28/09/2015

Resenha: Replay - Marc Levy

Título original: Si c'était à refaire
Gênero: Romance
Páginas: 240
Editora: Suma de Letras
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Replay, do francês Marc Levy, nos traz um romance exuberante e soberbo, escrito com maestria e precisão. Em suas entrelinhas, encontramos suspense, fatos históricos e até mesmo o sobrenatural, por sua vez muito bem intercalado à trama. Os personagens são verossímeis, fortes e cheios de virtudes e defeitos.

Tudo o que Andrew Stilman mais quer nesta vida é uma segunda chance para reparar os seus erros e se tornar um homem melhor. Depois de partir o coração da mulher que tanto ama, seu maior desejo é voltar no tempo e corrigir suas falhas. Até então ele julgava que isso fosse impossível, mas a vida lhe mostrou justamente o contrário.

Após sofrer um violento atentado, Andrew recebe a oportunidade que tanto sonhou. Seu trabalho como repórter investigativo lhe rendeu muitos inimigos e um deles resolveu eliminá-lo. Porém, após a sua morte, o inesperado acontece: o jornalista acorda dois meses antes do atentado que ceifou sua vida, como que num passe de mágica. Agora ele tem a chance que tanto almejou para consertar os seus erros e, acima de tudo, de descobrir quem deseja matá-lo e como escapar da morte. Enquanto revive aqueles que podem ser os últimos dias de sua vida, Andrew descobrirá que algumas verdades não devem ser reveladas...

"A vida tinha uma ordem que não era fácil de alterar."

Replay nos traz um romance original e intrincado, repleto de revelações e mistérios. Marc Levy esbanja criatividade e mostra todo o seu talento na arte de compor uma boa história e regê-la do início ao fim com maestria. Misturando sobrenatural com uma dose de thriller policial, além de relatar em suas entrelinhas um pouco da ditadura argentina e as suas feridas na história da humanidade, o livro se mostrou excelente e claro, incrivelmente inteligente. Narrado em terceira pessoa de forma bastante descritiva e envolvente, a obra encanta por seu conteúdo ímpar e pelo desfecho surpreendente.

"A vida não é como um desses aparelhos modernos em que basta apertar um botão para passar de novo a parte que quiser. Não é possível voltar atrás, e alguns dos nossos atos têm consequências irreparáveis."

Andrew é um profissional em ascensão e uma de suas maiores qualidades é de não ter medo de enfrentar o perigo em busca da verdade. Quando chega em suas mãos um dossiê a respeito de um casal de jornalistas que foram impiedosamente massacrados na ditadura argentina, ele não poupa esforços para juntar as peças do intrincado quebra-cabeça e trazer à tona algumas verdades. Porém, é justamente essa sua sede por justiça que pode colocá-lo entre a vida e a morte. Na vida pessoal, ele tem tudo para ser feliz, afinal reencontrou sua namorada de adolescência e os dois traçam lindos planos para o futuro. Porém, Andrew acabou magoando Valérie de forma quase que irreparável e julga ter perdido para sempre a mulher de sua vida. Quando o destino lhe presenteia com esta "segunda chance", ele recebe uma oportunidade nata de prosseguir com suas investigações, reparar os seus erros com Valérie e descobrir quem deseja lhe ver morto.


Andrew é um personagem muito humano, justamente por ser descrito no enredo com todos os seus erros e acertos. Ele tomou muitas atitudes mesquinhas e egoístas no passado e recebe uma oportunidade de reparar seus erros e buscar ser um homem melhor, mesmo que a validade para isso possa ser de poucos meses. Gostei muito de acompanhar a evolução do personagem e sobretudo de admirar a inteligência que lhe foi incutida. Ele tem uma mente perspicaz, objetiva e contundente, o que só me fez admirá-lo e muito, mesmo com todos os seus defeitos.

Em síntese, Replay nos traz um romance inteligente, criativo e repleto de emoção e reviravoltas. Com um rico pano de fundo - passando por Nova York à Buenos Aires - e personagens fortes e intrigantes, a trama de Marc Levy é envolvente, densa e impecavelmente escrita. A capa é muito bonita e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

Confira o booktrailer de Replay:



10 comentários:

  1. Oi Nessa,
    Li 'O primeiro dia' do autor e gostei bastante.
    Replay tem uma premissa interessante e gostei do romance envolver mistério.
    Certeza que vai pra longa lista hahaha

    Ótima resenha.

    bjs e tenha uma ótima terça.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    não conhecia o livro, mas já li algumas coisas do autor e gostei.
    Vou adicionar na lista de desejados.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ah goste demais! eu não conhecia, ah eu quero leeeerrr!!! curiosa!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  4. ainda não li nenhum livro do autor, apesar de ter um na estante e muita curiosidade pelos demais, foi ótimo descobrir um pouco mais da trama de replay
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa,
    Tenho um livro do autor aqui em casa, mas ainda nao me animei a ler.
    Sempre imaginei que os livros do Marc Levy tendessem para o drama e o romance, então me surpreendi em saber que esse conta com sobrenatural e até thriller policial.
    Enfim, com tantos elogios ao autor, preciso ler algo dele logo de uma vez.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amei a trama! Em geral, não curto o sobrenatural, mas esse aí parece que vem aliado a um enredo bem interessante! Me lembrou bastante o filme Click com Adam Sandler.
    Luci
    Ponto de Exclamação

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa
    Eu ainda não li nada do autor, mas vejo todos falarem super bem dele. Gostei da premissa deste e fiquei bem interessada.

    Bela resenha!!
    Beijinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Vanessa!
    Não conhecia nem o autor nem o livro, mas achei interessante a proposta. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Do autor eu li "E Se Fosse Verdade" e até gostei.
    Não gosto muito de livros com a premissa de Replay fico aflita sabe?

    Beijos,Lu
    Blog: Apaixonada por Romances Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes.

    ResponderExcluir
  10. Olá Nessa,

    Não conhecia esse livro, tenho dois do autor aqui na lista de espera de leitura, mas já coloquei esse na lista de desejados, ótima resenha.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir