29/03/2015

Resenha: Para Onde Ela Foi - Gayle Forman

Título original: Where she went
Gênero: Romance/Drama
Páginas: 240
Editora: Novo Conceito
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
Em Para Onde Ela Foi, sequência de Se Eu Ficar - best-seller de Gayle Forman - acompanhamos todo o drama e superação enfrentados por Mia sob o ponto de vista de Adam. Apesar de ter sido bem interessante acompanhar a história sob uma ótica diferente, além de contarmos com relatos bem pungentes por parte de Adam, não achei o livro tão necessário assim.

Há três anos atrás, o amor de Adam foi o responsável por salvar Mia do leito de morte. O que o rapaz não poderia imaginar era que, assim que se recuperasse, Mia resolvesse seguir uma nova vida que não o incluía no pacote. Ela confessou que a presença de Adam a fazia ruminar os acontecimentos drásticos do passado e que iria se afastar em busca de um novo recomeço.

Vivendo agora em lados opostos, Mia é um verdadeiro talento em ascensão da Juilliard, a famosa escola de música onde sempre sonhou estudar e Adam se tornou um astro do rock de Los Angeles, presença sempre constante nos veículos de comunicação, além de também ter uma namorada-celebridade.

Porém, quando Adam se vê sozinho em Nova York, o acaso acaba por levá-lo de encontro a Mia e os dois terão de decidir se vale a pena dar uma segunda chance a si mesmos e ao amor que sentem um pelo outro...

Para Onde Ela Foi possui a mesma carga dramática de Se Eu Ficar, expondo o sentimento de perda e a superação advinda disto, com a sutil diferença de podermos acompanhar a chama da esperança e o renascimento de uma paixão. O livro, assim como o seu anterior, foi muito bem escrito e dotado de sensibilidade, mas acabou não trazendo nada de muito novo para o leitor, apesar de nos relatar a trama sob uma ótica diferente. Narrado em primeira pessoa por Adam, de forma detalhada e até mesmo emocionante, Para Onde Ela Foi cumpre o seu papel de entreter o leitor, mas não supera o volume antecessor.

"Meu primeiro impulso não é agarrá-la, beijá-la ou gritar com ela. Só quero tocar seu rosto, ainda corado pela performance de hoje. Quero diminuir o espaço que nos separa - medido em passos - não em quilômetros, não em continentes, não em anos -, e colocar meus dedos calejados no seu rosto... Mas não posso tocá-la. Esse é um privilégio que não existe mais."

Adam ficou completamente arrasado quando Mia decidiu por um ponto final no relacionamento dos dois. Ele fez de tudo por ela e abriria mão de muita coisa em sua vida - caso assim ela julgasse necessário -  em prol da felicidade dos dois e, com isso, enfrenta um verdadeiro período de martírio e dor. Mesmo se tornando um rock star de sucesso, é possível notarmos um vazio em seu interior que não se preenche nunca. Ele acaba se envolvendo com bebedeiras, sexo fácil e tudo aquilo que sua carreira proporciona, tentando suprir essa lacuna em sua alma, que se torna cada dia mais intensa.

Mia seguiu sua carreira na música clássica e se tornou uma artista renomada. Seus concertos são sempre lotados e figuram em posição de destaque nos tabloides. Ela se afasta de Adam tentando deixar o seu trágico passado para trás e buscar uma ínfima partícula de felicidade. Assim como ele, ela não consegue superar tudo o que aconteceu, mais ainda por envolver a terrível perda de sua família e também sente um vazio enorme em seu interior, apesar de ter outras formas de extravasar isso.

Em suma, Para Onde Ela Foi mantém o mesmo ritmo que consagrou a autora, ou seja, uma escrita intensa, pungente e dotada de sentimentos, porém, acredito que a história do casal deveria ter sido concluída em Se Eu Ficar. Não que o livro seja ruim - até porque a minha nota a respeito dele mostra completamente o contrário disso e eu gostei de acompanhar o enredo pelo ponto de vista de Adam -, mas acho que a trama não tinha uma estrutura tão intensa assim para ser explorada em um segundo volume. A capa é muito bonita e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações de acordes musicais em todas as páginas. Recomendo ☺

Confira resenha do volume anterior:

►SE EU FICAR

17 comentários:

  1. Nessa!
    Já li esse livro e gostei também, mais até do que o primeiro.
    Achei mais empolgante e menos infantil que o anterior.
    Agradeço a visita feita ao blog e espero vê-la novamente por lá quando puder.
    “A verdadeira páscoa está no exemplo de entrega que Jesus nos deixou”. (Jader Amadi)
    Semaninha esplendorosa com o verdadeiro sentido da Páscoa!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    li somente o primeiro ainda, mas gostei bastante, quero ler o segundo, espero não me decepcionar rs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu estou com esse livro na minha estante, mas ainda não tive tempo de tempo de ler. Eu tenho muita vontade de saber como esse trama se desenrola. Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa,
    Esse livro juntamente com o Se eu ficar, que quero ler muito. Tenho eles aqui em casa e já estão na minha meta de leitura. Adorei sua resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa!
    Acho que você foi uma das únicas que eu vi dizer que esse livro não supera o anterior. Quase todo mundo preferiu acompanhar a visão do Adam. Eu que me decepcionei muito com "Se eu ficar", resolvi nem ler esse. Mas em uma cosia concordo com você: algumas histórias podem perfeitamente serem contadas em apenas um livro (principalmente romances)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa
    Ainda não li esses livros e tbm não assisti ao filme, mas tenho muita curiosidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa!

    Entendi perfeitamente o que quis dizer. Depois de diversas publicações como esta já desisti de ler o seguinte se este é a mesma história e não acrescenta nada novo ao leitor. Confesso que cansei disso. Ótima resenha.

    Beijos Fran Borges

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Vanessa,
    Não li resenhas sobre “Se eu Ficar”, então sei muito pouco sobre sua trama, mas proposta de conhecer o outro lado da história parece interessante.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nessa, eu curti bem mais esse livro que o anterior! eu gostei mais do Adam que da Mia então ter a história sob a ótica dele me emocionou
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. É bem o tipo de livro que só existe por o primeiro volume ter feito sucesso. Também acho que devia ter acabado no primeiro, o final é tão aberto mas ao mesmo tempo tão certo do que vai acontecer em seguida. E então a autora vem com uma história que não segue bem o que os leitores imaginaram, e que não tinha lá tanta necessidade. Meesmo assim, tenho curiosidade de ler esse volume, ainda mais se a escrita continua bem elaborada!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Ponte de Cristal", vem conferir!

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa!
    Eu gostei desse segundo livro, mas poderia ser um único volume kkk
    Bjks!

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa, sua linda, tudo bem?
    Eu entendi seu argumento de que não era necessário esse segundo volume. Mas sua resenha e todas as outras que eu já li, só confirmam que eu, mesmo assim, vou me emocionar com esse livro, por toda a dor e vazio do Alan. Acho que ver a história pelo lado dele, mas ser muito tocante. Fiquei com vontade de tirar ele desse mundo e lhe dar umas boas palmadas, para ele voltar a ser quem era. Tomara que eles fiquem juntos dessa vez.
    Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada pela trama e até já escrevi sobre os dois.... “Não é incrível quando a vida é uma coisa, então, em um instante, se torna outra?” Acho que a história se resume a isso... a vida pode mudar em poucos segundos. Achei muito bom a história contada pela voz de Adam, que antes passava até por um moleque desajuizado que estava com Mia só por estar (em Se eu Ficar ela reclama de algumas ações dele ou "falta de ações"), mas quando lemos tudo sob o ponto de vista dele, percebemos que é um homem apaixonado, mas um homem de verdade. Terminei o primeiro livro absolutamente sem entender o que tinha ou não acontecido com ela e gostei muito da trama, mas ressalto, principalmente de a continuação ter sido narrada por Adam, se continuasse por Mia seria um saco.

    Tem mais opiniões na resenha >> http://www.pontonoconto.blogspot.com.br/2015/02/para-onde-ela-foi.html

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Não li o primeiro livro, mas vi o filme! Confesso que gostei do filme, tenho muita vontade de ler essa série.
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  15. Oi Nessa!
    Já li Seu eu ficar gostei mas com alumas ressalvas, vou ler Para onde ela foi mais mesmo porque dizem que um livro completa o outro então...
    Enfim, gostei da sua resenha, espero gostar dele.
    Beijo
    http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Nessa,
    Então li o primeiro livro e gostei bastante..não entrou para minha lista de favoritos mas cumpriu seu papel.Sobre o segundo livro tenho curiosidade ainda mais por não ter gostado tanto assim do Adam achei ele realmente bem egoísta na verdade, quero ler se puder.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/03/atracao-explosiva-de-shirley-ramos.html

    ResponderExcluir
  17. Olá Nessa,

    Esse livro está na minha lista de espera de leituras, pelas resenha que li é melhor que o primeiro que achei fraco, vamos ver esse, ótima resenha...bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir