15/08/2015

Resenha: O Outro Lado da Memória - Beatriz Cortes

Edição: 1
Ano: 2013
Gênero: Romance
Páginas: 248
Editora: Novo Século
Classificação: 4/5
Comprar: Submarino
O livro O Outro Lado da Memória, da autora carioca Beatriz Cortes, nos traz um romance terno e sutil sobre amor, amizade e as surpresas que o destino nos reserva. Escrito de forma doce e suave e com uma conotação extremamente romântica, a obra me agradou bastante, apesar de eu não ter me afeiçoado tanto com a protagonista no início da história quanto gostaria.

Luíza Bedim é uma jovem talentosa e cheia de sonhos que acaba sofrendo uma grande decepção com uma pessoa que amava muito. Depois do ocorrido, ela não consegue ser mais a mesma e vive rodeada pelo medo e pela dor. Na concepção de Luíza, ela acredita que nunca mais será feliz novamente e faz da solidão a sua companhia perpétua.

Anos depois da noite trágica que ceifou suas esperanças no amor, Luíza conhece Arthur, o novo aluno do colégio onde estuda. A princípio, ela ignora o capitão do time de basquete o máximo que pode mas, quando é obrigada - por conta de uma confusão -, a prestar trabalho voluntário no colégio ao seu lado, a jovem acaba tendo uma outra impressão sobre o rapaz. Em meio a discussões e brigas, Arthur se mostra uma pessoa totalmente oposta daquilo que Luíza imaginava e a leva a refletir mais sobre o seu passado e o seu futuro. Para encontrar a verdadeira felicidade, a jovem aprende que deve batalhar arduamente por ela.

"Sempre pensei que me preocupar com sentimentos era perda de tempo. Na verdade, acreditei que pensasse realmente dessa forma; foi só quando tomaram conta de mim que fui perceber... Sentimentos são essenciais para se viver. Sentimentos não são apenas sentimentos. São ações, gestos, expressões."

O Outro Lado da Memória nos traz um belo romance sobre o amor, fé e esperança. O verdadeiro amor traz gozo e alegria para a alma e não dor e tristeza; o verdadeiro amor não exige gratidão ou recompensa: é amor simplesmente pelo fato de ser amor. Esta é justamente a mensagem que a autora contextualizou em sua escrita e da qual conseguiu abordar no livro com êxito. Por mais que a decepção tenha chegado ao ponto de rasgar a nossa alma ao meio, não devemos deixar de acreditar na vida e no amor. Não é porque alguém nos magoou que todos ao nosso redor irão nos ferir ou nos causar dor, muito pelo contrário, o mundo - mesmo em meio ao caos atual -, está rodeado por pessoas maravilhosas e especiais. Narrado em primeira pessoa por Luíza, de forma suave e pungente, o livro se mostrou um excelente romance e arraiga em seu interior valores incontestáveis.

Luíza passou por uma decepção terrível, que abalou sua estrutura e sua fé na própria felicidade de um modo avassalador. Não foi um drama adolescente ou uma mera frustração amorosa, mas uma situação chocante e quase que retalhadora. Devido a essa experiência tão negativa, a jovem cheia de sonhos e alegria acabou se tornando uma adolescente reclusa, desconfiada e amargurada. Como disse anteriormente, Luíza se magoou demais e isso acabou moldando o seu perfil atual, bem como suas ações. Por mais que a compreenda, achei a jovem amargurada demais e por vezes, um tanto quanto estúpida no começo da história. Porém, quando ela começa, pouco a pouco, a dar abertura para que Arthur entre em sua vida e passa a se abrir para a felicidade, ela vivencia uma transformação metamórfica, tal como de uma lagarta para borboleta.

"Passamos por coisas na vida em que achamos que tudo está perdido e que nada mais nos fará feliz, nada mais nos fará bem. Mas, com o tempo, percebemos que todo problema tem uma solução, e que a nossa força de vontade também conta muito. Querer sair do lugar de acomodação e procurar a felicidade novamente é uma das melhores formas para encontrá-la."
Arthur é um garoto divertido, paciente, compreensivo e muito amoroso. Para conquistar Luíza, ele teve que driblar muitas barreiras impostas pela jovem e em nenhum momento desanimou ou perdeu o seu interesse por ela. A história de amor dos dois é linda, pura e promissora, ao ponto de arrebatar o coração do leitor.

Em síntese, O Outro Lado da Memória se mostrou um lindo romance, além de nos trazer uma mensagem tão rica e verdadeira sobre o amor e a felicidade. Gostei muito dos personagens e, por mais que não tenha me afeiçoado tanto com a Luíza no começo da trama, apreciei bastante a mulher forte e corajosa que ela se tornou. A capa é muito bonita e revela bem a sutilidade do enredo e a diagramação está boa, com fonte em bom tamanho, poucos erros de revisão/digitação e ilustrações fofas de lacinhos no começo de cada página. Recomendo.

Confira o booktrailer de O Outro Lado da Memória:



11 comentários:

  1. gostei do tom jovial da trama! eu vou querer ler com certeza em breve
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa, tudo bem?
    Achei a proposta do livro interessante, sem falar que fiquei curiosa para descobrir o que aconteceu com a protagonista, para ela perder a fé no amor. Vou querer lê-lo no futuro se surgir uma oportunidade.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Ainda não conhecia o livro! Fico tão feliz de ter livros bons de tantos autores nacionais!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa!
    É difícil encontrar livros que falem sobre o lado bom do amor, sem todo aquele drama e tristeza. Gostei da premissa!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oie Nessa =)

    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha a história me pareceu ser daquelas que aquece nosso coração e nos deixa com aquela sensação terna depois que a leitura acaba.
    Gostei da dica ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary



    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa!
    Não conhecia o livro, nem a autora, mas a história parece ser bem emocionante. Gosto de romances que tem mensagens importantes.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  7. Realmente não sou muito fã de romance, prefiro aventura, mas pela sua resenha me interessei pelo livro. Você escreve muito bem!
    Abraços!
    http://borboletasdegelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa
    Eu já tinha visto este livro em outros blogs e sempre que leio uma resenha me desperta curiosidade pela trama.
    Gostei muito de sua resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um livro bem tranquilo de ler, aqueles que tem a história bem leve e doce né :D Adorei a resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Scarlets", vem conferir!

    ResponderExcluir
  10. Olá Nessa,

    Li e resenhei esse livro, gostei, uma leitura leve e despretensiosa....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa, tudo bem?
    Eu li O Outro Lado da Memória faz tempo, mas gostei muito da história. Agora quero ler outros livros da autora. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir