21/05/2015

Resenha: Garota Online - Zoe Sugg

Título original: Girl online
Gênero: Romance infantojuvenil
Páginas: 308
Editora: Verus
Classificação: 4/5
Comprar: Submarino
Garota Online,  best-seller internacional e primeiro livro da vlogueira Zoe Sugg, nos traz um romance bem teen, que envolve os sabores e dissabores das redes sociais. Com personagens doces e até mesmo nostálgicos, a história é bem fofa, porém não muito densa, além de não fugir dos clichês.

Penny é uma garota de 15 anos que resolve escrever um blog para compartilhar suas opiniões e pensamentos. Com o codinome de "Garota Online", ela relata os seus sentimentos mais íntimos, como os dramas vividos no colégio, suas particularidades familiares e sobretudo seus ataques de pânico, que afetam tanto sua vida.

Após passar por uma situação constrangedora na escola onde vive e ser vítima de cyberbullying, seus pais decidem levá-la junto com eles para uma empreitada em Nova York. Lá, ela acaba conhecendo um lindo garoto, Noah, um guitarrista boa pinta e que tem muito em comum com ela.

Aos poucos, Penny acaba percebendo que está vivenciando sua primeira paixão e desabafa cada doce momento de sua história de amor no blog, porém, de forma anônima. Porém, o que ela não poderia imaginar era que, assim como ela, Noah também esconde os seus próprios segredos, o que pode colocar em risco sua identidade no mundo virtual.

Garota Online é um romance fofo e que consegue nos transportar para outro tempo, mais exatamente aquele do período escolar, onde vivíamos nossas primeiras paixões e decepções. A escrita de Zoe Sugg é fluída e gostosa, o que propicia um clima bem agradável ao enredo e torna a leitura bem atrativa. Outro ponto que vale ressaltar é o modo como o mundo digital é retratado na história. Como blogueira há alguns anos, foi impossível não sentir uma certa conexão com Penny e isso foi muito legal. Apesar dos inúmeros conceitos positivos, o livro é bem teen, ou seja, não espere uma leitura bem estruturada, cheia de paradigmas e lições. Narrado em primeira pessoa por Penny, de forma bastante clara e concisa, é um ótimo livro para aquela bela tarde de domingo.

Penny não é uma garota muito diferente das demais de sua idade. Ela possui os seus próprios traumas, sonhos e devaneios. Suas amizades e seu relacionamento familiar são bem retratados na trama e confesso que achei o seu melhor amigo, Elliot, um rapaz espetacular. Noah é o sonho de toda menina e possui todas as qualidades que se possa imaginar. É daquele tipo de personagem por quem você se apaixona logo à primeira vista...

Em síntese, Garota Online é um romance fofo, leve e divertido, além de possuir um clima de nostalgia incrível. Apesar de ter gostado muito da trama, confesso que a história é bem previsível e repleta de clichês, mas quem não gosta de se esbaldar neste tipo de leitura de vez em quando, não é mesmo? A capa é bem teen e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

11 comentários:

  1. Oi Vanessa,
    O livro tem a história bem levinha como vc mesma citou. A capa achei muito fofa.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sou completamente apaixonada por essa capa e por esse enredo! Eu estou morrendo de vontade de ler esse livro! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2015/05/resenha-do-livro-herdeira.html

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Vi muita gente falando sobre esse livro e confesso que não tenho muita vontade de ler, to fugindo um pouco desse tipo de romance.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa
    O que me chama mais atenção neste livro é a capa, mas o contexto em si nem tanto. Adorei sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa
    Tentei ler Garota Online,só por causa da polemica que rolou em cima desse livro,mas infelizmente não consegui passar da página 30 ...Achei a historia muito infantil com personagens totalmente bonzinhos ou malvadões e claro que a nossa protagonista tinha que ser uma avoada..que e "perseguida" pela menina popular do colegio. Quem sabe na proxima vez que eu tentar,ache mais interessante,né? Vou ver se dou outra oportunidade.
    http://www.leituraseloucuras.com.br/

    ResponderExcluir
  6. flor, fiquei surpreendida, sabe aquele livro pelo qual você não dá nada? estava com essa opinião a primeira vista, mas me encantei pelo delinear da trama!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou curiosa, porque admito pelo título eu não dava muito pelo livro mas só tenho lido elogios!!! Agora, quero ler!!! RSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ah, esses últimos dias eu tenho procurado por livros com histórias mais leves como esse, então esse vai pra lista dos livros que vou ler pra relaxar kkk

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, amiga!
    Eu gostei desse livro, mas mesmo sabendo que encontraria clichês, esperava mais. Achei tudo muito previsível e mais do mesmo, nada me surpreendeu ou inovou. É uma boa leitura, mas só para relaxar mesmo. Sem esperar nada da mesma.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa!
    Eu adorei a leitura desse livro! Não consegui parar a leitura \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nessa! Não vejo a hora de ler Garota Online, parece ser um livro bem legal. Entrou para os meus desejados assim que foi lançado. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir