04/03/2015

Resenha: Se Eu Ficar - Gayle Forman

Título original: If I stay
Gênero: Romance/Drama
Páginas: 224
Editora: Novo Conceito
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Se Eu Ficar - best-seller do The New York Times - da norte-americana Gayle Forman, nos traz um romance tocante, mesclando em seu interior amor e tragédia, em uma sinfonia pungente e dolorosamente bonita. Com uma história bem escrita e personagens marcantes, é uma obra memorável e inesquecível.

Em uma manhã de fevereiro, Mia sai para um passeio de carro com seus familiares. Porém, em um trágico minuto, sua vida muda drasticamente de figura. Todos os seus sonhos e esperanças se esvanecem. Agora só lhe resta fazer uma escolha... Sua única e importante escolha...

Se Eu Ficar nos traz uma história triste e comovente sobre uma jovem que, em um piscar de olhos, vê o mundo desabar sob os seus pés. Devido a um acidente de carro, Mia perde seus pais e seu irmão, além de permanecer em coma, entre a vida e a morte. Tirando o namorado, Adam, ela não tem mais ninguém à sua volta. Abordando uma temática que ainda gera bastante controvérsia - experiência espiritual de quase morte - Gayle Forman tece uma trama delicada e emocionante, que consegue tocar a fundo a alma de quem a lê. Narrado em primeira pessoa por Mia, o que só tornou a escrita ainda mais íntima e profunda, Se Eu Ficar nos apresenta um enredo espetacular sobre amor, amizade, família, perdas, superação e claro, música.

Acompanhamos tanto o presente quanto o passado de Mia, o que contrabalanceou bastante a trama e lhe deu maior flexibilidade e dinamismo, e vemos o quanto ela tinha uma família maravilhosa e que, apesar de suas diferenças, nunca deixou de apoiá-la e incentivá-la a correr atrás de seus sonhos. Filha de rockeiros inveterados, Mia sempre foi amante de música clássica, além de ser completamente apaixonada por violino e o tocar com maestria e perfeição. É durante um de seus ensaios que ela acaba conhecendo Adam, um jovem vocalista de uma banda de rock. Apesar do contraste musical presente entre os dois, a atração entre eles é inevitável. E simplesmente, do dia para a noite, ela se vê caminhando em areia movediça e ponderando se vale a pena continuar vivendo ou não...

"Às vezes, você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você."

Adam é um personagem apaixonante. Mesmo não sendo adepto de muita coisa que pertence ao mundo de Mia, ele faz de tudo para a felicidade da amada. E, em um dos momentos mais cruciais e doloridos de sua vida, ele está lá, ao seu lado, dia e noite, lutando incansavelmente pela mulher que ama. Ele é um rapaz responsável, centrado, além de ter belíssimas atitudes dentro da trama e nutrir um amor puro e genuíno por Mia, capaz de emocionar o leitor.

Em suma, Se Eu Ficar é uma história rica e impactante sobre o poder do amor, a real importância da família e as escolhas e decisões que devemos tomar nesta vida e que, por conseguinte, moldam o nosso caráter. Em 2014 foi feita uma adaptação cinematográfica da obra, com os atores Chloë Grace Moretz e Jamie Blackley nos papéis principais. Com atuações impecáveis e uma trilha sonora de arrepiar, o filme conseguiu transmitir a essência da obra e logicamente, emocionar quem o assiste. A capa do livro é a mesma do filme e a diagramação está excelente, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações de cifras e acordes em todas as páginas. Recomendo, com certeza!

Confira o trailer do filme de Se Eu Ficar:



11 comentários:

  1. Muita curiosidade com esse livro e com o filme, de tanto sucesso que fez, claro que preciso ver para ter minha opinião, adorei sua resenha!

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa, sua linda, tudo bem?
    A opinião das pessoas sobre esse livro está bem dividida, ele criou muita polêmica, risos.... Mas eu vi o filme e me apaixonei por Alex e fiquei super triste por ela, pois o amor dessa família é lindo, todos eles são apaixonantes. Realmente é uma decisão que ninguém deveria ser obrigado a tomar. Não vejo a hora de ler o livro!!!!
    Mesmo que eu estivesse em dúvida, depois das suas palavras, é impossível não querer ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa,
    Estou bem curiosa para ler este livro. Tenho ele e depois que li sua resenha, acho que vou pulá-lo na frente de alguns que tenho que ler.

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. eu esperava mais desse livro, sinceramente.
    coloquei expectativas demais que nem de longe foram supridas
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não li e nem vi o filme, estou muito curiosa por essa história, já vi tantas pessoas que amaram e tantas que não curtiram, isso me deixa com mais vontade ainda de ler, ainda mais que gosto de um bom drama. Ótima a sua resenha, ótima escrita!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  6. Oie Nessa =)

    Infelizmente não consegui me envolver tanto com esse livro como eu esperava. O filme me emocionou muito mais. Gostei mais do segundo livro em que a história é narrada pelo Adam.

    Ótima resenha!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha! Ainda não cheguei a ler o livro, só vi o filme, e me encantei assim como você. É uma história profunda, de escolhas e decisões, e que acaba afetando o leitor tanto quanto o personagem

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo sobre séries no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  8. Oi, nessa! Tudo bem?
    Puxa! Gostei da sua resenha. Estava na dúvida entre adquirir ou não um exemplar desse livro, por causa dos comentários muito mornos que andei lendo, mas agora a vontade voltou! Obrigada por isso!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Nessa,

    Li esse livro e gostei bastante, mas espera bem mais, ótima resenha....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga, tudo bem?

    Confesso que o livro não me impactou tanto, não cheguei a me emocionar mas o filme foi ótimo e consegui captar tudo que o livro não fez. Já a continuação, Pra onde ela foi, me emocionou bastante, chorei horrores.

    Beijos,
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
  11. Comecei a ler, achei muuuuuuuuuito chato e acabei trocando com uma amiga, mas eu nunca li UMA resenha negativa e tô me arrependendo! hahahaha
    Acho que terei que colocar na lista de desejados...
    Beijo!

    ResponderExcluir