04/09/2015

Resenha: Um Amor para Recordar - Nicholas Sparks

Título original: A walk to remember
Gênero: Romance
Páginas: 184
Editora: Novo Conceito
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Um Amor para Recordar, de Nicholas Sparks, nos traz um lindo romance que comove, inspira e aquece o coração. A história de amor de Jamie e Landon foi baseada na trajetória de Danielle Sparks, irmã caçula do autor, que passou por situações muito semelhantes as vivenciadas pela protagonista. Dotado de sensibilidade, amor, emoção e fé, o enredo de Sparks é fascinante, além de ser uma de suas obras mais memoráveis.

O jovem Landon Carter, pertencente a uma família bem tradicional, tentava aproveitar ao máximo a liberdade que a pacata cidade de Beaufort, na Carolina do Norte, lhe oferecia, afinal em breve ele ingressaria na faculdade.

Jamie Sullivan, filha do pastor da cidade, estava bem longe de ser a típica adolescente. Sempre carregando uma Bíblia à tiracolo, ela era o tipo de garota que arrancava ervas daninhas sem alguém lhe pedir e que ajudava idosos e crianças a atravessarem a rua com um sorriso no rosto e uma ternura nata no coração.

Mesmo sendo tão diferentes um do outro e tendo afinidades completamente controversas entre si, o baile de formatura do colégio acabou aproximando os dois jovens e despertando neles um sentimento intrinsecamente forte e verdadeiro que os conduziu rumo à um caminho de alegria, perda e, acima de tudo, do genuíno amor. Do mais forte, puro e genuíno amor.

"Não acho que tenhamos de entender o que acontece o tempo todo. Eu acho que, às vezes, é preciso simplesmente ter fé."

Um Amor para Recordar é um livro intenso, comovente e que nos traz uma linda mensagem de amor e fé. Com personagens fortes e emocionantes e um enredo de tocar o coração, Nicholas Sparks nos mostra toda a sua sensibilidade nesta história, que possui até mesmo alguns traços biográficos de sua família. Narrado em primeira pessoa por Landon, de forma clara, objetiva e incrivelmente romântica, a trama consegue não só conquistar o leitor como também emocioná-lo no decorrer da leitura.

Landon era um jovem como outro qualquer e, por sua vez, bastante inconsequente e despreocupado com o amanhã. Ele queria frequentar as festas mais badaladas e estar na companhia dos garotos e garotas mais populares do colégio, afinal pertencia a uma família de grande estirpe do local. Porém, o adolescente não imaginava que iria se apaixonar por Jamie Sullivan e nem o quanto este sentimento exerceria forte influência em sua vida, mesmo quarenta anos após tudo o que ocorreu entre eles...

"Nosso amor é como o vento, não posso vê-lo mas posso senti-lo."

Jamie é uma menina doce, generosa e de um coração tão puro quanto o de uma criança. As virtudes da personagem são quase que angelicais, bem como os atos de amor e generosidade que ela desempenha dia após dia. Quando Landon cruza o seu caminho, é praticamente impossível que algo aconteça entre os dois, afinal eles são como água e vinho. Mas há coisas que não podem ser explicadas, apenas vivenciadas e é justamente assim que se inicia a bela história de amor do casal.

Em suma, Um Amor para Recordar foi um livro pelo qual eu me apaixonei, me emocionei e que com toda certeza será inesquecível em minha vida. O romance de Jamie e Landon agrega lindos e ricos valores e saber que ele foi baseado na experiência de vida da irmã do autor só o torna ainda mais encantador e pungente. Em 2002 foi feita uma adaptação cinematográfica da obra com os atores Mandy Moore e Shane West nos papéis principais, que conseguiu não somente sintetizar todos os sentimentos do livro como até mesmo superá-lo, visto que retrata com ainda mais amor e exatidão os personagens e o belo romance que vivenciaram. A capa do livro não é muito bonita, mas infelizmente a editora não conseguiu os direitos de imagem do poster do filme e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!


Confira o trailer do filme Um Amor para Recordar:



14 comentários:

  1. Eu nunca li nada do Nicholas, mas tenho muita vontade e ´retendo começar por esse livro, é um dos mais falados né, acho que com ele não tem erro

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    nunca li o livro, mas tenho uma colega que é viciada no filme, chora até no trailer hhuahauha

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa!
    Só assisti ao filme e toda vez que assisto choro. Tenho vontade de ler o livro também.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  4. Olá Nessa, tudo bem?

    Esse livro está na minha lista de desejados, gosto muito da escrita do autor e ainda mais depois que li mais sobre ele, ótima resenha....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa
    Lembro que este foi o primeiro livro que eu li do autor e em pocket. Também assisti ao filme e fiquei muito emocionada, pq é uma historia que nos toca né?

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, amiga!
    Este é a história que não me comoveu tanto do Sparks. Prefiro o filme. Esperava mais e uma história bem mais tocante. A adaptação me emocionou bem mais.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. ai flor, este talvez seja o mais singelo dele
    eu adoro ver o filme e apesar das diferenças o livro também contem muuuuuuuuuuuuuuita emoção
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Pois é, faz muito tempo que vi o filme e amei, chorei horrores então acabei não lendo o livro por medo de entrar em deprê Nessa!

    Beijos,Lu
    Blog: Apaixonada por Romances Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes.

    ResponderExcluir
  9. Chorei com o filme, o livro não me emocional tanto como esperava.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Vanessa,
    Esse foi um dos poucos livros do Sparks que eu realmente gostei.
    A estória é emocionante e vc se envolve com os personagens. Minha unica critica é que achei um pouco "meloso" demais, mas essa é uma caracteristica do autor...
    Não sabia que o livro tinha sido inspirado na experiencia de vida da irma do autor.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa!
    Esse é um do Nicholas que ainda não li e quero ler, ja vi o filme e apesar de ter achado um romance bem açucarado fiquei intrigado com a trama.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  12. Oi, Vanessa! Tudo bem?

    Ainda não li este livro, apenas assisti ao filme e goste muito!
    Espero um dia poder ler este livro que está nos meus favoritos!

    Vanessa, visite nosso site Irmãos Livreiros e caso queira inscreva-se, ficarei super feliz!
    Também estamos no Youtube, inscreva-se no canal Irmãos Livreiros para receber os vídeos em primeira mão!

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  13. Que legal, o livro está na minha lista à algum tempo e estou querendo comprar ele, assisti ao filme e adorei é muito lindo mesmo.
    >> www.mhyllaoficial.tk

    ResponderExcluir
  14. Esse livro... (suspiros)
    Foi um dos primeiros que li de Nicholas e daí despertou em mim uma paixão enorme por ele. Que escritor!! Que livro!! Muito, muito bom!! *-*

    exploradoradelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir