09/07/2015

Resenha: A Libélula no Âmbar - Diana Gabaldon

Título original: Dragonfly in Amber
Gênero: Romance histórico
Páginas: 944
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
Em A Libélula no Âmbar, segundo volume da série Outlander, de Diana Gabaldon, Claire Randall e Jamie Fraser estão de volta com uma história repleta de aventura e um amor forte e atemporal, capaz de romper qualquer barreira. Nesta sequência da saga, a autora trabalhou ainda mais o embasamento histórico do enredo, tornando a trama intrigante e envolvente, mesmo com as suas mais de novecentas páginas.

A chefe de enfermagem Claire Randall conseguiu manter o seu segredo intacto por vinte anos. Porém, quando retorna para a Escócia - envolta de brumas e mistério -, ela resolve revelar a filha Brianna a história majestosa a respeito de seu nascimento. Chegou o momento de contar sua trajetória através de um antigo círculo de pedras, bem como o amor impetuoso e sem limites que viveu ao lado do guerreiro escocês Jamie Fraser, que conseguiu transportá-la da segurança do século XX para os perigos do século XVIII.

O legado de sangue e sacrifício que envolve Brianna começou em Paris, quando Claire e Jamie corriam contra o tempo tentando evitar a trágica revolta dos escoceses, se envolvendo com diversos conflitos e intrigas. Em meio a inúmeros perigos e atentados, tendo como vantagem o dom de conhecer o futuro, Claire fará de tudo para salvar a vida do homem que ama e preservar a criança que carrega em seu ventre.

A Libélula no Âmbar tornou a trama de Diana Gabaldon ainda mais intensa e apaixonante. Tecido com um contexto histórico impecável e uma magia surpreendente, a história alcançou o seu ápice neste volume, mostrando personagens ainda mais centrados e apaixonados e um enredo intrigante, que vai se descortinando pouco a pouco. Narrado em primeira pessoa por Claire, o livro nos conduz para as majestosas Terras Altas como em um passe de mágica e nos mostra todas as atrocidades e barbáries que os protagonistas enfrentam para viver este amor que atravessa as barreiras do tempo.

Claire continua se mantendo uma personagem forte e guerreira. Neste volume, ela passa por inúmeras provações e situações dilacerantes e permanece firme e centrada em seus objetivos. Ela ama Jamie com toda a força e intensidade do seu ser e pelo seu amado é capaz de tudo, até mesmo de vivenciar momentos angustiantes e extremamente tensos.

"Despertei, então, de pura alegria, o corpo arqueado nos espasmos da união física, sentindo o toque de seu corpo ainda na minha pele, morrendo ao longo dos caminhos dos meus nervos como as ondulações da consumação espalhando-se a partir do cerne do meu ser. Repeli a consciência, virando-me outra vez, buscando o cheiro pungente e penetrante do desejo satisfeito de um homem e, nos braços reconfortantes do meu amado, adormeci."

Jamie é um exímio guerreiro e possui um senso de justiça aguçado, características estas que acabam lhe colocando em situações extremas e arriscadas. Além de ser um homem honrado e honesto, ele é um amante incrível para Claire, sempre se preocupando com o bem-estar de sua amada e indo até mesmo ao inferno para resgatá-la. Apesar de muitas vezes acabar agindo precipitadamente - o que lhe acarreta muitos perigos - ele continua o mesmo personagem apaixonante de sempre, capaz de sacrificar a própria vida em prol daqueles que ama.

"E eu olhei, aprisionada, presa a ele. Olhei, enquanto ele deixava cair a última de suas máscaras e me revelava as profundezas de seu próprio ser e os ferimentos de sua alma. Eu teria chorado pela sua dor, e pela minha, se pudesse. Mas seus olhos mantinham os meus presos, abertos e sem lágrimas, sem limites como o mar. Seu corpo manteve o meu cativo, guiando-me à frente de sua força, como o vento do oeste nas velas de um navio."

Em suma, A Libélula no Âmbar sagrou-se uma sequência brilhante para a saga de Diana Gabaldon e mostra o amor de Claire e Jamie alcançando outros patamares, ainda mais profundos. Além de todo o cunho histórico presente no enredo, surgem outros personagens que enriquecem a trama ainda mais, como o menino francês Fergus, o boticário misterioso Mestre Raymond e a doce jovem Mary Hawkins, dentre outros. A capa do livro é muito bonita e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

Confira a resenha do volume anterior de Outlander:

►A VIAJANTE DO TEMPO

15 comentários:

  1. OI Nessa, tudo bem?
    Eu acompanhei a primeira temporada da série e amei!
    Mas, ainda não me senti tentada a conferir o livro.
    Acho a história de amor deles muito linda, mas não sei se teria paciência para uma série tão longa.
    É claro que eles estão aqui na minha lista, e algum dia devo me animar para ler.
    Sua resenha está perfeita.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa!
    Eu achei esse livro tão grande! Confesso que se tivesse 400 páginas a menos eu teria gostado ainda mais da trama rs
    Não que não tenha gostado, mas o começo é tão enrolado que é complicado continuar com a leitura...
    Bjks!

    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muita vontade de ler os livros dessa série, o enredo deles é fascinante!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa
    Sou apaixonada por esses livros e não vejo a hora de ler o terceiro. Adorei sua resenha, até me deu saudades....

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. oi flor juro que tenho vontade de ler, mas ao mesmo tempo um receio, é muito grande essa série!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa,
    Eu gostei bastante da 1º temporada da adaptação, mas ainda não li nenhum dos livros. Fico feliz que a sequência de “A Viajante do Tempo” foi satisfatória e espero no futuro lê-la.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não cheguei a ler o primeiro volume, e acho que nem lerei, porque não consigo engolir essa série kk mas que bom que o livro conseguiu te conquistar mais ainda!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Amiga!
    Ainda bem que a continuação é boa. Ainda estou decidindo se darei uma nova chance a série. Gostei do primeiro livro, mas pelo fato da série ser MUITO extensa, não sei se continuarei. Mas estou curioso, confesso.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa!
    To louco pra ler essa série, adorei sua resenha, pelo jeito a autora escreve muito bem.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa.
    Não conhecia essa série e já gostei quando vi lá em cima que é romance histórico, já vou procurar a primeira resenha e ver se coloco ele na lista de leitura.
    Obrigada pela dica.

    Milhoes de Beijos!

    Marina Lima.
    Meu Doce Apartamento | Literatura, Culinária, Caseirices & muito amor♥

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa,
    Eu curti a série de tv...sou doida para ler os livros.
    E ler a resenha da continuação já me deixou animada que não decepciona.

    bjs e tenha um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa
    Gosto muuuuito dessa série e também estou lendo e adorando *-*
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  13. Olá Nessa,

    Essa série está na minha lista de desejados e a cada resenha que leio só aumenta a minha vontade de ler....ótima resenha...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Vanessa,

    Já li até o livro 4, mas resolvi parar um pouquinho por que essa serie é MUITA COISA, muitas emoções, alegrias e sofrimento, confesso que fiquei com uma ressaca literária, a autora sabe muito bem ir continuando a história sem perder o foco, e sempre nos surpreendendo!

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  15. estou louca pra ler esses livros *-*

    Bjsss ! http://nomundodasasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir