27/06/2015

Resenha: Cure meu Coração - Melissa Walker

Título original: Unbreak my heart
Gênero: Romance
Páginas: 272
Editora: Farol Literário
Classificação: 4/5
Comprar: Saraiva
O livro Cure meu Coração, de Melissa Walker, nos traz uma história que engloba amizade, amor e família. Com uma narrativa leve e fluída e um romance terno e sutil, o livro possui muitos encantos, mas a sua protagonista deixou um pouco a desejar. Por mais que ao longo da trama eu tenha entendido algumas de suas decisões, demorei muito para me conectar com Clementina.

Clementina Williams é uma adolescente de dezesseis anos que está passando as férias de verão à bordo de um veleiro com sua família. É claro que este não seria o seu passatempo predileto, mas com toda a confusão que se tornou a sua vida, a viagem em alto-mar se tornou uma espécie de fuga para seus problemas, afinal ela ficará três meses isolada, na companhia dos pais e de sua irmã caçula Olive. Em terra firme, Clem deixa sua melhor amiga, Amanda, a quem magoou de forma profunda, rompendo anos de uma intensa amizade. Devido a este acontecimento, ela terá que lidar com um forte sentimento de culpa e com as consequências de seus atos.

Embora tente se isolar o máximo possível neste período de férias, Clem acaba por conhecer James, o garoto ruivo e de sorriso encantador que juntamente com Bill, Ruth, George e a carismática gata Sra Bigodes,  acabam lhe mostrando a verdadeira importância da vida e, claro, como curar um coração...

Cure meu Coração foi um livro que me chamou a atenção assim  que foi lançado. Enredos adolescentes com um pouco de drama e um romance singelo é uma receita quase que infalível no mercado editorial e vem angariando milhares de leitores ao redor do mundo e claro, está se tornando um dos meus gêneros queridinhos. A trama de Melissa Walker é ótima e nos apresenta o universo adolescente sob uma ótica bacana e bem contemporânea, porém achei que a autora poderia ter trabalhado um pouquinho mais sua protagonista. Clem acabou sendo pega por uma das armadilhas do coração e cometeu alguns erros, algo mais do que compreensível. Porém, a garota se martiriza demais e desconta a sua raiva em todos ao seu redor, quando a falha foi cometida exclusivamente por ela. Narrado em primeira pessoa por Clem - de forma clara, sucinta e que desnuda bem sua personagem - o livro se mostrou um romance belo e convidativo, porém pecou um pouco em alguns aspectos.

"Há momentos em que a vida quebra todas as regras."

Clem partiu o coração de sua melhor amiga, Amanda, mesmo que isso tenha sido a última coisa que ela gostaria de ter feito. Toda ação causa uma reação e, por conseguinte, gera suas consequências, e a jovem terá que lidar com isso e seguir em frente. Seus pais, ao verem a filha tão cabisbaixa e solitária, resolvem passar as férias à bordo de um veleiro, tentando assim colocar um pouco de brilho e alegria naquele semblante sombrio. Porém, lidar com Clem não é fácil. Ela se culpa demais pelo que ocorreu e despeja sua raiva na família o tempo todo, como se eles tivessem participação naquilo que lhe aflige. Nada a alegra ou anima, e tudo que é dito lhe soa como provocação. Confesso que me irritei bastante com a personagem por conta disso e só fui conseguir me conectar verdadeiramente com ela quando James entra em sua vida.

"Às vezes, para enxergar de verdade alguma coisa, é preciso olhar de outra forma."

James é um personagem que esbanja carisma logo à primeira vista. Mesmo tendo o seu fardo para carregar - que descobrimos não ser nada fácil - ele sempre está sorridente e disposto a ajudar. Doce, simpático e amigo, ele tem uma importância fundamental no deslanchar da trama e nos encanta por suas qualidades.

"James se inclina, e, quando os seus lábios tocam os meus, eles ainda estão um pouco molhados, e mantemos o beijo mais macio e mais perfeito por alguns instantes." 

Em síntese, Cure meu Coração é um bom romance e possui muitos atrativos, dentre eles a leveza de seu enredo e a forma suave como a autora trabalha alguns dos dramas juvenis. Porém, a protagonista não foi tão bem intercalada na trama quanto eu gostaria e só conseguiu ganhar a minha afeição com um pouco mais de cem páginas lidas. A capa do livro é linda e transmite bem a ternura de seu enredo e a diagramação está bem caprichada, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

12 comentários:

  1. Oi Vanessa,
    Faz tempo que não leio nada no estilo.
    Já curti o James, haha deve ser um ruivinho fofo.

    Uma pena isso da protagonista, mas mesmo assim fiquei curiosa!

    Adorei a capa e sua resenha ficou ótima.

    bjs e tenha um delicioso final de semana ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa,

    Deu muita vontade de ler esse livro. Sua resenha me deixou bem curiosa, vou colocá-lo na minha lista de desejados no Skoob.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá Vanessa,

    Não conhecia esse livro e essa é a primeira resenha que leio, não me despertou muito interesse, mas quem sabe...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. estou curiosa desde o lançamentos, Nessa e olha que ja faz tempo! enredos jovens sempre fazem sucesso comigo
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa!
    Estou curiosa com esse livro, vamos ver se vou comprar kkk
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa!
    Estava curioso em relação a esse livro desde que a Farol anunciou a capa mas ainda não li haha. Curti a resenha, apesar da protagonista chatinha deve ser muito gostoso de se ler.
    Abraço,
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa!
    Vi que muito tem se falado sobre esse livro recentemente, no entanto essa é a primeira resenha que efetivamente leio. Gostei dos pontos que você abordou e é realmente bem complicado se envolver completamente com um livro quando vemos alguns probleminhas na construção dos protagonistas. Mesmo não sendo o meu gênero predileto, tenho vontade de conhecer melhor essa história.

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    já tinha visto este livro por aí, mas confesso que não tinha visto nenhuma resenha ainda.
    Gostei bastante. Fiquei bem curiosa

    bjos
    http://blog.vanessasueroz,com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Vanessa!
    Gostei da resenha, apesar de ter ficado receosa com a protagonista. Dificilmente me conecto a histórias quando não gosto dos personagens principais.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. É uma pena a personagem ser assim chatinha, às vezes se torna até difícil prosseguir a leitura, mas ainda bem que a história em si vale a pena!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Escola Noturna - O Legado", vem conferir!

    ResponderExcluir
  11. Oie Nessa =)

    Já tinha visto essa capa em alguns blogs, mas a sua é a primeira resenha que leio dele. Gostei da premissa que da história, pois ela me pareceu ser bem sensível e tocante.

    Mesmo com os pontos negativos que você citou, acho que ele é uma leitura válida. Espero não me decepcionar.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Oi, amiga!
    Já tinha visto esse livro pela blogosfera e não havia me interessado muito. Esta foi a primeira resenha que li dele, na verdade. Parece ser um livro bom. Só isso. Inclusive acho que você o classifica assim; ao menos percebi isso após ler sua resenha.
    Não descarto a ideia de lê-lo, mas não é um livro que esteja me deixando louco para lê-lo, sabe?
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir