31/07/2015

Resenha: O Desafio de Ferro - Holly Black e Cassandra Clare

Título original: The iron trial
Gênero: Fantasia
Páginas: 383
Editora: Novo Conceito
Classificação: 4/5
Comprar: Submarino
O livro O Desafio de Ferro, primeiro volume da série Magisterium, das conceituadas autoras Holly Black e Cassandra Clare, nos traz uma fantasia envolvente e fluída e com um ritmo de leitura bastante agradável. Porém, por se tratar de duas autoras tão aclamadas, esperava uma história um pouco mais original, o que não aconteceu. É praticamente impossível não tecer comparações da trama com a saga Harry Potter, tanto por seus personagens quanto pelo desenvolvimento do enredo em si.

A maioria dos garotos nutrem o sonho de sagrarem-se vencedores no grande Desafio de Ferro, mas Callum Hunt não é um deles. O que ele mais quer nesta competição é falhar.

Durante toda sua vida, Callum foi orientado pelo pai para que se mantivesse afastado de qualquer tipo de magia. Porém, se ele for aprovado no Desafio de Ferro e por conseguinte, ser admitido pelo Magisterium, ele sabe que isso é uma tarefa praticamente impossível. Mantendo o seu intuito, Callum acaba dando o seu pior e fazendo de tudo para falhar.

Porém, o Magisterium - um local soturno, que beira do belo ao macabro - aguarda avidamente por ele. Os laços que Callum possui com o lugar unem o seu passado com o seu indescritível futuro. E mais: o Desafio de Ferro é apenas o começo de uma aventura repleta de adrenalina que surge em seu caminho...

O Desafio de Ferro foi um livro muito bem divulgado nas redes sociais e que alcançou patamares altíssimos na esfera do marketing, mas que, infelizmente, deixou bastante a desejar. Devido a tantos burburinhos a respeito da obra e por envolver duas autoras tão bem elogiadas no universo literário, eu esperava uma história extraordinária, cheia de criatividade e excentricidade, o que não aconteceu. O enredo é parecidíssimo com a saga de J. K. Rowling (e olha que nem li os livros, apenas assisti a alguns filmes do famoso bruxinho), desde a estruturação de seus personagens quanto a essência da história em si. Narrado em terceira pessoa, de forma fluída e envolvente, a trama de Black e Clare possui os seus atrativos, porém lhe causa a nítida sensação de que você já viu tudo aquilo antes.

Callum é um garoto que foi criado para ser avesso a toda e qualquer espécie de magia e que acaba embarcando em uma aventura épica que o colocará entre a faca e a espada. As semelhanças do personagem com Harry Potter são imensas, desde ao que concerne ao seu nascimento como até mesmo aos seus dias atuais e isso acabou ofuscando o brilho da  trama. O protagonista deveria ter sido mais desenvolvido no enredo, além de ter adotado suas próprias peculiaridades e características, o que infelizmente não ocorreu.

Em suma, mesmo tendo um ritmo gostoso e agradável e uma leitura fluída, O Desafio de Ferro acabou se mostrando idêntico a série best-seller de J. K. Rowling, o que acabou tirando a originalidade do enredo. Esperava muito mais da história devido a visibilidade das autoras e ao talento que ambas possuem, mas minha conclusão a respeito da obra acabou não sendo totalmente positiva. A capa do livro é bonita e condiz com a essência da trama e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e diversas ilustrações no começo de cada capítulo. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

22 comentários:

  1. flor, acredita que nenhum desse selo irado conseguiu chamar minha atenção
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa,
    poxa eu adorei o livro, achei bem interessante.
    Claro que é previsível, mas para o público alvo ele atende perfeitamente.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. A Cassandra eu já conheço, o outro autor não. O livro aparenta ser interessante!!

    http://exploradoradelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa!
    Apesar da falta de originalidade das autoras, até que gostei bastante do livro. Me diverti bastante e espero ansiosa pelos próximos livros.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  5. Puxa Vanessa, eu também tinha grandes expectativas pela leitura desse livro, mas estava em dúvidas se valeria a pena comprá-lo. A sua resenha esclareceu essa dúvida.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? :)
    Li esse livro o ano passado em Dezembro, pois ofereceram-me como presente e eu amei.
    Encontrei algumas parecenças com Harry Potter, mas mesmo assim achei a história bem original. Afinal todos os romances têm um casal, eles passam por algo mau e ficam juntos, e não é por isso que dizemos que todos os romances são iguais. Mas é apenas a minha opinião! Estou ansiosa pela continuação!
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. nao concordo mt c essa sua resenha, obviamente temos pontos diferente,,, idêntico a hp? acho que nao.. alem se olharmos com a visao de que esse livro eh infanto juvenil eh mt bom.. no começo achei previsivel msm mas o final me surpreendeu
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie Nessa =)

    Eu estou ensaiando para ler esse livro faz tempinho já, mas sempre acabo passando outro na frente rs...
    Já li em algumas resenhas que alguns fatos lembram um pouco Harry Potter, mas acho que é "normal" autores mais novos sem inspirarem e histórias bem sucedidas.
    Espero não me decepcionar quando finalmente conseguir encaixar ele na minha fila de leitura ^^

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  9. Não sei o que achar desse livro. Ainda bem que não li nada da J.K por aii não vou poder comprar. kkkkkkkkkk Eu amo a escrita da Holly Black. Estou ansiosa e quando puder vou conferir a obra. Vamos ver o que dá.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa, sua linda, tudo bem
    Eu comprei esse livro em uma super promoção na Saraiva, por R$ 6,00!!! E pelo murmurinho e pelas autoras, estava louca para ler. Eu acho uma pena elas terem escrito algo tão parecido como Harry, já que elas podem ir muito mais além, mas vou confessar: sou mega fã do Harry, então, se a história segue o mesmo ritmo, tenho certeza de que irei adorar!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa!
    Nossa, mais do mesmo? :(
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa,
    Tão ruim quanto os autores não inovam, e apenas reciclam uma ideia.
    Considerando o quanto ambas as autoras são elogiadas, nunca imaginei que elas apresentariam algo desprovido de originalidade. Uma pena...
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Gostei bastante desse livro Nessa, também vi algumas semelhanças com HP mas ao contrário de você não me incomodei tanto. Gostei do seu ponto de vista!
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  14. Também encontrei várias semelhanças com HP e, de fato, por ser duas autoras tão bem reconhecidas, esperávamos por algo diferente, mas eu achei que a partir de um momento as coisas tomaram outro rumo, e principalmente o final, é bem único e tá me deixando sem cabelo de curiosidade! Haha espero que nos próximos volumes elas consigam contornar isso e mostrar ao que vieram de verdade

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "No Mundo da Luna" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  15. Oi, li esse livro emprestado de um amigo e não desgostei. Não se tornou dos meus preferidos, mas acredito que não tenho nenhuma critica negativa a fazer a ele.
    Adorei sua resenha.

    http://www.oraculodeelfos.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, Nessa. Comprei esse livro em uma promoção da Sub e será uma de minhas próximas leituras. Realmente a expectativa sobre esse livro é muito grande, pois Cassandra Clare e a Holly Black são grandes nomes literários. Gosto muito do universo de Harry Potter e espero gostar do de O Desafio de Ferro.
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  17. Uma pena que o livro não tenha agradado tanto. Pior ainda: que se pareça tanto como o Harry Potter. Imaginei que fosse uma obra bem melhor, se tratando de quem escreveu o livro.
    Acho que passaria a leitura.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  18. Oi Van
    A trama dele parece boa, mas não sei se seria uma leitura pra agora sabe?
    Super beijo

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Nossa parecer com Harry Potter pode ser bom para vender, mas é ruim para obra!
    Confesso que tenho o livro, mas ainda esta na estante esperando sua hr!rs
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  20. Oi Vanessa!
    Talvez a Cassandra Clare tenha usado demais a inspiração da época em que escrevia fanfics hahaha! Que pena que a obra não surpreendeu. :(
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, Amiga!
    O que mais me incomodou nesta leitura foi justamente as semelhanças com HP; são muitas! Cadê a originalidade? A Black e a Clare são autoras bastante comentadas no cenário literário para jovens, mas quando se juntaram para escrever esta história, não me agradou nem um pouco.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Nessa,

    Esse livro está na minha lista de espera de leituras, gosto muito da capa e apesar das ressalvas acho que vou gostar do livro....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir