13/05/2015

Resenha: It A Coisa - Stephen King

Título original: It
Gênero: Fantasia/Terror
Páginas: 1104
Editora: Suma de Letras
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro It A Coisa, do consagrado autor Stephen King, nos traz uma história única e original, onde a maldade humana se mistura com a fantasia e dá origem a um enredo macabro e horripilante. Considerado por muitos uma das obras mais aterrorizantes de King, o livro é uma verdadeira bíblia do terror e consegue não só aguçar a atenção do leitor como também amedrontá-lo em diversas passagens.

A história se inicia em 1958, na pacata cidade de Derry, onde os amigos Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprendem o real sentido de algumas palavras. No período das férias escolares, os sete amigos descobrem o significado da verdadeira amizade, do amor e da confiança e, acima de tudo, do medo. Do mais incontrolável e perturbador medo.

Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis rastros de sangue pelo bucólico vilarejo de Derry. Agora, trinta anos depois, os setes amigos voltam a se reencontrar. Uma nova onda de terror assola a cidade e eles sabem que são os únicos capazes de deter este mal. E, para isso, eles precisam ir até o fim, mesmo que isso signifique ter de lidar com suas drásticas consequências...

"Crianças, a ficção é a verdade dentro da mentira, e a verdade desta ficção é bem simples: a magia existe."

Não é segredo para ninguém que sempre tiver horror a palhaços. No meu álbum de família, é possível constatar isso, visto que, nas festas de aniversário dos meus primos, me deparei com alguns e os parentes, é claro, fizeram questão de retratar estes "momentos especiais". Agora, já com três décadas nas costas, não sinto este pavor, mas resolvi sodomizar este trauma de infância com o livro, que foi escrito por ninguém mais, ninguém menos do que mestre King, um dos meus autores favoritos. E a minha experiência foi fantástica e alucinante, ao ponto de sonhar que Pennywise me perseguia pela rua de casa (little crazy). Agora, sem delongas, It A Coisa foi tudo aquilo que eu imaginava e muito mais. O autor não só usou e abusou da fantasia como também a pincelou com toques da nossa crua e fria realidade, muitas vezes até mais horrorizante do que a ficção. Narrado em primeira e também em terceira pessoa, a obra possui uma escrita muito bem estruturada e por diversas vezes, chocante. Pennywise é a verdadeira personificação do mal e não só em sua forma de palhaço. Ele está no cerne de tudo aquilo em que predomina a violência, a carnificina e o terror, atiçando a maldade humana e se alimentando do medo das pessoas. Além da temática macabra, também nos deparamos com o forte laço de amizade dos sete amigos e conhecemos suas vidas adultas e as sequelas presentes no interior de cada um deles devido aos traumas de outrora.

Seus personagens são meramente humanos e tal como pertinente a esta natureza, são cheios de virtudes, defeitos, fraquezas e forças. Ainda crianças, eles se depararam com uma força maléfica e animalesca, capaz das piores atrocidades possíveis. Um ser que nunca os abandonou e que sempre esteve presente em suas vidas adultas, seja debaixo da cama, dentro da bebida alcoólica, na violência do cônjuge, na sala de jantar ou até mesmo na banheira de hidromassagem. Pennywise, de certa forma, se tornou a faceta de cada um deles; o buraco negro e solitário onde se isolavam nos seus momentos de fraqueza e tristeza.

Por se tratar de uma obra extensa e de ser um dos livros mais longos que eu já li - com suas mais de mil páginas - , eu poderia ficar falando dela por horas e horas, mas procurei sintetizá-la o máximo possível, visto que não quero tirar o seu brilho e claro, o "glamour" de Pennywise. Finalizando, It A Coisa é um livro aterrorizante, macabro e que se torna mais horripilante ainda por sair da fantasia e nos apresentar a realidade, que pasmem, é bem mais assustadora do que qualquer thriller de terror. Em 1990, foi feito um telefilme da obra, que também teve como inspiração o caso do serial killer John Wayne Gacy, um palhaço que matava suas vítimas e que foi condenado a injeção letal por seus crimes. No mais, a capa do livro nos traz a figura de um "simpático" palhaço, que condiz perfeitamente com o enredo e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

Confira o trailer do telefilme de It A Coisa:




22 comentários:

  1. Oi Vanessa, esse livro ainda não tenho na minha coleção, mas já li ele emprestado e é fantástico.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oie Nessa,
    tenho uma amiga viciada neste autor, mas confesso que não curto os livros dele.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Nessa,

    Parabéns pela sua resenha, não li nada do autor ainda, mas tenho muita vontade, o gênero me agrada muito...bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nessa! Confesso que não gosto muito do Stephen, mas esse livro me assustou. Parece excelente e intrigante, mas eu não leria por "medo". Detesto terror!

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  5. Nunca vi o filme por ter horror a palhaços, jamais leria o livro mas fico super curiosa, como você disse parece um terror muito bom!

    beijo
    www.belatriz.info

    ResponderExcluir
  6. com certeza não faz sucesso por aqui não rsrsrsrs se ler é capaz de não dormir a noite!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa!
    Menina, eu não consigo ler esse livro não kkk
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa.
    Ainda não li nada deste autor. Apesar dos muitos elogios eu não curto terror, nem em livros e muito menos em filmes... sou medrosa eu sei... kkk
    Adorei sua resenha, só per ela, já fiquei com medo e com certeza não terei coragem de ler o livro.
    Um ótimo final de semana.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Esse palhaço me da medo kkkkkkkkk

    www.semsorte.com

    ResponderExcluir
  10. Oie Nessa =)

    Palhaços me dão medo :$, muito medo.
    Fico feliz em saber que você curtiu a leitura, por que eu passaria longe desse livro rs...

    Ótima resenha!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  11. Aiiii que medo desse livro. hahahaha Eu não leria, mas gostei muito da sua resenha! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa!
    Stephen é sensacional, adoro esse autor to louco pra ler It, espero gostar!
    Abraço
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  13. Eu li só o começo dessa obra, mas não me agradou muito, então acabei deixando de lado :( A Coisa é um dos livros mais famosos do SK, e sua resenha me deu um empurrãozinho pra arriscar mais uma vez na leitura, afinal pra fazer tanto sucesso e botar tanto medo tem que ser bom mesmo né :p

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem tag no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Nessa!
    Tenho muita vontade de ler algo do King, esse clima macabro me chama <3 Entretanto, saber que esse livro é tão extenso me desanimou um pouco. :/

    Beijão

    ResponderExcluir
  15. Até hoje não vi o filme RSrs Minha mãe é MUITO fã do autor ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Nessa!
    Já conheço a grande escrita do Stephen King. Ainda não li muitos livros dele, mas It com certeza é um dos que estão na minha lista de desejados.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    Sorteio de caneca personalizada de A Culpa é das Estrelas. Participe!

    ResponderExcluir
  17. Oi Nessa.
    Nossa, esse autor só tem livros imensos, o maior livro que já li tinha 970 páginas e foi uma leitura demorada.
    Não leio os livros de King porque só tem coisas macabras e sou super medrosa, e vi aqui que It A Coisa, continua seguindo essa linha.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  18. Oi, nessa! Tudo bem?

    Caramba, meu! Gostei muito da sua resenha, mas estou assustada com a quantidade de páginas desse livro. Mais de 1000! Socorro!

    Nunca li nenhum livro de terror, mas com certeza não pretendo começar com palhaços medonhos.

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, Vanessa.
    Eu adoro a escrita do King, mas ainda não tomei coragem de ler esse livro por causa do tamanho. Estou lendo as obras mais curtas dele ainda. rs
    Mas a sua resenha me animou e muito. Com certeza lerei o livro em breve.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  20. Oi Nessa
    Quero muito ler este livro, faz tempo. Adorei a sua resenha e parece ser bem como eu imagino. Tenho que me organizar para essa leitura longa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Eu quero TANTO ler esse livro.
    Ainda não assisti o filme também, mas fiquei surpresa quando li em uma outra resenha que o livro não é "sobre um palhaço maníaco" hahah tava mais ou menos com essas palavras. Eu sempre achei que fosse! Mas acho que A Coisa ser a personificação do mal faz muito mais sentido e torna tudo ainda mais aterrorizante

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  22. Confesso que eu gostei de grande parte da trama, apesar de ter achado arrastada. O final para mim não foi muito bom... Ótima resenha!

    www.minusculasmanivelas.blogspot.com

    ResponderExcluir