23/06/2015

Resenha: Os Diários de Carrie - Candace Bushnell

Título original: The Carrie Diaries
Gênero: Romance
Páginas: 400
Editora: Record
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Os Diários de Carrie, de Candace Bushnell, nos mostra a Carrie ainda adolescente, antes de todo o estopim de Sex and the City. Apesar de tímida e insegura, a personagem manteve muitas de suas características, ou seja, sempre foi uma menina determinada, sonhadora e extremamente amiga. Conhecer esta sua outra faceta, antes de todo o glamour, se mostrou uma experiência divertida e bastante gratificante.

Carrie era uma simples menina do interior, mas que sempre soube onde queria chegar. Para conseguir chegar onde chegou, ela enfrenta inúmeras provas e, muitas delas, ainda no seu período de adolescência. Amiga inseparável de Maggie, Mouse, Walt e Lali, ela divide todos os seus anseios, inseguranças e sonhos com eles. Mas quando Sebastian Kydd surge em seu caminho e junto com ele uma traição esmagadora, ela passa a repensar a sua vida até aqui.

Os Diários de Carrie nos narra a trajetória da protagonista, focando na passagem de sua adolescência para a vida adulta, com todos os seus sabores e dissabores. Mesmo sendo uma garota simples e nada popular, Carrie é uma menina de opinião, que não se deixa ludibriar ou persuadir por nada nem ninguém à sua volta. Como já era previsto, ela sempre teve o sonho de se tornar uma grande escritora e desde cedo começa a compor os seus esboços pelo mundo literário, sempre deixando claro em suas entrelinhas traços de sua inteligência e perspicácia. Narrado em primeira pessoa pela protagonista, de forma leve e fluída e com várias referências à década de 80 e suas adjacências, o livro se mostrou uma grande surpresa e conseguiu me encantar.

Carrie é uma menina amorosa, doce, prestativa e amiga. Desde cedo, ela já se destaca por seu estilo próprio de ser e por lutar incansavelmente por seus ideais. Sua amizade com Maggie, Mouse e Walt foram um dos pontos que mais me chamaram atenção na narrativa. Apesar de serem tão peculiares entre si, eles nutrem um afeto e carinho inestimável uns pelos outros. Suas incursões no campo amoroso e os embates no colégio dão um toque bem realista a trama, até mesmo por ser um dos problemas-chave nesta época de nossa vida.

Resumidamente, Os Diários de Carrie nos apresenta uma protagonista mais jovem e, por conseguinte, inocente, mas que nunca deixou de ser sonhadora e de lutar por aquilo que acredita. Mesmo com as inúmeras dificuldades que se apresentam ao seu redor, sobretudo, as decepções enfrentadas, ela segue sua vida e seus planos. Em 2013, foi exibida a série The Carrie Diaries pela The CW, que conseguiu ser tão fofa e cativante quanto os livros. O seriado teve ao todo duas temporadas e conseguiu transmitir em sua essência toda a nostalgia e carisma de seus personagens. A capa do livro é muito bonita e possui um belo efeito metalizado e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

Confira o trailer do seriado The Carrie Diaries:



12 comentários:

  1. ta ai um livro que eu sempre quis ler, mas nunca tive a oportunidade!
    preciso remediar!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hullo!
    Eu ainda não li nem esse, nem nenhum livro do gênero, mas estou desejando muito, principalmente agora que estou por dentro do que se trata o livro! Confesso que acho os seriados maravilhosos, mas espero poder ler aquelas aventuras ao invés de assistir ;)
    Beijos.
    Blog Leitura Assidua ♥

    ResponderExcluir
  3. Eu amo a Carrie! Assim como disse a Thaila aí em cima, esse também é um livro que eu sempre quis ler e nunca tive a oportunidade! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa,
    Ainda não li esse livro, mas gostei da sua resenha e se parecer alguma oportunidade de conhecer essa história, não vou perder tempo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa, sua linda, tudo bem
    Eu adorava ver Sex and the City. Um texto maduro, com diálogos inteligentes, personagens fortes, e no fim, com dramas tão comuns aos nossos. Que saudades!!!! Pelo visto, esse livro traz a mesma força e inteligência da nossa personagem querida. Não tem como não querer compartilhar da vida dela, não sabia sobre esse livro e nem que ganhou uma série também. Como fã da Carrie é claro que vou querer ler. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa
    Primeiramente ,sempre amei Sex and the City ..ri muito com essa serie. É tanto esse livro quanto a serie de tv The Carrie Diarie parecem ser muito interessantes,apesar de não ser uma das minha prioridades no momento,mas com certeza irei assisti a serie nas ferias(add na lista..kkk)
    Amei a resenha
    Beijão
    http://www.leituraseloucuras.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nessa, tudo bem?
    Acho essa capa TÃO linda! É uma daquelas que eu queria ter na minha estante independente da história hahaha Mas como parece ser bem legal, acho que vou tentar mesmo comprar nas próximas promoções. Veremos.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa
    Esse livro era um dos primeiros da minha lista de compra quando eu iniciei o blog e até hj não consegui adquiri-lo.
    Já assisti ao filme, mas não sabia da série, vou procurar para assistir.
    Continuo muito curiosa para ler este livro, a capa é muito linda!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu cheguei a ver o primeiro episódio da série, e ela pareceu mais maluca do que tímida e etc kkkk mas adorei sua resenha, super simpatizei com a personagem por aí!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/06/o-milagre.html
    Tem resenha nova no blog de "O Milagre", vem conferir!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Amiga!
    Eu quero ler esse livro por causa do seriado. Eu adorava assistir e fiquei triste quando cancelaram. :(
    Parece ser um bom livro mesmo, sem dúvida. A premissa muito me deixa curioso. Espero adorar tanto quanto você.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  11. O seriado tive muita vontade de ver, mas ainda não vi... Quanto ao livro eu confesso que não chamava muita minha atenção mas depois da resenha que fez despertou minha vontade de dar uma chance ao livro <3
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Nessa,

    Parabéns pela resenha, não conhecia o livro e achei interessante, boa dica...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir