30/06/2015

Resenha: A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon

Título original: Outlander
Gênero: Romance histórico
Páginas: 800
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro A Viajante do Tempo, primeiro volume da série Outlander, da americana Diana Gabaldon, nos traz uma trama espetacular, que mescla acontecimentos históricos com uma paixão esfuziante e arrebatadora. Contando com personagens fortes, destemidos e  testados pelas adversidades da vida ao extremo e por uma narrativa brilhante e quase que mágica, a obra nos desperta inúmeros sentimentos, além de nos encantar com a bela história de amor vivida por Claire e Jamie.

A história se inicia em 1945, no período pós-Segunda Guerra Mundial, onde a enfermeira Claire Randall está vivenciando uma segunda lua-de-mel com o marido em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída quase que de imediato por um antigo círculo de pedras, palco de vários rituais religiosos. Alguns dias depois ela resolve retornar ao local tão mítico e misterioso e acaba vivenciando um fato extremamente sobrenatural: como em um passe de mágica, Claire viaja no tempo e acaba indo parar em 1743, em uma Escócia violenta e permeada por guerras e batalhas.

Assim que percebe que retornou ao passado por forças que desconhece, Claire enfrenta inúmeros perigos e atentados contra sua vida e situações que irão partir o seu coração como nunca antes. Quando é salva pelo jovem guerreiro escocês Jamie e passa a conhecê-lo um pouco mais, ela acaba se sentindo entre a cruz e a espada: de um lado, a fidelidade que deve ao marido; de outro, um implacável desejo que a consome vorazmente. Seu destino se mostra uma verdadeira incógnita e Claire deverá decidir se deve se render a uma paixão arrebatadora ou retornar para o presente...

"Parecia inconcebível, mas todas as evidências indicavam que eu estava em algum lugar onde os costumes e a política do final do século XVIII ainda vigoravam. Eu teria imaginado que tudo não passava de algum tipo de espetáculo à fantasia, se não fosse pelos ferimentos do jovem a quem chamavam de Jamie. Aquele ferimento realmente fora provocado por algo muito semelhante a um tiro de mosquete, a julgar pelos estragos que deixara."

A Viajante do Tempo nos transporta para o século XVIII como em um passe de mágica, tamanho o talento e destreza de Diana Gabaldon. Sua escrita é bastante descritiva e tem um teor histórico surpreendente, mostrando que a autora fez uma pesquisa minuciosa para compor sua obra, a nível quase que de historiadora. Seus personagens são fortes, críveis, valentes e vivem um romance intenso e atemporal, daqueles de tirar o fôlego. Narrado em primeira pessoa por Claire, acompanhamos um pouco da sua vida ainda nas Ilhas Britânicas e todo o estopim vivenciado pela jovem nesta viagem no tempo para a Escócia. Os perigos que ela enfrenta são brutais, ainda mais por ela se ver deslocada a um período tão distante da sua realidade e os relatos contidos na trama são esplêndidos e, em alguns momentos, quase que palpáveis, conduzindo o leitor por uma viagem primorosa.

Claire é uma mulher forte, astuta e guerreira. Mesmo se vendo em uma época de inúmeras barbáries e estando extremamente despreparada para enfrentar a situação, ela não se rende em hipótese alguma e luta com todas as fibras de seu ser. Acusada de bruxaria, espionagem, dentre outras coisas e enfrentando perigos que ameaçam sua vida e sua integridade como mulher, ela não se rende e prova cada dia mais o seu valor. Ela se mostra também dona de um coração extremamente bondoso, utilizando de sua vasta experiência como enfermeira da Segunda Guerra Mundial para cuidar de pessoas feridas e doentes que cruzam o seu caminho, além de se mostrar um verdadeiro porto seguro para Jamie.

"Pensei em lhe dizer que seu próprio toque queimava minha pele e enchia minhas veias de fogo. Mas eu já estava acesa e brilhando como ferro em brasa. Fechei os olhos e senti o toque quente mover-se pela minha face e para a têmpora, orelha e pescoço, e estremeci quando suas mãos desceram para a minha cintura e me puxaram para junto dele."

Jamie é um personagem marcante e que nos mostra uma força e grandeza de caráter surpreendentes. Dotado de uma pureza ímpar, com um senso de humor acentuado e sendo bastante voluntarioso e teimoso, este jovem escocês se mostra um guerreiro extremamente valente e inesquecível. Ele passa por situações terríveis e atrozes, capazes de destruir qualquer ser humano - tanto física, quanto psicologicamente falando - e nos mostra uma nobreza e compostura admiráveis. Seu amor por Claire é tão cândido e intenso que faz com que ele suporte momentos inescrupulosos e busque forças em sua Sassenach, como carinhosamente a chama.

"Você é sangue do meu sangue e ossos dos meus ossos. Dou-lhe meu corpo, para que nós dois sejamos um só. Dou-lhe meu espírito, até o fim de nossas vidas."

Em suma, A Viajante do Tempo nos traz um belo apanhado histórico da Escócia do século XVIII, bem como um romance espetacular e tangível, capaz de romper as barreiras do tempo. Acompanhamos as tiranias vivenciadas nesta época, bem como seus costumes e tradições, sobretudo algumas conotações bem extremistas deste período e com um teor um tanto quanto sexista. Em 2014 foi feita uma série televisiva baseada nos livros de Diana Gabaldon com os atores Caitriona Balfe e Sam Heughan nos papéis principais e que vem angariando bastante elogio dos fãs. O seriado está indo para sua segunda temporada e continua alcançando inúmeras críticas positivas, sendo um enorme sucesso de público. A capa do livro é muito bonita e retrata bem a essência da trama e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

Confira o teaser do seriado Outlander:


14 comentários:

  1. oi linda, eu me atrai inicialmente pelo enredo, mas confesso que ando de pé atrás agora, uma série tão longa... sei não, promete ser desgastante
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa,
    Já ouvi falar muito deste livro, mas confesso que ele ainda não me chamou tanta atenção para compra-lo.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa!
    Estou doida pra ler esse livro! Adoro viagens no tempo. Quero ver o seriado também, mas queria ler o livro antes.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa.
    Eu comentei no meu blog que preciso ler esse livro logo. Está ficando uma vergonha pois tenho ele, e nada de eu ler. Eu assisti a série e é fabulosa.

    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa!
    To com muita vontade de ler a série mas confesso que o tamanho me amedronta um pouco hahah.
    Gostei da resenha, espero gostar do livro tambem.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  6. Meninaaa, que arraso de livro!
    Sempre tive curiosidade sobre a Escócia, imagino que seja um lugar super místico! Juntando essa curiosidade com romances históricos me fez querer ler logo esse livro.
    Nunca tinha ouvido falar, mas agora vai entrar para a minha lista!
    Adorei a resenha!
    BeiJU!

    ResponderExcluir
  7. Olá Nessa,

    Esse livro e essa série estão na minha lista de desejados, só leio resenhas positivas, parabéns pela sua resenha....abraço.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi vanessa,
    Estou com esse livro aqui em casa para ler e muito curiosa em relação a história. Sei também que tem uma série sobre a mesma mas antes quero ler o livro para conhecer melhor os personagens e criar eles na minha imaginação. Gostaria também de deixar um convite hoje para dar uma passadinha lá no blog, pois postei um novo conto de minha autoria com direto a trilha sonora e tudo e adoraria saber sua opinião.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Todos falam super bem desse livro eu adoraria conhecer essa história!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa!
    Eu gostei bastante dessa série, o único problema é que a autora se estende muito na trama ....
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa, sua linda, tudo bem
    Eu já li algumas resenhas desse livro, e ele já está na minha lista, pois adoro o tema de viagem ao tempo e esse ainda nos remete para épocas antigas, com guerreiros, valores que hoje são tão raros, e um cenário apaixonante como a Escócia. Mesmo assim, você conseguiu me surpreender com sua resenha, que eu amei!!!! Eu preciso conhecer essa autora fantástica de talento ímpar.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa
    Sou suspeita em falar dessa série, eu amo essa série e estou muito curiosa pelo terceiro livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie Nessa =)

    Não sei o que falar dessa série, pois ela me conquistou de uma forma que nem eu mesma imaginava ser possível. Adoro a série de TV e tanto ela como esse livro me levou as lágrimas muitas vezes.
    É muito amor envolvido rs...
    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Essa série está na minha lista... só me falta tempo :(
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir