02/06/2015

Resenha: O Legado - C. J. Daugherty

Título original: Legacy
Gênero: Romance/Young Adult
Páginas: 296
Editora: Suma de Letras
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
Em O Legado, segundo volume da série Escola Noturna, da inglesa C. J. Daugherty, encontramos mais adrenalina e emoção em vista do livro anterior. Os perigos adquiriram proporções mais intensas e os personagens estão mais energizados e fortes. O que me desapontou um pouco no enredo foi a instantaneidade do triângulo amoroso, que já era um fato previsível, mas acabou ocorrendo em um ritmo muito acelerado.

No último ano, Allie Sheridan passou por boas e poucas: viu sua família desmoronar, foi para a detenção três vezes e acabou indo parar em um colégio interno que prometia transformar sua vida em um verdadeiro pesadelo. Porém, a Cimmeria acabou se tornando o seu lar e um dos lugares onde ela mais se sentiu bem-vinda. Entretanto, os recônditos da escola se mostraram mais sombrios do que ela poderia imaginar, bem como os ataques brutais que quase lhe ceifaram a vida.

Um grupo misterioso está disposto a destruir a Cimmeria, bem como tudo o que ela representa, colocando os estudantes em um perigo que eles ainda não compreendem. E, para engrossar ainda mais o caldo, a família de Allie - incluindo Christopher, seu irmão desaparecido - estão envolvidos até o pescoço nesta situação.

Allie inicia sua jornada em busca de respostas mas, para obtê-las, ela terá que decidir em quem deve confiar verdadeiramente: sua família ou seus amigos. Os segredos são mortais e capazes de destruir qualquer tipo de relacionamento, colocando a jovem em inúmeros perigos e profunda solidão...

O Legado trouxe novas formas para o enredo de C. J. Daugherty, bem como adrenalina e ritmo para a trama. Se em Escola Noturna a história soou bem introdutória, neste segundo volume acompanhamos uma densidade maior na narrativa da autora e nos mistérios que norteiam a série. Apesar da saga ter sofrido uma boa evolução, alguns detalhes ainda não me agradaram por completo, como, por exemplo, o triângulo amoroso formado na Cimmeria. Logicamente que, baseando-se no volume anterior, era algo um tanto quanto previsível, porém faltou uma estruturação maior neste pivô amoroso. Os personagens passaram por uma verdadeira desconstrução e, em um piscar de olhos, já estavam tomando atitudes e decisões precipitadas, o que me desagradou um pouco. Narrado em terceira pessoa, de forma clara e objetiva, O Legado se mostrou mais encorpado em vista de seu volume antecessor, mas ainda pecou em alguns detalhes.

Allie, em detrimento dos últimos fatos, se tornou uma personagem um pouco mais forte. Não chega a ser uma heroína, mas está se esforçando mais; lutando mais no contexto da trama. Porém, no que concerne ao campo amoroso, ela ainda deixa um pouco a desejar. Sua indecisão é melancólica e me irritou durante alguns momentos. Carter continua bem misterioso e Sylvain está mostrando uma faceta diferente e até mesmo um pouco mais convidativa, característica essa que me deixou bem intrigada.

Em síntese, O Legado adquiriu um ritmo intenso e eletrizante, o que concedeu uma adrenalina toda especial para a trama. Os perigos estão maiores e cada vez mais mortais, bem como seus segredos e mistérios. Apesar da história ter passado por uma evolução bacana, alguns detalhes ainda deixaram a desejar e espero que nos próximos volumes algumas coisas se tornem mais condensadas. A capa segue o mesmo padrão da anterior  e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

Confira resenha do volume anterior:

►ESCOLA NOTURNA

11 comentários:

  1. nossa curto muito os livros da Suma de letras, e esse nao ficou para traz ,
    beijinhos resenha otima
    omagodocondado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa!
    Cogitei ler Escola Noturna, mas peguei um spoiler sobre o mistério que ronda a escola e vi que não era um livro que eu ia gostar.
    Parece que nesse livro a autora intensificou tudo que fez o primeiro funcionar, né? Tomara que nos próximos ela corrija as pequenas falhas e encerre a saga satisfatoriamente.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa
    Achei interessante a premissa do livro. preciso ler mais livros dessa editora, quase não li nada dela. Valeu a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie Nessa =)

    Em todas as resenhas que li desse livro até agora, praticamente todas comentam que a história fica mais eletrizante. Confesso que o primeiro livro não tinha me chamado muito a atenção, mas agora estou começando a fica um tanto curiosa para conhecer a história.

    Beijos e um ótimo feriado;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Olá
    ainda não l inenhum dos dois livro da seire já publicados aqui rsrs, achava mais linda a capa anterior do primeiro volume rsrs
    Bjks
    Passa Lá No Meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Tenho muita vontade de ler essa duologia, amei as novas capas e a história parece ser ótima.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa, sua linda, tudo bem?
    Nossa, deve ser eletrizante mesmo. Fiquei curiosa em saber porque querem destruir a escola, que perigos são esses que eles estão correndo. Vocêe me deixou bem nervosa, acho que deve ser essa a sensação ao ler o livro, roer as unhas. Adorei!!!!!!!! Sua resenha ficou ótima e você me deixou bem empolgada para ler o livro.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa!
    Menina, eu preciso ler o primeiro livro! Agora fiquei interessada na trama \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  9. Ficou maravilhosa sua resenha, Nessa! Me senti da mesma forma que você ao ler esse livro. É um bom volume, mas não acrescenta grandes coisas, e quanto ao triângulo amorosoo nem preciso comentar nada... É tudo óbvio demais. Que ela ia ficar na dúvida, com quem ela vai ficar no final. E realmente foi tudo muito apressado, uma hora ela estava morrendo de saudades de Carter, e na outra já sentindo algo estranho por Sylvain. Aaah faz favor!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. oi flor, eu não sou muito atraida por estes enredos, mas vê-la comentando tão bem é animador!
    espero que em breve eu leia e possamos papiar sobre o livro
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Legal que eu tô doida pra ler o volume 1, mas nem sabia que existia um volume 2 hahaha
    Quero saber o que é essa tal Escola Noturna!

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir