente, a história não me agradou como eu gostaria e isto está se tornando uma verdadeira constante entre os lad lits que leio. Achei os personagens facilmente suscetíveis aos tipos de situações que lhes foram impostas, o que me desagradou bastante, e acredito que a história em si teria potencial para ser um pouco melhor. Narrado em primeira pessoa por Suther, O Maravilhoso Agora é um bom livro e arraiga em si grandes lições, mas poderia ter sido um pouco mais desenvolvido pelo autor.

"Que se dane o amanhã. Que se danem os problemas e as barreiras. Nada importa exceto o Maravilhoso Agora."

Suther é inconsequente demais. Tudo bem que ele não é de todo irresponsável, já que trabalha há um bom tempo e tem lá o seu senso de justiça, mas suas ideias a respeito do futuro frustram qualquer pessoa. O amanhã é praticamente uma nulidade para ele e ele se agarra ao presente como se o mesmo fosse sua tábua de salvação. Conforme vamos destrinchando o personagem ao longo da história, descobrimos que ele passou por alguns traumas na infância que o fizeram ser um jovem tão perene e sem objetivos, porém, ao menos pra mim, isso não justifica sua conduta atual.

Aimee, por sua vez, foi uma verdadeira decepção. Quando ela surge na história e você acredita que agora as coisas realmente irão mudar de figura, é praticamente frustrante acompanhar o quanto sua personalidade é volátil. Uma menina caseira, tipicamente nerd e extremamente responsável passa por uma mudança de conduta voraz em um prazo de tempo deliberadamente curto e isso não só me chocou como me desagradou bastante.

Em síntese, O Maravilhoso Agora é um bom livro, possui uma narrativa fluída, coerente e bem coloquial, mas pecou em vários aspectos, tanto ao que concerne a construção de seus personagens quanto ao desenvolvimento de seu enredo, principalmente na conclusão da obra em si. Em 2013 foi feita uma adaptação cinematográfica do livro tendo no elenco Miles Teller e Shailene Woodley e, assim como a história escrita, o filme também dividiu bastante as opiniões. A capa é bem panorâmica e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

Confira o trailer do filme de O Maravilhoso Agora:



10 comentários:

  1. Oi Nessa,
    Nossa eu adorei. Anotei o nome do livro, pois não sabia que tinha. O filme eu já tinha visto o trailer mas não imaginava que a história era tão interessante assim.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    não conhecia o livro, e não curti muito a capa, mas adorei o quote e a história. Vai para a minha listinha com toda certeza.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Uma capa lindíssima e um enredo super interessante, uma ótima dica!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa!

    Muito interessante os temas que o livro aborda pena que ele não desenvolve tão bem os personagens. Geralmente, quando não me envolvo com os personagens acabo não gostando da história. Tenho curiosidade com o filme, pois ele foi indicado para alguns prêmios independentes.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Só conhecia o filme, assisti e pra ser sincera foi um bom passatempo, mas apenas isso.
    Legal saber que foi baseado em um livro!

    http://colecionando-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa
    Já faz um tempinho que sou curiosa para ler este livro, mas minha lista de leitura ta grande, que não sei quando lerei...

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Nessa!
    Faz tempo que esse livro está na minha lista de desejados, principalmente por conta da capa hehe. A resenha esta ótima (como sempre).
    Abraço :)
    http://meumundoempaginasfz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Vanessa,
    O maravilhoso agora foi um livro que gerou bastante repercussao na blogosfera, mas que não me atraiu mto. É claro que a premissa até parece interessante, mas fiquei com a sensação de mais do mesmo.
    Se tem algo que não perdoo é falhar na construção dos personagens, então acho que não vou ler a obra.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa!
    Confesso que esse livro não me atraiu o.O
    Bjks!

    ResponderExcluir
  10. Ah, esse livro, <3 que cada vez que leio mais uma resenha, acabo ainda mais interessado, mesmo naquelas que não são positivas. Sei lá, gosto desta capa, hahaha
    Parabéns pela resenha!

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir