Título original: OutlanderO livro A Viajante do Tempo, primeiro volume da série Outlander, da americana Diana Gabaldon, nos traz uma trama espetacular, que mescla acontecimentos históricos com uma paixão esfuziante e arrebatadora. Contando com personagens fortes, destemidos e testados pelas adversidades da vida ao extremo e por uma narrativa brilhante e quase que mágica, a obra nos desperta inúmeros sentimentos, além de nos encantar com a bela história de amor vivida por Claire e Jamie.
Gênero: Romance histórico
Páginas: 800
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
A história se inicia em 1945, no período pós-Segunda Guerra Mundial, onde a enfermeira Claire Randall está vivenciando uma segunda lua-de-mel com o marido em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída quase que de imediato por um antigo círculo de pedras, palco de vários rituais religiosos. Alguns dias depois ela resolve retornar ao local tão mítico e misterioso e acaba vivenciando um fato extremamente sobrenatural: como em um passe de mágica, Claire viaja no tempo e acaba indo parar em 1743, em uma Escócia violenta e permeada por guerras e batalhas.
Assim que percebe que retornou ao passado por forças que desconhece, Claire enfrenta inúmeros perigos e atentados contra sua vida e situações que irão partir o seu coração como nunca antes. Quando é salva pelo jovem guerreiro escocês Jamie e passa a conhecê-lo um pouco mais, ela acaba se sentindo entre a cruz e a espada: de um lado, a fidelidade que deve ao marido; de outro, um implacável desejo que a consome vorazmente. Seu destino se mostra uma verdadeira incógnita e Claire deverá decidir se deve se render a uma paixão arrebatadora ou retornar para o presente...
"Parecia inconcebível, mas todas as evidências indicavam que eu estava em algum lugar onde os costumes e a política do final do século XVIII ainda vigoravam. Eu teria imaginado que tudo não passava de algum tipo de espetáculo à fantasia, se não fosse pelos ferimentos do jovem a quem chamavam de Jamie. Aquele ferimento realmente fora provocado por algo muito semelhante a um tiro de mosquete, a julgar pelos estragos que deixara."
A Viajante do Tempo nos transporta para o século XVIII como em um passe de mágica, tamanho o talento e destreza de Diana Gabaldon. Sua escrita é bastante descritiva e tem um teor histórico surpreendente, mostrando que a autora fez uma pesquisa minuciosa para compor sua obra, a nível quase que de historiadora. Seus personagens são fortes, críveis, valentes e vivem um romance intenso e atemporal, daqueles de tirar o fôlego. Narrado em primeira pessoa por Claire, acompanhamos um pouco da sua vida ainda nas Ilhas Britânicas e todo o estopim vivenciado pela jovem nesta viagem no tempo para a Escócia. Os perigos que ela enfrenta são brutais, ainda mais por ela se ver deslocada a um período tão distante da sua realidade e os relatos contidos na trama são esplêndidos e, em alguns momentos, quase que palpáveis, conduzindo o leitor por uma viagem primorosa.
Claire é uma mulher forte, astuta e guerreira. Mesmo se vendo em uma época de inúmeras barbáries e estando extremamente despreparada para enfrentar a situação, ela não se rende em hipótese alguma e luta com todas as fibras de seu ser. Acusada de bruxaria, espionagem, dentre outras coisas e enfrentando perigos que ameaçam sua vida e sua integridade como mulher, ela não se rende e prova cada dia mais o seu valor. Ela se mostra também dona de um coração extremamente bondoso, utilizando de sua vasta experiência como enfermeira da Segunda Guerra Mundial para cuidar de pessoas feridas e doentes que cruzam o seu caminho, além de se mostrar um verdadeiro porto seguro para Jamie.
"Pensei em lhe dizer que seu próprio toque queimava minha pele e enchia minhas veias de fogo. Mas eu já estava acesa e brilhando como ferro em brasa. Fechei os olhos e senti o toque quente mover-se pela minha face e para a têmpora, orelha e pescoço, e estremeci quando suas mãos desceram para a minha cintura e me puxaram para junto dele."
Jamie é um personagem marcante e que nos mostra uma força e grandeza de caráter surpreendentes. Dotado de uma pureza ímpar, com um senso de humor acentuado e sendo bastante voluntarioso e teimoso, este jovem escocês se mostra um guerreiro extremamente valente e inesquecível. Ele passa por situações terríveis e atrozes, capazes de destruir qualquer ser humano - tanto física, quanto psicologicamente falando - e nos mostra uma nobreza e compostura admiráveis. Seu amor por Claire é tão cândido e intenso que faz com que ele suporte momentos inescrupulosos e busque forças em sua Sassenach, como carinhosamente a chama.
"Você é sangue do meu sangue e ossos dos meus ossos. Dou-lhe meu corpo, para que nós dois sejamos um só. Dou-lhe meu espírito, até o fim de nossas vidas."
Em suma, A Viajante do Tempo nos traz um belo apanhado histórico da Escócia do século XVIII, bem como um romance espetacular e tangível, capaz de romper as barreiras do tempo. Acompanhamos as tiranias vivenciadas nesta época, bem como seus costumes e tradições, sobretudo algumas conotações bem extremistas deste período e com um teor um tanto quanto sexista. Em 2014 foi feita uma série televisiva baseada nos livros de Diana Gabaldon com os atores Caitriona Balfe e Sam Heughan nos papéis principais e que vem angariando bastante elogio dos fãs. O seriado está indo para sua segunda temporada e continua alcançando inúmeras críticas positivas, sendo um enorme sucesso de público. A capa do livro é muito bonita e retrata bem a essência da trama e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺
Confira o teaser do seriado Outlander:
oi linda, eu me atrai inicialmente pelo enredo, mas confesso que ando de pé atrás agora, uma série tão longa... sei não, promete ser desgastante
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Oi Nessa,
ResponderExcluirJá ouvi falar muito deste livro, mas confesso que ele ainda não me chamou tanta atenção para compra-lo.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oi Vanessa!
ResponderExcluirEstou doida pra ler esse livro! Adoro viagens no tempo. Quero ver o seriado também, mas queria ler o livro antes.
Beijos,
Epílogos e Finais
Oi Vanessa.
ResponderExcluirEu comentei no meu blog que preciso ler esse livro logo. Está ficando uma vergonha pois tenho ele, e nada de eu ler. Eu assisti a série e é fabulosa.
Bjão
Oi Nessa!
ResponderExcluirTo com muita vontade de ler a série mas confesso que o tamanho me amedronta um pouco hahah.
Gostei da resenha, espero gostar do livro tambem.
Abraço!
Leitura Fora De Série
Meninaaa, que arraso de livro!
ResponderExcluirSempre tive curiosidade sobre a Escócia, imagino que seja um lugar super místico! Juntando essa curiosidade com romances históricos me fez querer ler logo esse livro.
Nunca tinha ouvido falar, mas agora vai entrar para a minha lista!
Adorei a resenha!
BeiJU!
Olá Nessa,
ResponderExcluirEsse livro e essa série estão na minha lista de desejados, só leio resenhas positivas, parabéns pela sua resenha....abraço.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
Oi vanessa,
ResponderExcluirEstou com esse livro aqui em casa para ler e muito curiosa em relação a história. Sei também que tem uma série sobre a mesma mas antes quero ler o livro para conhecer melhor os personagens e criar eles na minha imaginação. Gostaria também de deixar um convite hoje para dar uma passadinha lá no blog, pois postei um novo conto de minha autoria com direto a trilha sonora e tudo e adoraria saber sua opinião.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com
Todos falam super bem desse livro eu adoraria conhecer essa história!
ResponderExcluirMil Beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
Oi Nessa!
ResponderExcluirEu gostei bastante dessa série, o único problema é que a autora se estende muito na trama ....
Bjks!
http://www.historias-semfim.com/
Oi Nessa, sua linda, tudo bem
ResponderExcluirEu já li algumas resenhas desse livro, e ele já está na minha lista, pois adoro o tema de viagem ao tempo e esse ainda nos remete para épocas antigas, com guerreiros, valores que hoje são tão raros, e um cenário apaixonante como a Escócia. Mesmo assim, você conseguiu me surpreender com sua resenha, que eu amei!!!! Eu preciso conhecer essa autora fantástica de talento ímpar.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oi Nessa
ResponderExcluirSou suspeita em falar dessa série, eu amo essa série e estou muito curiosa pelo terceiro livro.
Beijos
Oie Nessa =)
ResponderExcluirNão sei o que falar dessa série, pois ela me conquistou de uma forma que nem eu mesma imaginava ser possível. Adoro a série de TV e tanto ela como esse livro me levou as lágrimas muitas vezes.
É muito amor envolvido rs...
Ótima resenha!
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary
Essa série está na minha lista... só me falta tempo :(
ResponderExcluirSUA ESTANTE
Gatita&Cia.