11/04/2015

Resenha: Chamado às Armas - Elle Casey

Título original: Call to arms
Gênero: Romance/Fantasia
Páginas: 368
Editora: Geração Jovem
Classificação: 4/5
Comprar: Submarino
Em Chamado às Armas, segundo volume da série A Guerra dos Fae, da autora campeã de venda de e-books no site da Amazon, Elle Casey, acompanhamos ainda mais as aventuras vivenciadas por Jayne e seus amigos. Apesar da história ter evoluído bastante em vista do volume anterior e do comportamento de Jayne ter sofrido uma leve mudança, alguns detalhes ainda me incomodaram nesta sequência de A Guerra dos Fae. A história possui um desenvolvimento bacana, mas infelizmente seus personagens não fazem jus a isso, soando extremamente infantis em várias passagens do enredo.

Jayne Sparks e seus amigos Spike, Chase, Finn e Becky se encontram à beira de uma guerra sangrenta e a partir de agora devem se tornar "crianças trocadas" para assumirem suas verdadeiras identidades de Fae da Luz. De acordo com a habilidade de cada um deles, eles podem se tornar elfos, íncubos, duendes, ninfas, daemons, entre outros, com todos os sabores e dissabores advindos disto. Porém, o melhor amigo de Jayne, Tony, decide não se juntar a causa, alegando que isso destona com sua personalidade, o que entristece bastante a garota. Porém, conforme vai expandindo ainda mais o seu círculo de amizades e aperfeiçoando seu espírito de liderança, Jayne recobra seu ânimo, se sentindo, mais uma vez, forte e impetuosa.

A situação enfrentada por ela e seus amigos não se mostra nada fácil, bem como suas novas habilidades, ao mesmo tempo em que a guerra entre os Fae da Luz e os Fae das Trevas se aproxima com uma velocidade surpreendente...

Chamado às Armas teve um desenvolvimento otimizado em vista de seu volume antecessor, principalmente no que concerne ao comportamento de Jayne. Percebe-se que, em alguns aspectos, a garota amadureceu um pouco mais, sem perder suas características iniciais que a consagraram, ou seja, sua impetuosidade e força. Porém, a trama acabou tomando um ritmo repleto de adrenalina, o que causou um contraste profundo com o comportamento de seus personagens, muitas vezes infantis. Narrado em primeira pessoa por Jayne, de forma bastante descritiva e enérgica, o livro é muito bom, mas seria melhor se seus personagens tomassem atitudes condizentes com o teor do enredo.

Jayne mudou em vários aspectos, principalmente no que concerne ao seu excesso de palavrões e se mostrou uma líder praticamente nata. Apesar da sua evolução na trama, é possível notar muitos traços de infantilidade em sua personalidade e isso me incomodou um pouco. Os outros personagens demonstram tais características também e isso acabou por tirar um pouco do brilho da trama.

Em síntese, Chamado às Armas é um livro bacana e que teve um desenvolvimento significativo em vista de seu volume antecessor, mas em alguns aspectos ainda deixou a desejar, principalmente no temperamento de seus personagens. Um dos maiores pontos positivos do livro e que eu não poderia deixar de ressaltar é o fato de surgirem novos personagens com habilidades extremamente criativas na trama - o que concedeu um toque bem especial ao enredo - e o fato da amizade e a lealdade permanecerem intactas, independente das situações e adversidades vividas. A capa continua muito bonita, seguindo o mesmo padrão da anterior e a diagramação está bem caprichada, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações de árvores secas no começo de cada capítulo. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

Confira resenha do volume anterior de A Guerra dos Fae:

►AS CRIANÇAS TROCADAS

12 comentários:

  1. Oi Nessa!
    Eu gostei muito dessa série, e não vejo a hora de poder ler a continuação \o/
    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li o primeiro volume da série, e que pena que esse ainda continua deixando a desejar :/ ainda assim, pelo jeito dá pra aproveitar a leitura

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem tag do skoob no blog, vem ver!

    ResponderExcluir
  3. Olá Nessa,

    Esse livro está na minha lista de desejados, ótima resenha....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Ainda não li nenhum livro dessa série, mas curiosidade não falta.
    Sempre vejo comentários positivos sobre ela, coisa que sóaumenta o meu interesse.
    Uma pena que para você tenha deixado um pouco a desejar.
    Beijos

    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  5. Hey Nessa!
    Adorei a resenha, tenho que admitir que nunca havia ouvido falar dessa série, que parece ser muito legal. Uma pena que eu já tenha iniciado séries demais, problema comum em leitores não é mesmo? kkkk
    Abraços :)
    http://meumundoempaginasfz.blogspot.com.br/2015/04/resenha-4-eleanor-park-rainbow-rowell.html

    ResponderExcluir
  6. Eu acompanho essa série e tenho que confessar que sou tão apaixonada por ela que, se as personagens têm essas atitudes infantis, realmente não notei... hehe... Li até o terceiro livro, e só digo pra você não se animar com a Jayne menos desbocada no segundo volume... os palavrões voltarão com tudo no próximo. Essa é minha maior queixa da série, não curto.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Nessa, não é uma história que me atraia em potencial!
    fico contente em ver que em alguns pontos a história se desenvolveu, mas não creio que me agradaria
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa!
    Não sei ainda se lerei essa série, a sinopse é bem interessante mas parece ser mais do mesmo. Achei sua resenha super gostosa de se ler, que bom que a autora introduziu novos personagens.
    Abraços!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Nessa!
    Eu li algumas resenhas sobre esse livro e todas são positivas.
    Eu também gosto bastante de fantasia, pena que ainda não tive o prazer de conhecer esse livro. Adorei a sua resenha.

    Beijos,Lu Blog:
    Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa, sua linda, tudo bem?
    Ainda não consegui ler nenhum livro dessa série, mas gosto muito do enredo. É uma pena que eles apresentem um pouco de infantilidade a ponto de lhe incomodar, mas algo me deixou feliz, foi o sentimento de amizade e lealdade deles sempre prevalecer. Apesar da ressalva, parece ser uma série muito boa, quero muito ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie Nessa =)

    Leio resenhas bem positivas dessa série, mas infelizmente nenhuma ainda conseguiu me despertar aquela curiosidade de conhecer a história mais a fundo. Os pontos "negativos" que você citou também costumam me incomodar bastante da na leitura.

    Ótima resenha =)

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  12. Oi Vanessa,
    Achei a capa linda e a proposta da trama interessante, apesar das ressalvas, então pode ser que no futuro eu der uma chance á série.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir