24/08/2015

Resenha: Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven

Título original: All the Bright Places
Gênero: Romance/Young Adult
Páginas: 336
Editora: Seguinte
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven, nos traz um romance juvenil soberbo, com personagens inesquecíveis e uma trama sensível e pungente. Com foco no suicídio - dentre outros dramas enfrentados pelos jovens - a autora soube abordar o tema com maestria e precisão, ao ponto de comover o leitor em suas entrelinhas.

Violet Markey tinha uma vida perfeita: amigos populares, um namorado lindo, um futuro brilhante estudando escrita criativa em Nova York e uma revista on-line que administrava junto com sua irmã, Eleanor. Porém, em uma noite trágica, ela e a irmã sofrem um acidente de carro e Eleanor não resiste. Sentindo-se culpada por ter sobrevivido, Violet para de escrever, se afasta dos amigos e sofre buscando uma alternativa para seguir em frente.

Theodore Finch encara um novo personagem toda semana e sempre faz aquilo que lhe convém, sem medir as consequências de seus atos. Sua personalidade extravagante acaba lhe colocando em diversos problemas, como bullying e perseguição por parte dos valentões do colégio. Para agravar ainda mais a sua situação, ele é obrigado a conviver dia após dia com sua depressão, a agressão do pai e a incompreensão no seio de sua própria família.

Enquanto Violet conta os dias para que o ano letivo termine - quando poderá ir embora da cidade e atenuar a saudade que sente da irmã -, Finch pesquisa diversas formas de suicídio e imagina se conseguirá levar alguma delas adiante. E é justamente durante uma de suas tentativas que ele conhece Violet na torre do sino da escola, de onde a garota pretende se jogar.

Um ajuda o outro a não seguir adiante e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia, que visa conhecer os lugares incríveis do estado onde moram. Eles percorrem diversos locais, como o ponto mais alto de Indiana, um parque de bibliotecas que funciona dentro de antigos trailers, uma lagoa que dizem não ter fundo, uma montanha-russa construída por um senhor viciado em adrenalina, dentre outros points pitorescos e grandiosos. Nessas andanças, Finch descobre em Violet alguém com quem ele pode ser ele mesmo e a garota para de contar o tempo e passa a vivenciá-lo intensamente.

"Aprendi que existem coisas boas no mundo, se você procurar por elas. Aprendi que nem todo mundo é uma decepção, incluindo eu mesmo, e que um salto a 383 metros de altura pode parecer mais alto que uma torre do sino se você estiver ao lado da pessoa certa."

Por Lugares Incríveis foi um livro que mexeu com as minhas emoções, me despertando risos e lágrimas na mesma medida. Por ter tido uma experiência envolvendo suicídio e ter pesquisado o tema a fundo - com a ajuda de profissionais e instituições especializadas -, a autora soube desenvolver a história com desenvoltura, tornando a trama quase que palpável para o leitor, além de incrivelmente envolvente. Os personagens são retratados com maestria e se tornam apaixonantes justamente pelas suas singularidades e sentimentos. Narrada em primeira pessoa por Violet e Finch - sob pontos de vista alternados - a obra trata sobre a vida e a morte, a esperança e o luto, a luz e a escuridão e acima de tudo, o poder do amor.

Violet ficou completamente devastada com a perda da irmã. Mesmo tendo sofrido um acidente, ela, de alguma forma, se sente culpada pela morte de Eleanor. Por mais que tente recomeçar sua vida, a jovem sempre é arrastada para um buraco escuro, de onde não consegue se safar. Quando pensa em acabar com tudo, ela conhece Finch que, assim como ela, também queria desistir de viver. Mesmo fragilizados e feridos pelas mazelas da vida, os dois encontram forças um no outro para seguir adiante e sobreviver.

"Acabou o inverno. Você me trouxe a primavera."

Finch é um personagem incrível e apaixonante. Mesmo sendo todo excêntrico e visto por todos como uma "aberração", o jovem é dono de um coração bondoso, pensando mais nos outros do que em si mesmo e se anulando a todo momento. Me emocionei muito com ele durante a leitura e principalmente com seus atos e gestos. Mesmo sendo uma pessoa tão especial, o rapaz sempre foi incompreendido por todos ao seu redor, que só vieram enxergar que ele precisava de ajuda quando já era tarde demais.

"Conheço a vida bem o suficiente pra saber que não podemos acreditar que as coisas vão ser sempre iguais, não importa o quanto a gente queira. Não podemos impedir que as pessoas morram. Não podemos impedi-las de ir embora. Não podemos impedir nós mesmos de ir embora."

Em síntese, Por Lugares Incríveis é um livro incrivelmente sensível, que conseguiu mexer com as minhas emoções de modo voraz e acabou até mesmo partindo meu coração em muitas de suas passagens. Além de nos trazer uma história de amor apaixonante, a obra nos mostra a verdadeira importância de estarmos vivos, além de ser uma trama rica, inteligente e corajosa. A capa é muito bonita e representa bem o cerne do enredo e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e belíssimas ilustrações no miolo do livro. Recomendo, com certeza!

15 comentários:

  1. tenho lido muitas resenhas deste livro e confesso que inicialmente tinha uma outra visão dele que de cara me fez repudiá-lo... só que agora eu quero muito lê-lo, não só pelos seus elogios, mas também porque percebi que a trama tem um poder de evolução e conquista muito forte!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Vanessa,
    Esse livro parece ser extremamente delicado e sensível.
    Confesso que comecei a leitura, mas parei nas primeiras páginas, pois não estava fluindo pra mim. A sua resenha está incrível e me fez ver a história com outros olhos.
    Vou voltar a adicioná-lo nas metas de leitura.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa
    Esse tema é tipo de tema que me deixa um pouco receosa sabe, pq sei que vou me emocionar e às vezes acabo evitando ler este tipo de livro. Mas este em especial me chama muita atenção e tenho muita vontade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Só deus sabe o quanto eu chorei com esse livro. Eu tenho depressão desde os 16 anos (tenho 20 atualmente) e tive um episódio de quase-suicidio, então a história mexeu muito mais comigo do que mexeria com alguém que nunca viu de perto, ou sentiu, algo dessa forma. Eu mandei um e0mail para a Jennifer e ela me respondeu de uma forma tão incrível, não esperava que ela fosse me responder, mas ela respondeu. Isso mostra o quanto a autora realmente se envolveu na história e se preocupada com seus leitores.

    Eu me vejo muito no Finch e não suportei esse final :| Com certeza um dos que eu mais chorei haha ótima resenha!

    http://anneandcia.blogspot.com.br/2015/08/resenha-uma-curva-no-tempo-dani-atkins.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa,
    Ainda não conhecia a trama desse livro, mas pela sua resenha deu para perceber que a autora o escreveu de uma maneira delicada, capaz de cativar o leitor, então no futuro se surgir uma oportunidade, vou tentar lê-lo.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa!
    Esse livro é lindo! Uma ótima indicação \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Apesar de suicídio não ser o meu tema preferido na literatura tenho muita vontade de conhecer essa história. Talvez por contar a partir do visão de personagens tão jovens e também por abordar esperança e amor. Além disso, ainda não li nenhum comentário negativo sobre a obra.

    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi nessa,
    já ouvi falar bastante deste livro, mas confesso que ele ainda não chamou atenção ao ponto de comprá-lo, quem sabe pegar em uma troca rsrsrs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa,
    Que linda sua resenha!
    Espero ler esse livro em breve. O tema mexe bastante com emocional mesmo, mas fiquei curiosa com o final de ambos e como a autora lidou com tudo.
    E essas quotes estão lindas! Essa da primavera ♥

    bjs e tenha uma ótima terça.
    Nana – Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Olá Nessa, tudo bem?


    Esse livro está na minha lista de desejados e a cada resenha que leio minha vontade só aumenta, ótima resenha.....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Amiga!
    Eu ganhei esse livro recentemente e quando vi que você estava lendo, fiquei ansioso para conferir sua opinião.
    Que bom que adorou. Eu realmente quero muito ler esse livro. Por sorte já estou com ele aqui e farei a leitura em breve. Espero amar tanto quanto você e não me decepcionar.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa!
    Ganhei esse livro num sorteio do My Dear Library e estou ansiosa pra ler. <3
    Parece uma história emocionante e única!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Sou doida para ler esse livro, só vejo resenhas positivas!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  14. Oi Nessa,
    Não conhecia esse livro de primeira vista ele não me chamou atenção porque questão como suicidio sempre me parece dramatico demais, mas gostei da parte em que falou que eles vão viajar e conhecer outros lugares. Quem sabe...
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Nessa
    Eu amei esse livro e fui as lágrimas com a história. Um livro maravilhoso e emocionante, né? Parabéns pela resenha.

    Beijos
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir