07/06/2015

Resenha: Conquista - Ally Condie

Título original: Reached
Gênero: Romance/Distopia
Páginas: 360
Editora: Suma de Letras
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
Em Conquista, terceiro e último volume da trilogia Destino, da americana Ally Condie, a saga teve um desfecho bastante satisfatório, sem perder nenhuma das características que a consagraram, ou seja, ação, aventura e romance. Os personagens amadureceram um pouco mais em vista de tudo o que enfrentaram até aqui, mas sem deixar de lado a esperança que sempre esteve semeada em seus corações.

Em meio a uma Sociedade que não permite liberdade de expressão e muito menos imperfeições, um pequeno erro pode ser o estopim para uma grande revolução. Quando Cassia descobre que há uma tênue possibilidade de mudar o seu destino, ela não hesita e parte em uma jornada em busca da Insurreição e, é claro, de Ky, o seu grande amor.

Porém, chegou o momento de retornar, já que os planos da Insurreição estão cada vez mais próximos de se concretizarem. Cassia, Xander e Ly percebem que são apenas peças em meio a uma conspiração ardilosa e ambiciosa, que vai além do prometido, ou seja, o desejo de liberdade.

Em meio a tudo isso, uma praga se espalha pela Sociedade, instaurando doença e morte para todos os lados. Cassia terá que lutar não apenas pelo seu amor e por sua família, mas também pelos seus verdadeiros ideais. A revolução está prestes a eclodir e nem todas as escolhas e objetivos são individuais...

Conquista fecha a trilogia de Ally Condie com maestria e precisão. A autora manteve todos os elementos primordiais da trama até aqui e conseguiu até mesmo aperfeiçoá-los. O cerne do enredo sempre foi o livre-arbítrio -  a liberdade acima de qualquer escolha imposta -  e isto é preconizado do início ao fim. Diferente de muitas distopias, o romance prevalece nas entrelinhas do livro, dando todo um charme ao cenário underground advindo do governo totalitário. Narrado em primeira pessoa por Cassia, Xander e Ky -  o que concedeu uma visão extremamente ampla a respeito da história -, o livro foi tão bem escrito quanto os seus volumes anteriores e nos brinda com um desfecho incrivelmente satisfatório.

"Eu sei que não sou a única fazendo essas coisas, cometendo pequenos atos de rebelião. Há gente nadando contra a corrente, e há sombras se movendo lentamente nas profundezas. Tenho sido aquela olhando para cima quando algo escuro atravessa na frente do sol. E tenho sido eu mesma a sombra, deslizando pelo lugar onde terra e água encontram o céu."

Cassia está ainda mais forte e determinada. Todas as experiências vividas pela personagem até aqui a amadureceram e a transformaram em uma verdadeira guerreira. Ky a ama mais do que até mesmo a própria vida e está disposto a tudo para ficar ao lado de sua amada, se empenhando com todas as fibras de seu ser para concretizar o seu desejo. Xander se manteve o mesmo personagem solícito e prestativo de sempre e se mostra peça fundamental nesta revolução, tendo suma importância no contexto da trama.

Em síntese, Conquista fechou a saga de Ally Condie com chave de ouro, nos presenteando com uma história rica, bem escrita e eletrizante. Os personagens se mostraram ainda mais intrigantes e nos conquistam pelas suas qualidades tão soberbas. A capa segue o mesmo padrão das anteriores e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

Booktrailer de Conquista:



Confiram as resenhas dos volumes anteriores da trilogia Destino:

►DESTINO
►TRAVESSIA


13 comentários:

  1. Oi Nessa, sua linda, tudo bem?
    Acredito que esse livro vai mexer comigo, distopias são fortes, eu sempre fico fico me imaginando no lugar do personagem, Estar no meio de uma conspiração, lutando por sua liberdade e a das pessoas que você mais ama, nossa!!!!! E para piorar essa praga que está matando muitas pessoas. Consegui comprar essa trilogia, mas ainda não tive tempo de ler, mas depois da sua resenha, dá vontade de colocá-la no início da fila.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. oi flor, estou impressionada por seus bons comentários, é claro que vou querer dar uma espiada mais a fundo ao livro, a autora tem tudo para entrar na lista das favoritas
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa!
    Gostei da resenha, mesmo não conhecendo a série.
    Adoro quando autores sabem finalizar bem suas histórias.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oie Nessa =)

    Leio sempre boas resenhas dos livros dessa série, mas ainda não tive oportunidade de ler.
    A temática é bem interessante, e saber que a autora finalizou com maestria a história, me deixou bem animada em conhecer a trama.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa
    Esses livros sempre chamaram minha atenção, mas acabei deixando passar. Ainda sim tenho vontade de ler.
    Adorei sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Que surpresa a sua resenha ser positiva!, lembro que vi que todo mundo tinha odiado esse livro então fiquei beem desanimado em ler, mas agora vou dar outra chance :).
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nessa!
    Adoro livros com protagonista mulher <3 e tenho adorado distopia com romance!
    Ainda não conhecia essa trilogia, mas gostei bastante do book trailer
    De certa forma já estamos em uma sociedade que não permite liberdade de expressão nem imperfeições :S

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  8. Oie Nessa,
    terminei de ler o primeiro livro da série ontem e já estou buscando o segundo.
    Ótimo saber que a série termina bem, afinal, ouvi falar tão mal da série que estava achando que terminava muuuuuito mal rs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa,
    Estou com o primeiro livro dessa trilogia aqui em casa para ler espero gostar dela tanto quanto você. Aproveito para te convidar a dar um pulinho lá no blog hoje tem um conto que eu escrevi com direito a trilha sonora e tudo se puder comentar, adoraria saber sua opinião.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  10. só pela capa já gostei,gostei muito da resenha,este vai pra lista!!
    http://unhas-e-livros.blogspot.com/2015/06/resenha-do-livro-veneno.html?showComment=1433874003413#c7914320622728447534

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa!
    Ainda não li nenhum livro dessa trilogia o.O
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  12. Tenho um carinho tão grande por essa trilogia <33 Amo distopia e essa conquistou meu coração logo no primeiro livro. O último não foi exatamente o que eu esperava, mas nem por isso ele deixa de ser ótimo *-*

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Vanessa,

    Parabéns pela resenha, só leio resenha positivas dessa série, não gosto das capas mas gostaria de ler.

    Abraço.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir