03/05/2015

Resenha: Escola Noturna - C. J. Daugherty

Título original: Night school
Gênero: Romance/Young Adult
Páginas: 336
Editora: Suma de Letras
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Escola Noturna, primeiro volume da série homônima da inglesa C. J. Daugherty, nos traz um suspense bem interessante e com um pano de fundo meticulosamente construído. A história consegue te prender do início ao fim - mesmo com algumas repetições desnecessárias - devido aos segredos incrustados na trama. Os personagens não são do tipo marcantes, porém o grande trunfo do enredo é o clima de mistério presente em suas entrelinhas.

Allie Sheridan é uma jovem um tanto quanto rebelde, sempre estando envolvida em confusões e perturbações. Quando ela acaba sendo presa novamente, seus pais - já fartos dos problemas que a garota vem ocasionado - resolvem enviá-la para a Academia Cimmeria, um colégio interno aristocrata, onde a adolescente ficará bem distante de seus amigos londrinos.

A Cimmeria é uma construção exuberante, dotada de uma arquitetura belíssima, além de ser povoada por jovens extremamente ricos. Melhor dizendo, milionários, do tipo que só viajam de jatinho, foram criados por babás e frequentam os endereços mais exclusivos. Allie, mesmo não sentindo uma certa conexão com o local, resolve fazer amizades e conhece Carter, um adolescente solitário por quem ela nutre uma atração quase que instantânea.

O que ela não poderia imaginar era que seus colegas - e até mesmo, os professores - estão protegendo um segredo sombrio. Quando a violência paira sob o local, bem como inúmeros perigos, Allie deverá decidir em quem realmente deve confiar em busca de respostas... e de proteção....

Escola Noturna, por ser o primeiro volume de uma série, é o que podemos chamar de um livro bem introdutório. A trama possui os seus picos de adrenalina, mas no mais é um prólogo do que está por vir em sua sequência. Um dos maiores pontos positivos é o clima de suspense presente no enredo, por sua vez, muito bem elaborado. A autora conseguiu trabalhar magistralmente o mistério na trama e revelá-lo nos momentos oportunos, aguçando a curiosidade do leitor. Os segredos não tem foco apenas no que acontece entre as quatro paredes de Cimmeria, mas também no que concerne a vida pessoal e familiar da protagonista. Narrado em terceira pessoa de forma bastante descritiva e que nos revela as facetas e dramas de Allie, o livro não é muito diferente dos young adults tradicionais, mas possui fortes elementos a seu favor e um pano de fundo levemente gótico e deslumbrante.

Allie é uma jovem extremamente rebelde, se metendo em todo tipo de confusão possível. Devido a um certo trauma familiar, ela sente um vazio imenso dentro de si e tenta extrapolar essa dor de formas não muito ortodoxas. Quando ingressa na Cimmeria, ela logo percebe que sua estadia não será fácil, mas não imagina que a academia esconde tantos segredos ao seu redor. Por mais que apronte demasiadamente, Allie não é aquele tipo de personagem peculiar, muito pelo contrário, ela é até mesmo bem prosaica. E posso afirmar isso com categoria, já que sua personalidade é bem retratada e milimetricamente descrita no enredo. A protagonista também vive um triângulo amoroso na trama, formado por Sylvain - o garoto charmoso e boa pinta do colégio - e Carter - o soturno e pacato cara do recinto. Apesar de todo o charme exalado por Sylvain, confesso que sou team Carter, visto que ele parece ser um personagem mais centrado e maduro apesar da suposta introspecção.

A Cimmeria foi descrita com uma riqueza de detalhes surpreendentes e possui um certo tom gótico em sua arquitetura que impressiona. Conhecer os seus interiores e recônditos foi quase mágico e confesso que em alguns momentos conseguia até mesmo visualizar a academia e me ver dentro dela. O mistério que envolve a trama foi muito bem trabalhado e conseguiu me envolver por completo. Os segredos vão se desenrolando e à medida que isso acontece, mais suspenses vão emergindo, criando uma trama rica e vigorosa.

Em síntese, Escola Noturna apesar de não ser um dos livros mais densos que eu já li, possui uma estrutura bem interessante e que conseguiu ganhar a minha atenção. A cereja do bolo da trama fica por conta da descrição da Cimmeria - que encanta por sua precisão e riqueza - e do suspense que impera na história e foi bem trabalhado do início ao fim. A capa é  bonita, mas confesso que gostei mais da primeira edição e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

11 comentários:

  1. Oi Vanessa,
    Confesso que a capa não me agradou muito, mas a trama apesar dos clichês parece interessante.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie =D

    Então, concordo, é um livro bem introdutório.
    Em partes, esperava mais do livro e o achei bem fraco em outras. Mas, como você disse, apesar de não ser um livro dos mais densos, tem uma estrutura legal e prende. Espero que a continuação seja ótima.

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa,
    Sua resenha deixou o livro bem interessante. Acho que vale a pena ler.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas parece legal, talvez eu o leia. Ótimo post, Nessa, como sempre, beijos!!
    http://www.gkastmaker.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi! Tudo bem?

    Gostei muito da sua resenha, Nessa. É a primeira que leio sobre o livro. Não sabia que tinha tanto suspense assim e isso me deixou interessada - principalmente por ter ganhado a sua atenção e dos nossos gostos serem parecidos.

    Um beijo!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. confesso que não é um livro que eu queira ler por já, mas a dica foi muito bacana e tenho lido outros comentarios, só preciso ter pique para encarar uma história diferente
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Nessa =)

    Li algumas resenhas não muito positivas que me deixaram um pouco desanimada em relação a esse livro. A premissa é interessante e a história parece possuir uma boa estrutura, mas infelizmente não é um livro que me chama a atenção no momento.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa
    Pela sua resenha, o livro parece ter uma boa trama. Fiquei com vontade de ler, achei linda essa capa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Nessa,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui, não gosto da capa, mas sua resenha me despertou interesse, mas não para o momento...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Coooom certeza sou team Carter também, o Sylvain me tira do sério -.- sua resenha ficou maravilhosa, consegui me lembrar de vários detalhes da história através dela, e vou aproveitar até pra ler o segundo volume, tô enrolando há um tempinho já haha espero que seja melhor ainda!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Para Sir Philip, Com Amor", vem conferir!

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa, desde que soube do lançamento deste livro fiquei interessada em conferir.
    Pelo que descreve em sua resenha, ele parece ser interessante.
    Já está na lista.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir